quinta-feira, 3 de novembro de 2022

INCENTIVO À APICULTURA: FAMÍLIAS PORTEIRINHENSES DO QUILOMBO DO GORUTUBA RECEBEM CAIXAS E EQUIPAMENTOS PARA CRIAÇÃO DE ABELHAS

Famílias quilombolas das comunidades Gorgulho e Açude, no município de Porteirinha, receberam kits completos de equipamentos de apicultura, através de um projeto do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais ( STR) de Porteirinha. Esse projeto foi viabilizado graças a uma emenda da Deputada Estadual Leninha, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento
Social - Sedese no Termo de Fomento no valor de R$ 79.928,60. 

Foram distribuídas 101 caixas com 1 melgueira, 40 caixas com 2 melgueiras, fumegadores, centrífugas, roupas de proteção, cera, decantador, mesa desoperculadora, entre diversos outros equipamentos. As 14 famílias beneficiadas já estão recebendo Assistência Técnica e Gerencial ( ATeG) do Senar, em parceria com o STR. 

A apicultura é considerada uma boa estratégia de convivência com o semiárido, porque não requer grande quantidade de água, além de estimular a preservação de matas e biodiversidade local.

Além de atender essas famílias do Quilombo do Gorutuba, incentivando a geração de renda por meio da apicultura, este projeto atendeu famílias de todo município de Porteirinha com distribuição de sementes. 

Ao todo foram distribuídas 1,8 tonelada de sementes de milho, de sorgo forrageiro e de sorgo granífero, e kits de sementes de hortaliças nas variedades: alface, cenoura, coentro, cebola, tomate e quiabo. 

Ainda dentro desse mesmo projeto, o Coletivo de Mulheres adquiriu equipamentos para extração de óleo essencial das plantas, gerando renda para as mulheres e promovendo saúde e sustentabilidade.

O STR de Porteirinha trabalha há mais de 20 anos com agroecologia e práticas sustentáveis como a apicultura.

O STR de Porteirinha trabalha há mais de 20 anos com agroecologia e práticas sustentáveis como a apicultura.








Nenhum comentário:

Postar um comentário