quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

CELEBRAÇÃO DA CULTURA E VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS DO CAMPO MARCAM FEIRA DE TURISMO RURAL E GASTRONOMIA EM PORTEIRINHA


Catiras, reisados, cantigas de roda, exposição de artesanatos, culinária sertaneja e muita diversidade de produtos da agricultura familiar foram algumas das atrações da Feira de Turismo Rural e Gastronomia, que aconteceu na última quarta-feira, dia 27, em Porteirinha. O evento, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e pelo SENAR MINAS, foi produto do encerramento do Programa Agente de Turismo Rural que teve como objetivo formar profissionais para atuar no mercado turístico na região do Parque Serra Nova e Talhado. Diversas autoridades, lideranças, representantes do poder público, da sociedade civil organizada e demais instituições participaram da cerimônia de abertura.

Os 27 expositores encantaram o público presente pela variedade dos produtos: cerveja de coquinho azedo, remédios naturais feito com plantas medicinais, sementes crioulas, beijús, omeletes recheados, além dos roteiros turísticos que foram construídos no curso pelos Agentes e muitas outras variedades.

“A expectativa é que a Feira continue acontecendo nos próximos para que todos conheçam a potencialidade do turismo rural na região”, afirmou Gal Bernardo, turismóloga e instrutora do Programa pelo Senar.

AGENTES DE TURISMO RURAL - Ao todo, 14 profissionais foram capacitados pelo Programa de Agente de Turismo Rural. O curso durou 6 meses e foi realizado em módulos que abordaram diversos temas como gastronomia, empreendedorismo, hospitalidade, primeiros socorros, construção de roteiros, etc.  Foram parceiros do Programa o Instituto Estadual de Florestas (IEF) através do PESNT, a Agência de Desenvolvimento Sustentável Regional da Serra Geral (ADISSER) e as prefeituras de Serranópolis de Minas e Porteirinha, além de diversos empreendedores e organizações que patrocinaram o evento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário