quarta-feira, 6 de março de 2024

HISTÓRICO! MUTIRÃO EMITE 800 CARTEIRAS DE IDENTIDADE EM PORTEIRINHA


Nos dias 03 e 04, a Polícia Civil de Minas Gerais realizou um grande mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade, em Porteirinha. No total, 800 pessoas foram atendidas graças à articulação da vice-presidenta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Deputada Leninha. 


Essa demanda chegou até ela através da solicitação do vereador Ney Batista, também conhecido como Ney da Farmácia, com apoio dos outros vereadores de sua base como Adão Custódio, Mário de Didi, Agenor Mendes, Dilermando Santana e Skool. 



O primeiro dia de mutirão aconteceu no Campus Avançado do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) em Porteirinha e foram emitidas 400 identidades. Mas devido a enorme demanda, a Deputada Leninha conseguiu articular mais um dia para atendimento. Com isso, ainda no domingo, foram distribuídas mais 400 fichas para o segundo dia de atendimento que aconteceu na Câmara Municipal. 


“O documento de identidade é um direito e, sobretudo, uma questão de cidadania.Nosso papel é permitir que cada vez mais rápido e acessível se torne uma conquista para todos e todas”, comentou a deputada Leninha que, ao ver a multidão que se formou no domingo, não exitou em fazer contato com a chefia da Polícia Civil para solicitar a prorrogação do serviço e, com isso, atender mais pessoas. “Ficamos muito felizes com a sensibilização e pronta resposta da Polícia Civil que acolheu o nosso pedido”, reiterou a parlamentar.



Segundo informações dos vereadores, a alta demanda se deu porque há muitos anos Porteirinha não tem um posto para emissão do documento. Uma das lutas e reivindicações da população é que a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), órgão que emitirá carteira de identidade de forma permanente e que está com a estrutura quase pronta, seja inaugurada o mais breve possível.


A agricultora Eva Francisca foi uma das atendidas. Ela foi no primeiro dia, mas como estava muito cheio, pegou senha para ser atendida na segunda-feira. "Só tenho a agradecer. Tem gente que precisa ir em outro município, gasta muito e ainda assim não tem garantia de atendimento. Aqui, além de ser gratuito, já teremos a nova carteira de identidade. Estou muito feliz". 


O Mutirão foi realizado pela Polícia Civil de Minas Gerais, em parceria com a Câmara Municipal e o Campus de Porteirinha do IFNMG. O evento recebeu apoio da Prefeitura que deu suporte para hospedagem da equipe de servidores que veio de Belo Horizonte e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha. 


A Polícia Civil enviou 11 servidores para realizarem o mutirão com a coordenação do Inspetor Paulo César do Carmo. O atendimento foi muito elogiado pelo público. “Foram muito humanos, generosos e de alto astral.”, afirmou Dona Maria Barbosa. 


A deputada Leninha tem um forte vínculo com a região, de modo especial com a cidade de Porteirinha, pois já morou no município nos anos de 1990. Leninha trabalhou na E.E. Miguel José da Cunha e em um projeto no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Em cinco anos de mandato como deputada estadual, Leninha já destinou mais de 1 milhão de reais em emendas para a saúde, educação e, principalmente, agricultura familiar para o município. Em toda história do legislativo de Minas Gerais, Leninha é a primeira mulher a ser vice-presidente da Assembleia e por duas vezes já assumiu a presidência da casa dos deputados estaduais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário