terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Uma vida dedicada às boas obras: Sr. Auler completa 83 anos

VIDA & OBRA - No último dia 15 de janeiro, o Sr. Auler Coelho comemorou 83 anos de vida. Nascido em Porteirinha, ele construiu uma bonita história deixando sua marca em muitas boas obras. É casado com a Sra. Air Sant'Ana, com quem teve 5 filhos e 4 netos.  

Sr. Auler participou de forma decisiva de importantes momentos, entre eles, a construção e fundação da Santa Casa de Misericórdia e Hospital São Vicente de Paulo. Em 1965, o seu amigo, o Senhor Etelvino Cangussu, também conhecido como Sr. Nenzinho, então Presidente da Conferência São Vicente de Paulo, iniciou a construção do Hospital, mas em 1966, passou a presidência para o Sr. Auler. Ele então lançou um plano de trabalho envolvendo muitos esforços e colaborações para cumprir a meta.  No dia 20 de maio de 1972, o Sr. Auler entregou o Hospital São Vicente de Paulo ao povo de Porteirinha, iniciando o seu discurso com as seguintes palavras: “Cada sala, aposento, leito ou aparelho desta casa de saúde retratam a parcela de contribuição de trabalho ou financeira das autoridades ou órgãos oficiais e por inúmeras pessoas e entidades da comunidade porteirinhense e da região, ela é, pois o resultado da junção de providência administrativas com o altruísmo popular.” 

Essa foi uma importante ação, pois a pouca estrutura para assistência a saúde era a causa da maior incidência de mortalidade infantil, parturiente e de pessoas carentes.

Sr. Auler também fundou a Associação Filantropia Anfrísio Coelho que ajuda as pessoas carentes em várias áreas. Construiu o Lar do Idoso Dona Lia Coelho, o Salão de Velórios ao lado da Igreja Nossa Senhora Assunção, e segundo informações da família, a pedido do Dr. Edílson, prefeito da época, conseguiu uma verba junto ao Ministério de Turismo, elaborando um projeto onde adquiriu cerca de 300 poltronas para o Centro Cultural desta cidade. Além disso, ajudou na instalação do Ginásio Eugênio Pacelli e na instalação da agência bancária Credivag.

O Sr. Auler deixa marcas por todos os lugares onde passa. Além dos projetos sociais, em Januária ajudou na construção do Januária Praia Clube. Em Montes Claros, na Construção do Clube dos Fiscais do Estado.  Em Belo Horizonte, na fundação da Cooperativa dos Fiscais. Dentre muitas outras atividades e projetos.

Até hoje, participa ativamente de projetos sociais que favoreçam a pessoa humana independente de política partidária. Sem dúvida, Sr. Auler é um orgulho para Porteirinha, além de ser um grande exemplo de cidadão e de ser humano.         
*Com contribuições e informações de Rosana Coelho.                     
                           

[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes.]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário