segunda-feira, 26 de novembro de 2018

SERRA GERAL CONQUISTA RECONHECIMENTO COMO TERRITÓRIO PRODUTOR DE QUEIJO ARTESANAL



Os produtores de queijo da região estão felizes com os importantes passos que a luta pela legalização do produto está conquistando. Recentemente, os 16 municípios do território receberam o estudo de caracterização da região como produtora de queijo artesanal. 

Logo após, uma Portaria do Governo do Estado foi baixada reconhecendo oficialmente a região e esse grande potencial, conforme estudo realizado pela Emater. Agora, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já está trabalhando em cima do produto para caracterizar o queijo. Depois disso, o próximo desafio será a luta pela adequação da legislação sobre a produção de leite de terceiros. 

O assunto já está sendo tramitado na Assembleia Legislativa e discutido na Comissão de Agricultura e em breve, será votado. No último dia 21 de agosto, aconteceu a Audiência Pública e na oportunidade, os deputados receberam as demandas dos produtores de nossa região. 

A luta pelo reconhecimento do produto artesanal começou a ganhar força em 2014 quando várias ações começaram a serem realizadas. Viagens para Serra da Canastra, cursos, reuniões, articulações, criação da Associação, união, muita força de vontade e incentivo. Um trabalho importante que só acontece por causa das muitas mãos unidas em torno deste objetivo.


O Festival de Outono deste ano fez questão de colocar o Queijo Artesanal da Serra Geral como ingrediente obrigatório para todos os bares participantes do Concurso Sabores de Boteco. Essa ação teve como objetivo estimular o consumo e a gastronomia desse importante produto de nossa economia, além de incentivar todos que trabalham com essa cadeia produtiva que gera renda e prosperidade na região. 

Estima-se que essa atividade movimenta anualmente milhões de reais na Serra Geral, o que garante sustento para inúmeras famílias que fazem parte do processo produtivo e que ajudam a fomentar a economia local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário