terça-feira, 30 de julho de 2019

COMUNIDADE DE SÃO JOSÉ DO GORUTUBA CELEBRA MAIS UMA FESTA DO DIVINO


A tradicional Igreja da comunidade de São José do Gorutuba,  no município de Porteirinha-MG, foi palco para mais uma Festa do Divino Espírito Santo. A festividade foi finalizada neste domingo, dia 28 de julho. Como acontece todos os anos, o lugar ficou lotado de fiéis e apaixonados pela cultura que marcaram presença para celebrar a fé e tradição. Ex- moradores e seus descendentes também aproveitaram a festa para reviver as memórias e revisitar as raízes.

A Festa do Divino em São José do Gorutuba é muito preciosa do ponto de vista histórico-cultural, não só para Porteirinha como também para a região.  Há indícios que a festa aconteça desde 1832, conforme documentos e estudos do patrimônio cultural do município.
Documentos e depoimentos comprovam que essa Festa do Divino em São José do Gorutuba foi precursora da Festa do Divino no distrito de Paciência, uma vez que grande
parte dos habitantes da comunidade histórica precisou sair do local em função da construção da Barragem do Bico da Pedra, aproximadamente em 1968. Conta-se que a cultura e tradição eram tão fortes na comunidade, que as famílias que foram morar em Paciência passaram a celebrar a Coroa do Divino também nesta localidade. Neste ano de 2019, a Festa do Divino em Paciência completou 51 anos com muita beleza, brilho e organização.

HISTÓRIA DO LUGAR - Originalmente a Igreja do São José do Gorutuba chama-se Capela de Nossa Senhora da Soledade. Estima-se que ela tenha sido construída provavelmente na segunda metade do século XVIII. Porém, a data do início do povoamento de São José do Gorutuba ainda é desconhecida. O que se sabe é que o lugarejo foi elevado a arraial/distrito/paróquia por um decreto imperial de 1832 e que fazia parte do município de Grão Mogol, de acordo com informações do Dossiê de Tombamento da igreja.

A Capela é um registro histórico vivo e, apesar da necessidade de restauração, tem resistido ao tempo como guardiã da cultura e memória regional. Atualmente, a Igreja de São José do Gorutuba é a mais antiga edificação que o município de Porteirinha possui e carrega fortes características remanescentes da arquitetura colonial da região. Especula-se que a igreja original de Senhora Sant’Ana, em Serra Branca, era mais antiga que a de São José, porém, esta primeira edificação em homenagem à santa não existe mais.

Por Folha de Porteirinha e Região
Fotos de Gilmar Antunes  

sábado, 27 de julho de 2019

PADRE ERNESTO MORRE AOS 63 ANOS E DEIXA LEGADO DE LUTA EM DEFESA DA JUSTIÇA SOCIAL E AMOR AO PRÓXIMO


Na manhã deste sábado, dia 27, a Diocese de Janaúba comunicou o falecimento de Padre Ernesto de Freitas Barcelos. Segundo a nota, Padre Ernesto era um "homem de Deus, voltado às causas sociais, incansável lutador contra as injustiças que afetam o povo." Era também um "referencial na pastoral carcerária, pastoral da terra e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)." Ele foi administrador paroquial em Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas por sete anos, onde viveu uma vida missionária, de amor às comunidades rurais, ao meio ambiente e às lutas sociais. Também atuou em Pai Pedro.

Segundo informações do Padre José Carlos de Varzelândia, o Padre Ernesto adquiriu leishmaniose em uma missão que ele fez recentemente no Pará. Ernesto estava sob cuidados médicos, mas seu quadro de saúde se agravou e culminou em sua passagem na manhã deste sábado, às 8h30, em Pitangui-MG, sua terra natal. Segundo José Carlos, “Padre Ernesto era um homem bom, honesto, sincero no amor a Deus e ao próximo, preocupado com a vida dos mais carentes, um homem da igreja pobre e simples, um homem da misericórdia, do perdão e da justiça.”

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados estava realizando uma grande comemoração pelo Dia do Trabalhador Rural na manhã deste sábado, quando chegou a notícia. Todos ficaram abalados e a intenção pela sua alma, foi incluída na celebração da missa sertaneja que aconteceu na sede da entidade. Pelas importantes contribuições de Padre Ernesto às comunidades rurais e apoio ao trabalho do Sindicato, a diretoria resolveu adiar para o próximo sábado, a festa em homenagem às famílias agricultoras que seria realizado hoje. Integrantes de CEBs também lamentam a precoce partida deste padre que tanto contribuiu para o movimento.

Padre João, atual pároco de Riacho dos Machados também lamentou a partida de Ernesto: “com seu jeito simples e humilde de evangelizar, ele foi nessa terra um missionário, nestas comunidades rurais um homem da misericórdia, um homem bom, que não tinha medo de falar o que devia falar e de também pregar a paz e a justiça.”

Uma excursão está sendo organizada pela CEBs e pelo STR de Riacho. O ônibus sairá às 20 horas do Centro Cultural de Porteirinha, passando pelo STR de Riacho dos Machados rumo ao velório e sepultamento em Pitangui. Quem tiver interesse deverá entrar em contato com Cleonice pelo telefone (38) 99970-5615 ou com Amintas (38) 99959-5043.

Por todo seu trabalho, seu legado de esperança, luta social e amor ao próximo, a Folha de Porteirinha e Região presta solidariedade a todos os familiares, amigos e fiéis da Diocese que tiveram a oportunidade de conviver com a presença deste seguidor dos passos e da mensagem de Jesus.

Por Helen Borborema, da Folha de Porteirinha e Região


quarta-feira, 24 de julho de 2019

11º CAMINHADA DE PORTEIRINHA AO DISTRITO DE SERRA BRANCA REÚNE CERCA DE 80 PESSOAS

No último domingo, dia 21, cerca de 80 pessoas participaram de uma grande caminhada de Porteirinha até o distrito de Serra Branca. Os 16 quilômetros foram enfrentados com ânimo e garra pelos participantes. O desafio iniciou às 05h, em frente à Igreja São Joaquim. De lá, todos seguiram em direção à Igreja de Senhora Sant'Ana, pela rodovia MG 122. Segundo Geraldo Martins, um dos organizadores, esta já é a 11º edição. De acordo com ele, em 2018 foram 48 participantes e a cada ano este número tem aumentado. Esta caminhada organizada acontece desde 2008, sempre no primeiro domingo da Tradicional Festa de Senhora Sant'Ana. Durante a festa, é comum ver devotos em diversos dias fazendo caminhada de Porteirinha até Serra Branca,  revivendo a tradição, celebrando a fé e promovendo a saúde física. 

COMEÇA A FESTA DE SENHORA SANT'ANA EM SERRA BRANCA

Quem contava os dias para o início da Festa de Senhora Sant'Ana, no distrito de Serra Branca, em Porteirinha já pode comemorar. Como manda a tradição, na manhã da última quarta-feira, dia 17 de julho, foi realizada uma grande alvorada para celebrar o começo da festividade centenária. A programação vai até o dia 26 de julho, dia da padroeira Senhora Sant'Ana e feriado municipal. Neste ano, o Grupo de Oração Éfeta e o Padre Iranildo são os festeiros e a família do Sr. Liocaideo, da própria comunidade, guardiã da bandeira. A festa é uma das mais tradicionais e antigas da região. 

terça-feira, 16 de julho de 2019

ONG DE PROTEÇÃO ANIMAL DE PORTEIRINHA REALIZARÁ BAZAR PARA ARRECADAR FUNDOS

No próximo sábado, dia 20 de julho, a ONG de Proteção Animal de Porteirinha (PAP) realizará um bazar solidário com o objetivo de arrecadar fundos para os cuidados com os animais abandonados. O evento acontecerá a partir das 8h, em frente ao Centro Cultural Anísio Santos e será aberto ao público.

Serão comercializados calçados, roupas e acessórios novos e usados com preços acessíveis. A expectativa é que todo o estoque seja comercializado para angariar recursos para custear as despesas com animais de rua. A entidade foi fundada em 2018 e sobrevive graças a doações, parcerias e trabalhos de voluntários apaixonados pela causa animal.

Por Folha de Porteirinha e Região

segunda-feira, 15 de julho de 2019

DISTRITO DE PACIÊNCIA FINALIZA NESTA SEGUNDA-FERIA, DIA 15, A 51º FESTA DO DIVINO

Nesta segunda-feira, dia 15 de julho, os moradores de Paciência finalizarão mais uma Festa do Divino Espírito Santo. A programação de hoje conta com uma missa que será realizada no estilo sertanejo celebrada pelo padre Oliveira Odilon às 19h e, às 21h, haverá show ao vivo para encerrar a festividade. O evento é considerado a festa mais bela da região. Nesta 51º edição, a festa começou no dia 05 de julho e teve como tema: “O Espírito Santo é a força que restaura as famílias”.

A Tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Paciência é a única de Porteirinha registrada como Patrimônio Imaterial junto ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Existem indícios de que esta festa aconteça desde 1832. Nessa época, ela era realizada na Igreja do antigo Distrito do São José do Gorutuba, mas aproximadamente após 1968, quando aconteceu a desapropriação por causa da construção da Barragem do Bico da Pedra, muitas famílias que ali moravam foram para Paciência e deram continuidade à Festa do Divino que hoje conhecemos com festejos, missas, coroas, cortejo e folia de reis.

Divulgação da 'Folha de Porteirinha e Região' nas redes sociais :-)


domingo, 14 de julho de 2019

AUDIÊNCIA PÚBLICA UNE LIDERANÇAS E COMUNIDADE PELO FORTALECIMENTO E EXPANSÃO DO IFNMG EM PORTEIRINHA

Foi realizada na última sexta-feira, 5 de julho, na Câmara Municipal de Porteirinha, a audiência pública “União de lideranças: pelo fortalecimento e expansão do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha”, reunindo autoridades e comunidade. O diretor do Campus, professor Pedro Paulo Pereira Brito, explica que a iniciativa partiu de alguns vereadores que detectaram a necessidade de que o IFNMG mostrasse à comunidade o que foi feito em quatro anos de atuação em Porteirinha e municípios vizinhos. Mostrar “todos os ganhos, todas as conquistas e, principalmente, todos os benefícios trazidos pela Instituição para as cidades da região da Serra Geral e parte da região do Alto Rio Pardo”, aponta o professor Pedro Paulo.

A audiência foi, também, um momento para congregar esforços para atender os anseios da população pela ampliação do Campus do IFNMG em Porteirinha.