Foto: Melissa Cantuária |
Com a presença de lideranças de sete municípios da microrregião, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais ( STR) de Porteirinha sediou mais uma vez o Encontro de Mulheres da Serra Geral. O evento foi realizado pelo Coletivo de Mulheres do Norte de Minas na última quinta-feira, dia 16 de março.
Além das pautas regionais e debate sobre os projetos em andamento e lutas importantes, o encontro também foi um aquecimento para a 7ª Marcha das Margaridas que acontecerá em agosto em Brasília-DF e na edição deste ano tem como tema “Margaridas em Marcha - Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. A manifestação reúne pautas como o fim da violência, fim da fome, pela agroecologia, segurança alimentar e nutricional, justiça social e mais respeito aos direitos das mulheres.
A presidente do Coletivo de Mulheres, Eliane Souto, partilhou sobre o projeto de construção dos canteiros econômicos que beneficiou no total 84 mulheres rurais de diversos municípios, através da própria associação e também pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas ( CAA-NM). Houve apresentação do vídeo que conta a história da agricultora porteirinhense, Ana Lúcia, uma das beneficiadas com o projeto.
Na oportunidade, também foi celebrada a aprovação e regulamentação da Lei da Dignidade Menstrual, projeto de lei da deputada estadual Leninha, que vai garantir a distribuição de absorventes para mulheres em vulnerabilidade social.