sexta-feira, 21 de julho de 2023

ARTICULAÇÕES E CONSTRUÇÕES POLÍTICAS EM PAUTA: Representantes do PT na Serra Geral se reúnem com deputada Leninha e diretório estadual do partido


No último dia 17, as construções políticas do Partido dos Trabalhadores ( PT) na microrregião da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, estiveram em pauta do diretório estadual do Partido. E não é para menos, pois a Serra Geral foi responsável por expressiva votação do presidente Lula, contribuindo de forma decisiva para a vitória do líder petista. 


O prefeito de Serranópolis de Minas, Max Vinicius, e o vice-prefeito de Riacho dos Machados, Marcelo Lopes, estiveram com a deputada estadual e vice-presidenta da Assembleia Legislativa, Leninha, juntamente com o tesoureiro do diretório estadual, Alfredo Ramos. 


Leninha, que também é vice-presidenta do Partido, tem um forte vínculo com a Serra Geral. Ela já morou e trabalhou em Porteirinha, além de ter muitos projetos sociais realizados na região. 


Segundo Max Vinicius, também conhecido como Marcão, a reunião foi muito boa. "Discutimos a conjuntura política atual e iniciando os diálogos para 2024", afirmou.


Assim como a deputada Leninha que já investiu mais de 6 milhões de reais através de emendas parlamentares, outros deputados do PT também têm colocado importantes investimentos na região e, com a volta de importantes políticas públicas do Governo Federal, espera-se que mais benefícios cheguem para o povo da Serra Geral.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Audiência Pública debate importância da Praça do Campo em Mato Verde

Crédito da imagem: site MPMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio da Promotoria de Justiça de Monte Azul realizou, no dia 05 julho, a primeira audiência pública da história da comarca no município de Mato Verde, região Norte do estado.  A audiência debateu a importância histórica, cultural e patrimonial da Praça do Campo para o município. 


Atualmente, o local é objeto de um Inquérito Civil que investiga a ocupação irregular do campo de futebol da praça e uma suposta omissão na proteção, preservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico e cultural. Há 60 anos, a Praça do Campo é utilizada como espaço onde são realizadas as festas tradicionais, religiosas e outras atividades educacionais.


Após os moradores e os proprietários do imóvel entrarem em consenso, foi encaminhado o agendamento de uma reunião entre o Poder Público Municipal, a comunidade e os donos do imóvel para que uma possível desapropriação da praça seja estudada. 


Estiveram presentes o promotor de Justiça de Monte Azul Gabriel Carvalho Marambaia, a assessora da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Norte de Minas, Railde da Glória Fernandes, o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Bairro Alto São João, Edmárcio Ferreira Santana e moradores de bairros do município de Mato Verde. 


Notícia do MPMG. Para acessar a publicação original, clique AQUI



STR da Jaíba distribui sementes para associados

Recurso de emenda da deputada Leninha possibilitou a aquisição de 70 kits de sementes



"Sementes são bênçãos que se transformam em alimentos, saúde e geração de renda". Foi com essas palavras que Leila Ramos, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Jaíba anunciou a entrega dos 70 kits de sementes para os associados que estavam presentes na assembleia da entidade que aconteceu no último dia 29. 


No centro, Leila Ramos com o vereador
Reginaldo ao lado dos assessores da Dep. Leninha
As sementes foram adquiriras com recursos de emenda parlamentar da Deputada Leninha com o apoio do sindicado. O Sr. Dema Ramos, presidente do Sindicato fez a entrega simbólica, junto com a equipe da deputada que esteve presente. 

Sr. Dema, presidente do Sindicato, entregando
kits de sementes para associações, junto
com a assessoria da Dep. Leninha
Foram distribuídos alguns kits e após a reunião, todos se dirigiram para a Emater, parceria da emenda, para retirada das sementes. 


O STR de Jaíba é uma importante entidade que realiza um papel de destaque na região. Também estiveram presentes na assembleia da entidade, Regilane Souza e Marilene Faustino, representantes da Fetaemg e o vereador Reginaldo do Para Terra. 


Luciano Ribeiro, assessor da Dep. Leninha,
parabenizando o trabalho do STR da Jaíba

A deputada Leninha é parceira da agricultura familiar da região da Serra Geral. No município da Jaíba, no total de emendas, ela já destinou mais de R$ 200 mil em investimentos.


Mesa com a presença do presidente, Sr. Dema ( de boné), diretores ( esq), Regilane e Marilene, da
diretoria da Fetaemg, Reginaldo vereador e Luciano Ribeiro, do mandato da deputada Leninha.


Grande participação dos associados durante a Assembleia Geral do STR da Jaíba


sábado, 8 de julho de 2023

Carreta da Saúde Itinerante do Senar realiza mais de 2000 atendimentos em Serranópolis de Minas

Foto: Alexandre Viturino

Entre os dias 04 e 08 de julho, a carreta Saúde Itinerante do Sistema Faemg/Senar esteve em Serranópolis de Minas realizando diversos exames, entre eles, oftalmológicos, mamografias, papanicolau ( para a prevenção de câncer de colo de útero) e PSA (que pode detectar câncer de próstata).

 

Foram realizados mais de 2 mil atendimentos.
Foto: Alexandre Viturino

No total, foram realizados mais de 2 mil atendimentos. Essa ação aconteceu através da parceria do SENAR com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha e, na ocasião, com a Prefeitura de Serranópolis de Minas.



Elton Mendes, coordendador do STR, com 
Edinalva ( esq), agente de desenvolvimento do Senar
e STR e Jakeline ( dir), também diretora da casa.
Segundo Elton Mendes, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, "a parceria com o Senar garante oportunidades para quem precisa, só temos a agradecer". Elton também destacou a dedicação da equipe da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, em Serranópolis de Minas. "Todos se dedicaram ao máximo, vestiram a camisa e fizeram tudo para atender o maior número de pessoas. Graças a Deus e a contribuição de todos, batemos as metas! Estamos felizes e cheios de gratidão", afirmou.


O prefeito Max Vinicius, conhecido como Marcão, também demonstrou gratidão: "Nós, de Serranópolis de Minas, agradecemos essa parceria que chegou em boa hora. A carreta trouxe saúde e qualidade dos serviços prestados".

Foto: Alexandre Viturino


Serranópolis de Minas sediou encontro da Articulação Semiárido Mineiro

Representantes do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha estiveram na  cidade entre 05 e 07 de julho

Participantes do Encontro Estadual da ASA Minas fazem
registro com paisagem da Serra Geral - Foto: Indi Gouveia



Serranópolis de Minas foi destaque mais uma vez na região. O município sediou o Encontro Estadual da Articulação no Semiárido Mineiro (ASA Minas). Evento aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de julho e reuniu cerca de 100 participantes, representantes de organizações sociais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. 


Serranópolis de Minas tem um importante trabalho de fortalecimento de turismo de base comunitária. Durante a programação do evento, os participantes também visitaram experiências de convivência com o clima, desenvolvidas por famílias agricultoras da região. 


Estiveram presentes representantes de importantes instituições como Cáritas Brasileira, Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica, entre outros. 


Valquíria Smith, representante da ASA Brasil
Foto: Nívea Martins

Durante o evento, Valquíria Smith Lima, representante da Articulação Semiárido Brasileiro ( ASA Brasil), fez o anúncio da volta do programa de construção de cisternas no semiárido, de acordo com chamada pública divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome ( MDS). Segundo informações da chamada pública, serão destinados R$ 400 milhões para implementação de tecnologias de armazenamento de água da chuva em todo território do semiárido brasileiro. 


Prefeito Max e Deputada Leninha 
Foto: Mariana Dupin

A deputada estadual Leninha também esteve presente no último dia do evento. Antes de ser deputada, Leninha fez parte da coordenação da ASA, época em que foi implementada milhares de caixas d'água na região. Além de emendas parlamentares, na Assembleia, ela tem feito importantes contribuições e proposições que representam as lutas e reivindicações dos povos do semiárido mineiro. 


Elton, coordenador do STR de Porteirinha e
representante da ASA Minas, ao lado de Marcão,
prefeito de Serranópolis de Minas. Foto: Indi Gouveia
Para Elton Mendes, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha e integrante da coordenação da ASA Minas, "o encontro foi um importante momento de união e força das lutas populares do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha".






quinta-feira, 6 de julho de 2023

Extração ilegal de minério em Riacho dos Machados é combatida por operação da Polícia Federal

A Polícia Federal realizou uma operação para combater extração ilegal de minério na zona rural de Riacho dos Machados nesta quinta-feira (6). Denominada de Gusa, a ação cumpriu mandado de busca e apreensão em Marabá, no Pará. A ordem judicial foi expedida pela comarca de Janaúba.


Segundo informações da PF, a investigação começou após fiscalização realizada por órgãos ambientais. “Em outubro de 2022 foi apreendida grande quantidade de minério extraído ilegalmente na região. No início do ano de 2023 os investigados empreenderam grande esforço para furtar o minério já apreendido. A região do norte de Minas Gerais tem sido alvo de diversos grupos criminosos operando na extração, transporte e comércio ilegal de minério.”



A PF ainda acrescentou que os envolvidos nas operações ilegais “dispõem de complexa e robusta estrutura, tais como carretas, tratores e máquinas de grande porte.”


Conforme a PF, as pessoas físicas e jurídicas envolvidas podem responder pelos crimes de usurpação de bens da União e por furto qualificado, as penas chegam a 13 anos de reclusão.


Via G1 Grande Minas

domingo, 2 de julho de 2023

População de Porteirinha é de 37.438 pessoas, aponta o Censo do IBGE

Foto: Fabiano Silva


A população da cidade de Porteirinha (MG) chegou a 37.438 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -0,5% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.


No estado de Minas Gerais, a população é de 20.538.718, o que representa um aumento de 4,8% quando comparado ao Censo anterior. No ranking de população dos municípios, Porteirinha está:


  • na 99ª colocação no estado;
  • na 331ª colocação na região Sudeste;
  • e na 887ª colocação no Brasil.


A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Porteirinha tem uma densidade demográfica de 21,4 habitantes por km² e uma média de 2,73 moradores por residência.


O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.


A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo. Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.


Fonte: G1 Grande Minas