sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Produtores de queijo e requeijão de Porteirinha recebem certificação

Os trabalhos pela regulamentação dos queijeiros de Porteirinha estão dando resultados. No último dia 30 de novembro, dois produtores de derivados de leite  receberam a Certificação de Inspeção Municipal. Com este selo, eles estão livres para comercializarem oficialmente em qualquer lugar de Porteirinha, seja supermercado, padaria ou onde quer que seja.

Everson Pereira, também conhecido como Toco do Requeijão, foi um dos produtores que batalharam para se adequar e que agora está comemorando. Além dele, Dona Saúde, produtora de queijo, também recebeu a certificação. Para ela isso é a realização de um sonho. “Trabalho há cerca de 40 anos com a produção de queijo, sempre primamos pela qualidade de tudo. Receber essa certificação é um reconhecimento, um incentivo para melhorar cada vez mais e uma alegria por estar trabalhando dentro do s padrões’’, contou. 

Este resultado é fruto do empenho dos produtores e também de uma grande articulação com importantes parcerias que atuam desde 2014 para melhorar a produção e adequação às normas. 
Foram feitos diversos cursos, oficinas, diagnósticos, visita de intercâmbio, formação da Associação Pró-Queijo, além de outros incentivos e acompanhamento técnico. Isso resultou na criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), pela Prefeitura de Porteirinha, com a contratação de um médico veterinário e diversas assessorias. 

Atualmente mais de 20 produtores de queijo e requeijão estão recebendo acompanhamento na busca pela certificação. Fazem parte desse trabalho a Prefeitura de Porteirinha por meio do Espaço do Empreendedor e Secretaria de Agricultura,  o Sebrae, o  Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Emater, FIEMG, entre diversos outros parceiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário