domingo, 4 de abril de 2021

PADRE IRANILDO FALA SOBRE A INSPIRAÇÃO DIVINA PARA FUNDAR MORRO DA MISERICÓRDIA - Conheça a história do novo lugar de peregrinação em Porteirinha

 


Registro da 1ª celebração no Morro da Misericórdia  
Foto: Amintas Jr.

Em tempos de pandemia e fortes restrições à população, a Igreja Católica vivenciou uma Semana Santa ainda mais diferente neste ano. Em grande parte do país, no lugar das celebrações cheias e das portas dos templos abertas, os fiéis tiveram que rezar em suas casas, acompanhando as celebrações pela internet. Mas em Porteirinha, Padre José Iranildo, pároco da Paróquia Nossa Senhora Assunção, teve uma iniciativa criativa que entrou para a história da cidade: criou um ponto de peregrinação para visitação e celebração a céu aberto, batizado de Morro da Misericórdia. A primeira missa aconteceu no último dia 30 e, de lá para cá, centenas de fiéis já passaram pelo local.

 

“Eu sempre costumava fazer caminhada pelas ruas e ficava observando o morro, que era conhecido por todos como Morro da Copasa. Pensava em um dia subir até lá para observar a cidade e, no dia 17 de agosto do ano passado, eu consegui ir no local acompanhado pelo Sr. Gidelci. Quando cheguei, senti tocado no meu coração que aquele lugar deveria ser um lugar ideal para momentos de oração e sacrifício e que deveria haver uma ligação espiritual”, contou Padre Iranildo. 

 

Segundo ele, subir o morro foi uma emoção e uma mística muito forte. “Sentado em uma pedra, observando a cidade, eu me lembrei do Monte das Oliveiras que é o monte onde Jesus olhou pela última vez a cidade de Jerusalém, antes de ir para o sacrifício. Eu senti mais uma vez no meu coração que deveria ter um cruzeiro no local e que deveria ser chamado de Morro da Misericórdia, porque ali estaria a cruz que é o nosso sinal de salvação”, revelou.

 

Para Padre Iranildo, o local é estratégico porque “quando você olha para o outro lado está Cristo de braços abertos (referindo-se ao Cristo Redentor que existe na cidade, na Cidade Alta) e, embaixo, está a matriz de Nossa Senhora da Assunção, ou seja, Maria que sempre esteve presente na vida de Jesus”.

 

Mas, segundo ele, mesmo sentindo toda essa inspiração, precisou  compreender melhor  o que desejava seu coração. Ele partilhou o que havia sentido com alguns paroquianos, que se juntaram também em oração. Depois, procurou os proprietários da terra para pedir autorização para colocar a cruz no alto do morro. “Quando entrei em contato com os donos da terra e expliquei o meu desejo de fazer daquele local um lugar de peregrinação, fé e sacrifício, eles ficaram muito felizes e nós começamos o processo para organizar tudo, mesmo em meio à pandemia, mas com todos os cuidados, para colocar o cruzeiro no morro.”

 

Foi assim que na última terça-feira, juntamente com os fiéis, foi erguido, em cima do morro, o cruzeiro – que é uma grande cruz de madeira. Logo após esse ato, foi celebrada uma missa, e o local foi batizado oficialmente como Morro da Misericórdia. “Porque você sobe lá fazendo uma penitência e quando você termina a sua penitência e chega aos pés da cruz, se depara com o outro lado, o Cristo ressuscitado de braços abertos, com a dimensão de que pela a morte de Cristo veio a nossa ressurreição. É o contemplar da beleza da grandeza de Deus na natureza. Hoje eu vejo que a minha subida lá no morro não foi por acaso, senti no meu coração que ali deveria e se tornará com certeza um lugar peregrinação”, explica Padre Iranildo.

 

O local era muito frequentado por pessoas praticantes de exercícios físicos em busca de uma boa caminhada pelas trilhas íngremes do morro. O acesso se dá pela Vila Serranópolis, sentido Estação de Tratamento da Copasa. Todo o esforço é recompensado por uma bela visão da cidade e, frequentemente, através das redes sociais, via-se porteirinhenses posando do alto do morro ou registrando a bela paisagem do horizonte. Agora, além da aventura, as pessoas podem fazer a caminhada em busca de sacrifício, fé e paz.

 

Mas, para que o local continue sendo essa referência de religiosidade para a região, é preciso que todos zelem pelo espaço, mantendo-o limpo e sem vandalismos. Também é muito importante seguir todas as regras de distanciamento social e prevenção à disseminação do novo coronavírus.

 

Decorrido mais de um ano de pandemia, as pessoas estão em busca de Deus para clamar pela cura da doença. Com as igrejas fechadas na cidade por conta da Onda Roxa em todo estado de Minas Gerais, o Morro da Misericórdia se torna uma boa opção em Porteirinha para que as pessoas busquem Deus através dessa peregrinação. Um verdadeiro sopro de fé, em meio ao caos vivido nos últimos tempos.

 

Por Thiago Martins / Folha de Porteirinha e Região

2 comentários: