quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Produtores de leite de Porteirinha aprendem técnicas de terraceamento

Produtores de leite da Comunidade de Tanque e adjacências, município de Porteirinha, participantes do Programa de Assistência Técnica Gerencial - ATeG,  fizeram o curso Operação de Trator Agrícola com Arado na Construção de Terraços, promovido pelo Sistema Faemg / Senar Minas, realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha.

Segundo o instrutor Eugênio José da Silveira, a turma teve um diferencial por estar participando do ATeG. Todos já possuem os conhecimentos sobre a importância dos terraceamentos para alimentação do lençol freático e conservação do solo, mas agora estão buscando conservar e preservar os recursos que possuem no solo de suas propriedades. Para isso, buscaram aprender as técnicas de construção de terraços em nível, que têm por finalidade fazer com que a água da chuva não escoe pelo solo provocando erosão.

“Na agricultura, os terraceamentos desempenham um importante papel. O agricultor aproveita melhor o terreno e diminui problemas, como a erosão, pois a técnica aplicada facilita a infiltração da água da chuva. E isso ajuda a manter a umidade no solo por maior tempo, dando vida ao mesmo, pois a umidade faz com que a biologia do solo funcione corretamente. Temos assim os insetos, fungos e bactérias que favorecem positivamente na dinâmica do solo. Além disso, ajudam a controlar a velocidade das águas pluviais, minimizando a perda de minerais. Algo que se traduz em melhorias significativas para a produção agrícola, sem danos ao meio ambiente. Essa prática gera sustentabilidade, pois promove ganhos ambientais e econômicos, o que se reflete também nas melhorias sociais", detalha o instrutor.

Geraldo da Silveira, proprietário da fazenda onde foi realizado o curso, achou as orientações muito importantes para ele e os colegas, pois aprenderam a construir os terraceamentos que ajudam na drenagem e contenção da água, o que vai favorecer o plantio de forrageiras, dando melhor qualidade à alimentação do gado e, por consequência, melhor qualidade do leite. Ele diz que o costume era deixar a água ir embora, mas “agora sabemos como fazer a contenção dessa água, que vai abastecer e manter o lençol freático, ajudando também a preservar o meio ambiente”.

Outro participante, Wanderson dos Santos Pereira, da comunidade de Lagoinha, também achou o curso muito proveitoso. Ele disse que o terraceamento vai ser uma solução na sua propriedade. "Hoje toda água da chuva vai embora. Agora com as orientações e técnicas que aprendi no curso, posso trabalhar minha terra para que a água possa ficar no terreno, assim melhorando o nosso lençol freático. Gostei muito do instrutor Eugênio. Ele é muito paciente com os  alunos e muito claro nas explicações, tirando todas as nossas dúvidas. Quero agradecer ao Senar por estar sempre trazendo conhecimento para nós produtores e trabalhadores rurais", finalizou.

Por Cecília Oliveira
ASCOM SENAR MINAS


quarta-feira, 2 de outubro de 2019

STR DE RIACHO DOS MACHADOS E APODEN REALIZAM CAVALGADA E SORTEIO DE PRÊMIOS


Uma moto Bros e diversos outros prêmios foram sorteados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Riacho dos Machados e Apoden neste último domingo, dia 29 de setembro, na Fazenda Lourenço.

Os sorteios aconteceram durante a grande festa da 3ª Cavalgada e Show de Prêmios, evento beneficente em prol da Apoden, entidade que ampara as pessoas com deficiência na região.

Segundo Joeliza Aparecida, presidente do STR, "foi muito gratificante realizar mais uma edição desse importante evento que além de promover a solidariedade, valoriza a cultura do povo do campo". E completou: "agradeço a todos os colaboradores, diretores da entidade, parceiros, cavaleiros e público em geral que participou, em especial à Família Lourenço que cedeu o espaço da fazenda para que pudéssemos fazer o evento." 

Além de representar os trabalhadores rurais do município na defesa dos direitos, o STR de Riacho dos Machados é conhecido em toda  região pela luta pelo meio ambiente, pelos direitos das mulheres, pela agroecologia, economia solidária e diversas outras causas sociais. 

Confira abaixo os ganhadores da 3ª Cavalgada e Show de Prêmios:
  • 01 Moto Bros - Maria dos Anjos Ferreira Silva
  • 01 Tanquinho - Gildo Costa 
  • 01 Furadeira - Terezinha de Fátima
  • 01 Ventilador - Geraldo Soares Aguiar
  • 01 Liquidificador - Lucas Mikael