sábado, 29 de novembro de 2025

Deputada Leninha envia sementes a comunidades do Quilombo do Gorutuba, em Pai Pedro

Entrega de sementes na Taperinha, em Pai Pedro. 

O Mandato da Deputada Estadual Leninha (PT) realizou, nesta quinta-feira (27), a entrega de cerca de 1 tonelada de sementes de milho e feijão para comunidades rurais de Pai Pedro, no Quilombo do Gorutuba, no Norte de Minas.

A distribuição aconteceu em quatro pontos localizados nas comunidades Salinas 5, Taperinha, Picada e Pacuí 2, reforçando o apoio à agricultura familiar e ao plantio das primeiras chuvas.


As sementes foram conquistadas por meio de emenda parlamentar da deputada Leninha, solicitada pela Associação do Quilombo do Gorutuba, que organizou os pontos de distribuição, mobilizou as famílias e tem sido parceira constante na luta pela segurança alimentar e pelo fortalecimento das comunidades quilombolas.


A ação contou com o apoio técnico e logístico da EMATER, reconhecida pelo compromisso e companheirismo com o território. A iniciativa também teve colaboração da Prefeitura de Pai Pedro e da Secretaria Municipal de Agricultura, responsáveis pelo peticionamento, transporte e entrega das sementes.


Com a chegada das chuvas, a expectativa é de que essas sementes se transformem em alimentos que promovam saúde, segurança alimentar e geração de renda para famílias quilombolas.


Ao todo, a deputada Leninha já destinou mais de R$ 177 mil ao município por meio de emenda parlamentar, incluindo recursos para a escola da Vila Sudário, construção de caixas d’água, entre outras ações. Este é o terceiro ano consecutivo em que a deputada entrega sementes para incentivar o plantio e valorizar a agricultura familiar no território quilombola.


A deputada também mantém no município uma importante parceria com o mandato do deputado federal Leonardo Monteiro (PT), que apoia as ações e tem realizado investimentos nas comunidades, como a implantação de uma fábrica de farinha na comunidade Salinas 5.


A Associação do Quilombo do Gorutuba está em fase de retomada e fortalecimento de seus trabalhos. Uma das organizações que tem caminhado junto nesse processo é o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM), que executa projetos voltados à promoção da identidade, ao fortalecimento cultural, à agroecologia e à geração de renda para as famílias.


Entrega na comunidade Pacuí 2, no Quilombo do Gorutuba.
Foto: Pref. de Pai Pedro

Entrega na comunidade Salinas 5, no Quilombo do Gorutuba.
Foto: Pref. de Pai Pedro

Entrega na comunidade Picada, no Quilombo do Gorutuba.
Foto: Pref. de Pai Pedro


sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Padre Wellington se despede de Porteirinha após 15 anos; confira novas transferências na Diocese de Janaúba

Depois de 15 anos à frente da Paróquia São Joaquim, em Porteirinha, o padre Wellington Rodrigues Silva será transferido para a Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Varzelândia. 


A mudança faz parte das nomeações e transferências anunciadas nesta terça-feira, 09 de setembro, pelo Bispo Diocesano de Janaúba, Dom Roberto José da Silva.


Nas redes sociais, muitos fiéis manifestaram carinho e gratidão pelo sacerdote, que marcou sua passagem em Porteirinha com dedicação, proximidade e importantes realizações pastorais.


Junto com o Pe. Wellington, também será transferido o Pe. Elias Melo Leite, que hoje atua na Paróquia São Joaquim e acompanhará o pároco em sua nova missão, assumindo como vigário paroquial em Varzelândia. Pe. Elias estava há menos tempo em Porteirinha.


Confira as nomeações divulgadas:


- Pe. José Carlos Lima Pinto – pároco da Paróquia Santo Antônio, em Ibiracatu;


- Pe. Wellington Rodrigues Silva – pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Varzelândia;


- Pe. Elias Melo Leite – vigário paroquial da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Varzelândia;


- Pe. Washington Luiz Bezerra dos Santos – pároco da Paróquia São Joaquim, em Porteirinha;


- Pe. Marcelo Cardoso de Sá – pároco da Paróquia do Menino Jesus, em Gameleiras;


- Pe. Elid Marques – administrador paroquial da Quase Paróquia Nossa Senhora das Graças, em São João do Paraíso.


As mudanças entrarão em vigor a partir da segunda quinzena de outubro de 2025.


No comunicado, Dom Roberto informou ainda que novas transferências serão anunciadas em breve, válidas para o mesmo período.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Após voto de mulher norte-mineira, STF forma maioria para condenar Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por envolvimento na chamada "trama golpista". O voto decisivo veio da ministra Cármen Lúcia, natural de Montes Claros e com raízes profundas no Norte de Minas, onde viveu parte da infância em Espinosa.


Com seu posicionamento firme, lúcido, e muito bem embasado, Cármen Lúcia com sua leveza e elegância, acompanhou os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, consolidando o placar de 3 a 1 pela condenação de Bolsonaro e outros sete réus por crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa e dano ao patrimônio público.

Natural de Montes Claros e com infância vivida em Espinosa, no Norte de Minas, a ministra marcou o julgamento com uma fala que ecoou em todo o país: “O que há de inédito, talvez, nesta ação penal, é que nela pulsa o Brasil que me dói. A presente ação penal é quase um encontro do Brasil com seu passado, com seu presente e com seu futuro.”

Com trajetória marcada pela firmeza e pela defesa da democracia, Cármen Lúcia mais uma vez entrou para a história com um voto de peso no STF.

Ministra Cármen Lúcia pode ser decisiva no futuro de Bolsonaro — e tem raízes no Norte de Minas

O Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para um julgamento decisivo envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro — e o voto da ministra Cármen Lúcia pode ser decisivo para a condenação do ex-presidente.

Natural de Montes Claros e com parte da infância vivida em Espinosa, no Norte de Minas, Cármen Lúcia mantém uma forte ligação com a região.

Sua trajetória é acompanhada com orgulho por moradores locais, que lembram com carinho de sua simplicidade.

Em 2017, a ministra esteve em Porteirinha e foi vista saindo de uma lanchonete na Avenida Artur Bernardes, no coração da cidade.

A cena, registrada por moradores, ainda é comentada nas rodas de conversa como exemplo da proximidade da ministra com o povo.

Com seu histórico de firmeza e independência no STF, Cármen Lúcia pode ter um papel decisivo no julgamento que pode mudar os rumos da política brasileira.

Entre os crimes imputados ao ex-presidente estão: liderança de organização criminosa; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano contra o patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

Comunidades Geraizeiras realizam Audiências Públicas em defesa do território e da conservação sustentável


Nos dias 25 e 26 de abril, comunidades tradicionais Geraizeiras, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vão promover duas importantes Audiências Públicas para debater a criação de uma unidade de Conservação e Desenvolvimento Sustentável no território geraizeiro do Norte de Minas.


As audiências têm como objetivo fortalecer a luta pelos direitos dos povos e comunidades tradicionais, valorizando os modos de vida locais e garantindo que os processos de conservação respeitem e integrem os saberes e as práticas das comunidades.


A proposta em discussão é a criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) — uma categoria de unidade de conservação que permite o uso sustentável dos recursos naturais por populações tradicionais, promovendo a preservação ambiental em conjunto com a permanência das famílias em seus territórios, com autonomia, dignidade e geração de renda.


Além de garantir o direito ao território e à conservação da biodiversidade, a criação da RDS é uma importante estratégia para o fortalecimento das famílias agricultoras e todas as suas atividades produtivas da agricultura familiar, como cultivos diversos,  tanto de sequeiro como de irrigação, extrativismo, retirada de lenhas, além do turismo de base comunitária e várias outras atividades que fazem parte das práticas tradicionais. As famílias que vivem em áreas de RDS continuam a ter acesso ao crédito rural para investimento e custeio das atividades do campo. 


Segundo nota divulgada pelo ICMBio, "as atividades ali já praticadas por diversas gerações têm se mostrado totalmente sustentáveis e protetoras da natureza. Agricultura familiar, solta de gado, coleta de frutos e outras espécies no Cerrado e na Mata, são totalmente compatíveis e permitidas nesta categoria de UC. Toda a infraestrutura necessária para as comunidades incluindo casas, currais, escola, hospital, estradas, casas de farinha, indústrias para beneficiamento de frutas, entre tantas outras possibilidades também são permitidas em uma RDS". Sendo a Reserva "uma categoria de unidade de conservação que pode garantir esta proteção ambiental reivindicada sem impactar ou restringir o modo de vida tradicional destas comunidades". O ICMBio também afirmou que "a proposta para a RDS Córregos Tamanduá-Poções-Peixe Bravo não prevê Zona de Amortecimento (ZA)". 


As famílias geraizeiras lutam há mais de 20 anos pela criação da RDS. Diversos estudos já comprovaram a importância da conservação do território e das comunidades que ali vivem pela ampla riqueza ambiental, cultural, histórica e humana.


A programação das Audiências Públicas inclui escuta das comunidades e diálogos com representantes de instituições públicas. Os encontros serão realizados nas seguintes datas e locais:

📍 25 de abril — Comunidade Peixe Bravo, às 14h
📍 26 de abril — Comunidade Córrego Verde, às 09h


A presença das famílias e lideranças é de fundamental importância para reafirmar o compromisso coletivo com a defesa do território, da natureza e da cultura geraizeira.


O evento conta com o apoio do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA) e diversas outras organizações sociais.




segunda-feira, 3 de março de 2025

ENCONTRO HOLÍSTICO REALIZADO EM PORTEIRINHA ATRAI TURISTAS

A Irmã Mônica esteve em Porteirinha nos dias 28/02, 01 e 02/03 para a vivência do 3º Encontro Holístico "Práticas Naturais para Saúde Integral". O evento reuniu pessoas de Guanambi-BA, Montes Claros, Capitão Enéas, Janaúba e Porteirinha no Centro de Terapias Naturais na comunidade Gangorra, para aprendizados, exercícios e reflexões sobre os benefícios das plantas medicinais, da alimentação saudável e da conexão com o meio ambiente para saúde física e mental. 


Na programação do Encontro teve caminhadas, trilhas, musicoterapia, amassa-barro e muitas outras atividades que fizeram parte da programação preparada especialmente para esse momento. Os participantes também puderam receber massagens, realizar escalda-pés e várias outras terapias, além de adquirir produtos fitoterápicos e agroecológicos.

O evento foi promovido pela Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida ( ACEBEV) , uma entidade sem fins lucrativos que foi fundada pela Irmã Mônica em 1998. Além dos participantes e dos voluntários, também esteve presente o querido Padre Eliezer, importante sacerdote das causas pastorais, e terapeutas naturais do Norte de Minas.

A expectativa é que novos eventos como esse continuem acontecendo periodicamente. Se você tem interesse, procure a ACEBEV e deixe seu contato para fazer parte da próxima turma. Mas não demore, pois as vagas são limitadas! 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

PORTEIRINHENSES NA CAPITAL: Prefeito, vereadores e lideranças vão até Brasília solicitar recursos para o município

O prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, junto com vereadores e lideranças do município, esteve em Brasília-DF para uma série de reuniões com deputados e senadores em busca de novos recursos para a cidade. O objetivo da viagem é garantir investimentos que possam beneficiar áreas essenciais, como infraestrutura, saúde e educação.


Após um primeiro dia de intensas agendas, o prefeito destacou a importância da mobilização política e demonstrou otimismo com os resultados. “Agora, às 20h33, encerramos nosso primeiro dia aqui em Brasília, com pautas importantes e reuniões produtivas com deputados e senadores. Amanhã continuamos, e tenho certeza de que voltarei para Porteirinha feliz com o resultado da nossa visita” , afirmou Silvanei Batista.

O prefeito também elogiou os compromissos do presidente da Câmara Municipal e dos vereadores que o acompanham na capital federal. A comitiva seguiu focada em fortalecer parcerias e destravar projetos que tragam melhorias diretas para a população.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Bispo Dom Roberto sofre perda parcial da visão, mas mantém agenda religiosa

 


O Bispo da Diocese de Janaúba, Dom Roberto José da Silva, revelou ter passado por um susto no último domingo (16), ao retornar de uma viagem a Aparecida (SP). Ele sofreu um coágulo no olho direito, que interrompeu sua visão de forma repentina.


"Imediatamente procurei ajuda e estamos fazendo alguns exames. Infelizmente, parece que será uma perda permanente da visão do olho direito. Estamos nos adaptando, aguardando outros exames também, para uma avaliação mais ampla", declarou o bispo.


Apesar do problema de saúde, Dom Roberto afirmou que está bem e reforçou que continuará com seus compromissos religiosos. Ele pediu orações e tranquilizou os fiéis. "Não se preocupem, estou bem. Se Deus quiser, sexta-feira, dia 21, estarei em Janaúba, realizando a ordenação do nosso seminarista João Paulo", garantiu.


O bispo também agradeceu as manifestações de carinho e apoio que tem recebido desde o ocorrido. "Deus abençoe a todos. Obrigado pelas orações", concluiu.


A comunidade católica de Janaúba e região se mobiliza em solidariedade a Dom Roberto, desejando-lhe força e pronta recuperação e também ao Papa Francisco que está passando por um momento delicado em relação à sua saúde.


Para assistir o vídeo com o relato do Bispo, acesse nosso perfil no Instagram. CLIQUE AQUI.