segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

MAIS AGROECOLOGIA: ACEBEV ASSINA CONVÊNIO COM FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL


No último dia 13 de dezembro, a Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) assinou um convênio com a Fundação Banco do Brasil (FBB) para implantação do projeto: “Agroecológicos – saúde para as pessoas e para o meio ambiente”. A solenidade da assinatura deste convênio aconteceu na sede da entidade e contou com a presença dos associados, de diversos parceiros e autoridades, além da religiosa Amônica Porcina de Barros, fundadora da entidade e carinhosamente conhecida como Irmã Mônica.

Práticas e pesquisas em todo mundo tem comprovado que a agroecologia é o caminho possível para sustentabilidade econômica, social e ambiental. Em Porteirinha, a ACEBEV trabalha há muitos anos nesta linha e agora, com mais essa parceria da Fundação Banco do Brasil, vai ajudar a fortalecer ainda mais essas ações.

A proposta do projeto contempla a compra de um veículo, um mini-trator e implementos agrícolas que vão contribuir com o processo produtivo da Área de Boas Práticas da ACEBEV, na comunidade rural da Gangorra, zona rural do município. No local, a entidade tem implementado diversas tecnologias sustentáveis como bioconstruções, sanitários compostáveis, produção agroecológica, manejo orgânico, além de criação de pequenos animais e barraginhas de contenção de água da chuva para fortalecimento do lençol freático, entre outros.

O gerente da agência do Banco do Brasil de Porteirinha, o Sr. Álvaro Leite, esteve presente e falou da grande contribuição da Fundação do Banco do Brasil em toda região. Falou também sobre a confiança e a alegria da instituição em participar de mais um projeto que contribui com o desenvolvimento sustentável da região.

Durante a reunião, também participaram diversas pessoas que deram depoimentos sobre a importância das ações da ACEBEV. O engenheiro agrônomo Jorge Cantuária, que também é vice-presidente da entidade, falou sobre as estratégias do projeto e o quanto esses investimentos vão fortalecer as ações agroecológicas na Área de Boas Práticas da Associação.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

ACEBEV APROVA PROJETO DE AGROECOLOGIA NA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL


Práticas e pesquisas em todo mundo tem comprovado que a agroecologia é o caminho possível para sustentabilidade econômica, social e ambiental. Em Porteirinha, a Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) trabalha há muitos anos nesta linha e agora, ganhou um grande parceiro que vai ajudar a fortalecer essas ações. Foi aprovado junto à Fundação Banco do Brasil o projeto: “Agroecológicos – saúde para as pessoas e para o meio ambiente”. A solenidade da assinatura deste convênio acontecerá no próximo dia 13 de dezembro, às 14h, na sede da entidade, localizada na rua Belo Horizonte, nª 635 A- centro, em Porteirinha.

A proposta do projeto contempla a compra de um veículo, um mini-trator e implementos agrícolas que vão contribuir com o processo produtivo da Área de Boas Práticas da ACEBEV, na comunidade rural da Gangorra, zona rural do município. No local, a entidade tem implementado diversas tecnologias sustentáveis como bioconstruções, sanitários compostáveis, produção agroecológica, manejo orgânico, além de criação de pequenos animais e barraginhas de contenção de água da chuva para fortalecimento do lençol freático, entre outros.

A ACEBEV é uma organização social que possui cerca de 20 anos de serviços prestados à população, com conscientização e terapias naturais que contribuem para a saúde complementar e qualidade de vida das pessoas.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

A PEDRA DO GÊNERO | Por Damião Cordeiro

Tudo azul, sem pecado e sem juízo, dois passarinhos cantam pra esse amor’’ 1985 - Baby/Pepeu

Às luxúrias fogosas de dois tico-ticões do mesmo gênero deus deu asa. Então, sem as decretadas penas, bico com bico não pagam fartos incêndios tantos. E assim, nessa Catedral de amor, esses dois insaciáveis passarinhos, abundantemente, fazem bastantes tico-tiquinhos no fubá.

[ Este texto foi originalmente publicado na 3ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. ]

COLUNA VERTEBRAL | Por Didi Borborema

- Antecipar a decepção é quase sempre pior que a própria decepção.

- Se eu me amo, como posso te odiar? Se eu não me amo, como posso te amar?

-  A alegria é diferente da euforia.

- Necessitamos uns dos outros para sermos nós mesmos.

- O modo como falamos com alguém é tão importante quanto o que estamos tentando dizer.

- Os loucos e doidos vivem mais e melhor porque não têm as preocupações dos normais.

- A presença dos sonhos transformam miseráveis em reis e a ausência dos sonhos transformam milionários em mendigos.

- Ninguém condena mais do que a própria consciência.

- Mais do que pelas palavras, os pais devem educar os seus filhos por seu exemplo de vida.

- O homem é o único animal que tropeça na mesma pedra mais de uma vez.

- A fé é a maior força do universo, somente ela é capaz de abrandar os ferimentos visíveis e aqueles que não podemos enxergar.

- Muitas vezes temos tudo aquilo que queremos, mas não o que necessitamos.

- Perdoar é não deixar as feridas do passado envenenarem e contaminar o presente.

- O rosto revela o que se passa em nosso coração.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Irmã Mônica completa 25 anos de serviço por Porteirinha e região

Foi em 1992 que ela chegou por aqui. De lá para cá, muito caminho foi percorrido e muitas boas histórias construídas. A religiosa Porcina Amônica de Barros, mais conhecida como Irmã Mônica, é da Congregação Filhas de Jesus e possui mais de 50 anos de consagração. Nasceu em Dores de Turvo-MG, no ano de 1940. Antes de chegar em Porteirinha já realizava ações  sociais de acordo com o carisma de sua vocação, mas foi quando ela chegou aqui que firmou em um trabalho sólido que envolveu a comunidade, criou raízes e hoje é referencia não só na região, mas por todo lugar.

Em 1998, a Irmã Mônica fundou a ACEBEV (Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida),  uma entidade  formada por dezenas de associados que contribui com as ações sociais e, ao mesmo tempo, coloca em prática as ideias inovadoras da religiosa. Além do atendimento com terapias naturais, baseado na saúde complementar (iridologia, geoterapia, massoterapia, bioenergética, etc), produção de remédios naturais (homeopatias, fitoterápicos, entre outros), as construções com materiais naturais (bioconstruções) na Gangorra ( Área de Boas Práticas da ACEBEV) têm sido grande destaque na região. 

Cidadã honorária da cidade, ela realiza palestras, oficinas e faz parte de movimentos populares. Acompanha grupos de adolescentes, já auxiliou diversas famílias e grupos comunitários a formarem empreendimentos de geração de renda e possui um importante trabalho de preservação e conscientização ambiental. Em 2003, ela escreveu um livro onde partilha saberes, receitas naturais e dicas de cuidados com a saúde. Já viajou para a África por duas vezes, fez trabalhos na Amazônia, apareceu em inúmeros programas de televisão, recebeu artistas e famosos em Porteirinha, mas apesar de tudo isso, continua cuidando com a mesma simplicidade das coisas que promovem envolvimento e mais qualidade de vida para as pessoas, principalmente, as que mais precisam. 


[ Este texto foi originalmente publicado na 3ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. ]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com