sexta-feira, 18 de março de 2022

DOCUMENTÁRIO SOBRE POPULAÇÃO TRADICIONAL DA CAATINGA DO NORTE DE MINAS ESTÁ SENDO GRAVADO EM PORTEIRINHA


O projeto “Solar do Sertão: Museu Vivo dos Povos Tradicionais de Minas Gerais” está na região para fazer o registro em vídeo e documentário da cultura do povo da caatinga do Norte de Minas Gerais.


Essa ação é uma realização da Articulação Rosalino Gomes de Povos Tradicionais e, em Porteirinha, acontece em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).


Luciano Dayrell, cineasta e responsável pelo projeto, está percorrendo diversas comunidades rurais, conversando com famílias agricultoras e registrando não só a imagem, mas também os depoimentos e a alma do povo caatingueiro. Além de Porteirinha, também haverá filmagem em comunidade rural de Serranópolis de Minas.


Este projeto é fruto de uma Campanha de Financiamento Coletivo da Benfeitoria com aporte do BNDES e está sendo realizado pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas em parceria com o Instituto Pequi Cerrado e com a Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão.


Contou com a colaboração de uma ampla rede social envolvendo organizações de povos e comunidades tradicionais de Minas Gerais e do Brasil, da sociedade civil, movimentos sociais, estudantes, grupos e instituições de ensino, pesquisa e extensão, instituições governamentais e de cooperação.


Além dos caatingueiros, também serão construídos documentários sobre o patrimônio cultural dos oito povos que compõe a Articulação Rosalino Gomes em Minas como os geraizeiros, veredeiros, quilombolas, indígenas, vazanteiros, apanhadores de flores sempre-vivas e vacarianos.


Esse documentário, juntamente com o acervo de imagens do Museu Vivo, e as fotografias documentais feitas por João Roberto Ripper e Mariella Paulino vão compor o Site da Articulação Rosalino Gomes. E será disponibilizado na plataforma virtual e no espaço físico “Solar dos Sertões”, edificação tombada onde funciona o Empório dos Sertões na cidade de Montes Claros.


quinta-feira, 3 de março de 2022

TV MOSTRARÁ DESAFIOS DAS FAMÍLIAS AGRICULTORAS QUE FORAM IMPACTADAS PELAS CHUVAS


A equipe de reportagem da InterTV esteve em Porteirinha na última terça-feira, dia 01, mostrando os desafios das famílias agricultoras diante das fortes chuvas e a difícil situação das estradas rurais. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha acompanhou os trabalhos e mostrou a realidade que as famílias estão passando. 


A matéria vai ao ar no próximo domingo, às 6h da manhã, no InterTV Rural. 


Segundo relatório da Emater Regional, o prejuízo nesta safra foi de mais de R$250 milhões de reais nos municípios de Porteirinha, Pai Pedro e Serranópolis de Minas.


Diversas entidades, órgãos e instituições locais estão fazendo mobilização junto aos deputados e representantes do poder público estadual e federal para conseguir apoio para que esses impactos sejam minimizados e que as famílias recebam apoio para reerguerem diante do grande prejuízo. 


A deputada Leninha já aprovou um requerimento na Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa para a realização de uma Audiência Pública para debater sobre a importância e urgência de um plano de recuperação para os agricultores familiares vítimas das chuvas em Minas Gerais. Em breve a Assembleia deve marcar a data e fazer a divulgação.


O STR de Porteirinha agradece ao repórter Daniel Cristian, com o cinegrafista Alexandre Nobre e toda equipe da InterTV que se sensibilizaram com o contexto das famílias agricultoras de Porteirinha e região.