quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Produtores de leite de Porteirinha aprendem técnicas de terraceamento

Produtores de leite da Comunidade de Tanque e adjacências, município de Porteirinha, participantes do Programa de Assistência Técnica Gerencial - ATeG,  fizeram o curso Operação de Trator Agrícola com Arado na Construção de Terraços, promovido pelo Sistema Faemg / Senar Minas, realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha.

Segundo o instrutor Eugênio José da Silveira, a turma teve um diferencial por estar participando do ATeG. Todos já possuem os conhecimentos sobre a importância dos terraceamentos para alimentação do lençol freático e conservação do solo, mas agora estão buscando conservar e preservar os recursos que possuem no solo de suas propriedades. Para isso, buscaram aprender as técnicas de construção de terraços em nível, que têm por finalidade fazer com que a água da chuva não escoe pelo solo provocando erosão.

“Na agricultura, os terraceamentos desempenham um importante papel. O agricultor aproveita melhor o terreno e diminui problemas, como a erosão, pois a técnica aplicada facilita a infiltração da água da chuva. E isso ajuda a manter a umidade no solo por maior tempo, dando vida ao mesmo, pois a umidade faz com que a biologia do solo funcione corretamente. Temos assim os insetos, fungos e bactérias que favorecem positivamente na dinâmica do solo. Além disso, ajudam a controlar a velocidade das águas pluviais, minimizando a perda de minerais. Algo que se traduz em melhorias significativas para a produção agrícola, sem danos ao meio ambiente. Essa prática gera sustentabilidade, pois promove ganhos ambientais e econômicos, o que se reflete também nas melhorias sociais", detalha o instrutor.

Geraldo da Silveira, proprietário da fazenda onde foi realizado o curso, achou as orientações muito importantes para ele e os colegas, pois aprenderam a construir os terraceamentos que ajudam na drenagem e contenção da água, o que vai favorecer o plantio de forrageiras, dando melhor qualidade à alimentação do gado e, por consequência, melhor qualidade do leite. Ele diz que o costume era deixar a água ir embora, mas “agora sabemos como fazer a contenção dessa água, que vai abastecer e manter o lençol freático, ajudando também a preservar o meio ambiente”.

Outro participante, Wanderson dos Santos Pereira, da comunidade de Lagoinha, também achou o curso muito proveitoso. Ele disse que o terraceamento vai ser uma solução na sua propriedade. "Hoje toda água da chuva vai embora. Agora com as orientações e técnicas que aprendi no curso, posso trabalhar minha terra para que a água possa ficar no terreno, assim melhorando o nosso lençol freático. Gostei muito do instrutor Eugênio. Ele é muito paciente com os  alunos e muito claro nas explicações, tirando todas as nossas dúvidas. Quero agradecer ao Senar por estar sempre trazendo conhecimento para nós produtores e trabalhadores rurais", finalizou.

Por Cecília Oliveira
ASCOM SENAR MINAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário