domingo, 14 de janeiro de 2024

DEPOIS DE TRÊS DÉCADAS DE MISSÃO EM PORTEIRINHA, IRMÃ MÔNICA IRÁ PARA MONTES CLAROS

 

A Congregação Filhas de Jesus está transferindo a religiosa Porcina Amônica de Barros, mais conhecida como Irmã Mônica, de Porteirinha para Montes Claros. Depois de quase 32 anos de atuação no município, nesta segunda-feira, dia 15 de janeiro, será realizada uma celebração em agradecimento ao seu trabalho. A missa acontecerá às 19h, na Igreja Nossa Senhora da Assunção e será presidida pelo Padre Eliezer. 


A Irmã Mônica chegou em Porteirinha em 1992. De lá para cá, muito caminho foi percorrido e muitas boas histórias construídas. 


Ela nasceu em Dores de Turvo-MG, em 1940. Antes de chegar em Porteirinha já realizava ações  sociais de acordo com o carisma de sua vocação, mas foi quando ela chegou aqui que firmou este trabalho sólido que envolveu a comunidade, criou raízes e se destacou como referência não só na região, mas por todo lugar.


Em 1998, a Irmã Mônica fundou a Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida ( Acebev),  uma entidade que contribui com as ações sociais e, ao mesmo tempo, coloca em prática as ideias inovadoras da religiosa.


Além do atendimento com terapias naturais, baseado na saúde complementar (iridologia, geoterapia, massoterapia, bioenergética, etc), produção de remédios naturais (homeopatias, fitoterápicos, entre outros), as construções com materiais naturais (bioconstruções) na Gangorra ( Área de Boas Práticas da ACEBEV) têm sido grande destaque na região. 


Cidadã honorária da cidade, ela realizou palestras, oficinas e fez parte de movimentos sociais e populares. Sempre foi parceira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha e de Riacho dos Machados. Colaborou com a Articulação no Semiárido Mineiro ( ASA Minas), com o Coletivo de Mulheres do Norte de Minas e ajudou a formar diversos outros grupos de mulheres para trabalharem com plantas medicinais e terapias naturais. Acompanhou grupos de adolescentes e associações comunitárias a formarem empreendimentos de geração de renda. A Irmã Mônica também possui um importante trabalho de preservação e conscientização ambiental.  


Em 2003, ela escreveu um livro onde partilha saberes, receitas naturais e dicas de cuidados com a saúde. Já viajou para a África por duas vezes, fez trabalhos na Amazônia, apareceu em inúmeros programas de televisão, recebeu artistas e famosos em Porteirinha, mas apesar de tudo isso, continuou cuidando com a mesma simplicidade das coisas que promovem envolvimento e mais qualidade de vida para as pessoas, principalmente, as que mais precisam. 

 

A transferência estava prevista para o mês de março, mas diante do planejamento das novas atividades que a Irmã desenvolverá na capital norte-mineira, ela resolveu adiantar a mudança. A celebração será aberta ao público e está sendo preparada com muito carinho. Todos estão convidados.

 


quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

IFNMG EM PORTEIRINHA IRÁ PREENCHER 17 VAGAS DE GRADUAÇÃO PELO SISU

Imagem divulgada pelo IFNMG

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais ( IFNMG) irá preencher 646 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo 17 vagas para o Campus Avançado de Porteirinha, no curso Bacharelado em Sistemas de Informação. 

 

As outras oportunidades estão distribuídas em 35 cursos de graduação nos campi de Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas

 

O período de inscrições acontecerá entre os dias 22 e 25 de janeiro pelo site do Sisu. Logo após, no dia 30, será divulgado o resultado e os selecionados poderão fazer as matrículas de 1º a 7 de fevereiro.


Para realizar a inscrição no Sisu é necessário que o candidato tenha participado da edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 


O candidato que não for selecionado na chamada regular, poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. 


Anote aí:


- Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.

- Resultado: 30 de janeiro de 2024.

- Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.

- Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.



VEREADOR NEY CONQUISTA TRATOR E ARADO PARA COMUNIDADE DO SÍTIO, EM PORTEIRINHA

O tempo de chuva, a terra molhada e um trator novinho com arado para trabalhar para as famílias agricultoras da região. Essa é a realidade que está aquecendo o coração do povo da comunidade do Sítio, em Porteirinha, graças à articulação política do vereador Waldiney Batista, mais conhecido como Ney da Farmácia para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais.

Ney conquistou esse trator graças à Gleide Andrade, do Partido dos Trabalhadores, em parceria com a deputada estadual Leninha, além do apoio do ex-prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista. No total, a conquista é de mais de 265 mil reais. 

A celebração da entrega acontecerá no próximo dia 12, sexta-feira, no Centro Comunitário da comunidade do Sítio, a partir das 17h.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

APÓS PERÍODO DE ESTIAGEM, CHUVAS RETORNAM AO NORTE DE MINAS


Crédito: Defesa Civil de Mato Verde

( Por Luiz Ribeiro) Depois de enfrentar uma estiagem de quase 11 meses, considerada a pior da história, o Norte de Minas teve o retorno das chuvas no início deste mês. No extremo Norte do estado, uma das áreas mais castigadas pela seca, o retorno da temporada chuvosa foi comemorada, mas, na madrugada e manhã desta segunda-feira (8/1), temporais chegaram a provocar transtornos nos municípios de Porteirinha, Mato Verde, Monte Azul e Espinosa.

 

Por causa de uma enchente no Rio Pequeno, o trânsito ficou interrompido em um ponto da MGC 122, a três quilômetros de Monte Azul, entre a 8h e ao meio-dia. Em Espinosa, Mato Verde e Porteirinha, houve inundações de ruas.


O coordenador municipal de Defesa Civil de Monte Azul, Robson Fernandes, disse que os estragos dos temporais foram pequenos. “Para nós aqui, mais do que problema, a chuva sempre é solução”, afirmou Fernandes.

 

Ele salientou que a expectativa é que as precipitações continuem para a recuperação do volume dos dois principais reservatórios que abastecem a população de Monte Azul: as barragens de Angical (que ainda está com 30% de sua capacidade) e de Cana Brava, que, até o fim de dezembro, estava praticamente seca. 


Via Estado de Minas ( Leia a matéria completa AQUI )