domingo, 14 de janeiro de 2024

DEPOIS DE TRÊS DÉCADAS DE MISSÃO EM PORTEIRINHA, IRMÃ MÔNICA IRÁ PARA MONTES CLAROS

 

A Congregação Filhas de Jesus está transferindo a religiosa Porcina Amônica de Barros, mais conhecida como Irmã Mônica, de Porteirinha para Montes Claros. Depois de quase 32 anos de atuação no município, nesta segunda-feira, dia 15 de janeiro, será realizada uma celebração em agradecimento ao seu trabalho. A missa acontecerá às 19h, na Igreja Nossa Senhora da Assunção e será presidida pelo Padre Eliezer. 


A Irmã Mônica chegou em Porteirinha em 1992. De lá para cá, muito caminho foi percorrido e muitas boas histórias construídas. 


Ela nasceu em Dores de Turvo-MG, em 1940. Antes de chegar em Porteirinha já realizava ações  sociais de acordo com o carisma de sua vocação, mas foi quando ela chegou aqui que firmou este trabalho sólido que envolveu a comunidade, criou raízes e se destacou como referência não só na região, mas por todo lugar.


Em 1998, a Irmã Mônica fundou a Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida ( Acebev),  uma entidade que contribui com as ações sociais e, ao mesmo tempo, coloca em prática as ideias inovadoras da religiosa.


Além do atendimento com terapias naturais, baseado na saúde complementar (iridologia, geoterapia, massoterapia, bioenergética, etc), produção de remédios naturais (homeopatias, fitoterápicos, entre outros), as construções com materiais naturais (bioconstruções) na Gangorra ( Área de Boas Práticas da ACEBEV) têm sido grande destaque na região. 


Cidadã honorária da cidade, ela realizou palestras, oficinas e fez parte de movimentos sociais e populares. Sempre foi parceira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha e de Riacho dos Machados. Colaborou com a Articulação no Semiárido Mineiro ( ASA Minas), com o Coletivo de Mulheres do Norte de Minas e ajudou a formar diversos outros grupos de mulheres para trabalharem com plantas medicinais e terapias naturais. Acompanhou grupos de adolescentes e associações comunitárias a formarem empreendimentos de geração de renda. A Irmã Mônica também possui um importante trabalho de preservação e conscientização ambiental.  


Em 2003, ela escreveu um livro onde partilha saberes, receitas naturais e dicas de cuidados com a saúde. Já viajou para a África por duas vezes, fez trabalhos na Amazônia, apareceu em inúmeros programas de televisão, recebeu artistas e famosos em Porteirinha, mas apesar de tudo isso, continuou cuidando com a mesma simplicidade das coisas que promovem envolvimento e mais qualidade de vida para as pessoas, principalmente, as que mais precisam. 

 

A transferência estava prevista para o mês de março, mas diante do planejamento das novas atividades que a Irmã desenvolverá na capital norte-mineira, ela resolveu adiantar a mudança. A celebração será aberta ao público e está sendo preparada com muito carinho. Todos estão convidados.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário