O amor pela cultura tradicional motivou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados e o Grupo Amigos da Viola Sertaneja a realizarem o 3º Encontro de Folia de Reis do município. O evento aconteceu no último dia 07 de janeiro e contou com a participação de diversos artistas locais.
O Encontro começou com um reforçado café da manhã com produtos e ingredientes da agricultura familiar. Além do café, teve suco, leite, pães, biscoitos e muita fartura. A abertura ficou por conta dos grupos de Terço dos Homens de Riacho dos Machados e de Mocambinho, do município de Porteirinha. Logo após, teve apresentação de Ana Lúcia e Maria Valentina, duas crianças da comunidade de Baixa do Brejo que cantam e tocam.
Na hora dos Ternos de Reis e das Catiras, a emoção tomou conta do espaço. Apresentaram as folias de reis das comunidades Córregos, Forges e Curral de Fora, além das folias do Grupo da Terceira Idade e do Grupo da Viola.
No final, foi servido um almoço também com ingredientes da agricultura familiar ao som da viola sertaneja raiz de Flávio e Cleimarcio, música que encantou o público presente.
Segundo Amintas Luiz, organizador do evento e apaixonado pela cultura popular, o sentimento que fica é de gratidão. “Que Deus possa abençoar para que este importante Encontro de Folia de Reis continue acontecendo nos próximos anos valorizando a cultura, os saberes e costumes tradicionais da nossa região. Muito obrigado a todos”, comentou Amintas.
O presidente, Euduciney e Joeliza Aparecida, diretora do Sindicato, também agradeceram a presença de todos e as parcerias que contribuíram para que esse Encontro tornasse realidade.
O 3º Encontro de Folia de Reis contou com o apoio de Marcelo do PT, vice-prefeito, que sempre apoia e valoriza as comunidades rurais e a cultura popular do município. Também foi parceira no evento, a Associação dos Agricultores e das Agricultoras de Riacho dos Machados ( Afarma).
Além de lideranças das comunidades riachenses e do vereador Ramon do PT, também estiveram presentes pessoas dos municípios de Janaúba, Serranópolis de Minas, Grão Mogol, Porteirinha, entre outros lugares.
Nesta terceira edição, o Encontro contribuiu mais uma vez para fortalecer o brilho e a importância da cultura popular e da Folia de Reis na região.
Viva Santos Reis!
Viva a cultura viva!
Fotos: Amintas Luiz e Célia Aparecida
Texto: Abel Pereira, Amintas Luiz e Helen Borborema
Nenhum comentário:
Postar um comentário