quinta-feira, 11 de junho de 2020

#TBT Dona Palmyra completa 100 anos de idade

O #TBT da Folha de Porteirinha homenageia
o centenário de Dona Palmyra

"TBT" é uma expressão popularmente usada na internet para relembrar momentos. É a abreviação de Throwback Thursday que, traduzido para o Português, quer dizer “Quinta-feira da Nostalgia” ou “Quinta-feira do retorno”. Como aqui na Folha de Porteirinha e Região valorizamos muito a memória de nossa terra e amamos todos os assuntos que têm a ver com nosso povo, queremos aproveitar as quintas-feiras para trazer lembranças importantes que remetem aos fatos da história local.
Hoje, em nosso primeiro #TBT, vamos relembrar e celebrar o centenário de vida de Dona Palmyra. Ela é autora dos livros: “Porteirinha – memória e genealogia” e “Montes Claros, Porteirinha e outros amores meus”, além de ser cidadã honorária da cidade. Nascida 1920, ela completou 100 anos no último dia 2 de abril.
Seu filho, Itamaury Teles, que também é escritor, fez uma bonita homenagem na data relembrando as importantes ações e diversos feitos dela ao longo da vida. Pedimos licença a ele para compartilharmos aqui para vocês e assim também nos rendermos em homenagem. 

Confira abaixo: 

PARABÉNS, MÃE, AVÓ, BISAVÓ, TRISAVÓ CENTENÁRIA!
Hoje, 2 de abril de 2020, uma pessoa muito especial, matriarca de uma grande família,
Dona Palmyra e seu filho Itamaury
faz aniversário.
A Dona Palmyra, que é Santos, que é Oliveira, que é Gomes, que é Gonçalves, que é Pereira, que é Teles, que é a decana dos "Viriatos" montes-clarenses; que é a Presidente de Honra do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros; que ocupa cadeira como escritora, na Academia Feminina de Letras de Montes Claros; que foi professora de várias gerações de porteirinhenses, que a adotaram como conterrânea, com direito a título de cidadania concedido pela Câmara Municipal; que foi Inspetora Escolar Municipal; que comandou o grupo de Pastorinhas, por quase três
Ela aos 93 anos
décadas; que escreveu dois livros depois dos 90 anos; que joga buraco até hoje - e ganha -; que não perde oportunidade de viajar; que fraturou a perna aos 90 anos, jogando vôlei; que dirigiu escola primária e escola técnica de comércio; que lecionou português, religião, didática, OSPB e outras disciplinas; que nunca parou de fazer palavras cruzadas e de ler Seleções; que adora descobrir um parente e ir visitá-lo; que morre de amores por Porteirinha e Montes Claros; que é mãe de 10 filhos - todos vivos e mais que sexagenários -, avó de 36 netos, bisavó de 33 bisnetos e trisavó de 4 trinetos.
Essa mulher forte, viúva há 32 anos de Geraldo Teles, completa hoje 100 anos.
Agradecemos muito a Deus, pela sua existência com lucidez e saúde.
E isso muito nos orgulha.
Só lamentamos não poder comemorar à altura esta importante e significativa data, em função da pandemia do coronavírus. Quando o tempo permitir, iremos fazer uma grande festa para ela.
VIVA DONA PALMYRA!

*Fotos do acervo pessoal de Itamaury. 
---------------

Quer sugerir um #TBT ou uma notícia para nossa redação? Entre em contato com a gente pelas redes sociais ou envie sua mensagem pelo email folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com . 


Aproveite para acompanhar sempre nosso blog e visitar nosso instagram (  @folhadeporteirinhaeregiao) e nossa página no Facebook: ( www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao ). 











Nenhum comentário:

Postar um comentário