terça-feira, 28 de julho de 2020

ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA SÃO CONVIDADOS PARA PARTICIPAREM DO PROJETO “CRIE O IMPOSSÍVEL”

Jacqueline de Oliveira acredita
no poder da educação para
transformação social
A professora Jacqueline de Oliveira, da E.E. Miguel José da Cunha, de Porteirinha/MG, é uma das inúmeras voluntárias que acreditam na força e no poder de transformação do projeto Crie o Impossível, uma aula especial direcionada aos alunos das escolas públicas de todo Brasil. O evento é gratuito e acontecerá na próxima quinta-feira, dia 30, a partir das 16h. FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI.

Professora da E.E. Miguel José da
Cunha, em Porteirinha/MG
Neste ano, o evento será online em razão da situação de pandemia e o tema será: “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”.  Segundo a professora, “o objetivo é ser a aula mais inspiradora da vida do aluno de escola pública. Por meio do exemplo de trajetórias incríveis, o Crie o Impossível mostra que é possível empreender a própria história.”

O projeto é uma iniciativa da ONG Embaixadores da Educação e é a maior sala de aula a céu aberto para alunos de escolas públicas do país.  

“Incentive seus filhos, alunos e amigos a participarem desse evento incrível e impactante. E não deixe de fazer também a sua inscrição”, convidou a professora por meio de suas redes sociais.

O evento já acontece há dois anos. As outras edições foram realizadas no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte e nessa 3ª edição acontecerá de forma totalmente virtual. Para participar basta acessar o site www.crieoimpossivel.com.br e fazer a inscrição gratuitamente. 

HOSPITAL REGIONAL COMUNICA ALTA DE 4 PACIENTES QUE ESTAVAM INTERNADOS NA ÁREA COVID



É com muita alegria que o Hospital Regional de Janaúba comunica a alta de 04 pacientes hoje (27), que estavam internados na área covid.

O primeiro paciente foi o Sr. Eduardo de Amparo Lima, de 53 anos, munícipe de Janaúba, que foi diagnosticado positivo pela covid-19 após a realização do teste rápido. Sendo admitido neste Hospital no dia 11 de Julho, sendo internado inicialmente na enfermaria, transferido para a UTI, intubado no dia 17 de julho e extubado no dia 22 de julho, ficando sob cuidados e observação médica até a data de hoje.

O segundo paciente foi o Sr. Adilson Guimarães Correia, de 73 anos, munícipe de Janaúba,

que foi diagnosticado positivo pela covid-19 após a realização do teste rápido. Sendo admitido neste Hospital no dia 21 de Julho, permanecendo na enfermaria sob cuidados e observação médica até a data de hoje.

A terceira paciente foi a Sra. Ana Rosa de Araújo, de 79 anos, munícipe de Janaúba, que foi diagnosticada positivo pela covid-19 após a realização do teste rápido. Sendo admitida neste Hospital no dia 20 de Julho, permanecendo na enfermaria sob cuidados e observação médica até a data de hoje.

O quarto paciente foi o Sr. Márcio da Silva Ribeiro, de 35 anos, munícipe de Janaúba, que foi
diagnosticado positivo pela covid-19 após a realização do teste rápido. Sendo admitido neste Hospital no dia 23 de Julho, permanecendo na enfermaria sob cuidados e observação médica 
até a data de hoje.

O Hospital Regional de Janaúba se orgulha da sua equipe, que vem se empenhando cada vez mais e salvando vidas diariamente!


quarta-feira, 15 de julho de 2020

MÃE DE MARIA ESTHER AGRADECE SOLIDARIEDADE E ENCERRA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO



Na manhã desta quarta-feira, dia 15, Rosimeire de Melo, mãe da bebezinha Maria Ester, gravou um vídeo muito emocionada e cheia de gratidão pela  solidariedade de todos que se comoveram e contribuíram com a campanha para arrecadação de fundos em prol da saúde de sua filha. Além de agradecer, ela encerrou a campanha e informou que já conseguiu os recursos necessários para o tratamento.

Maria Ester tem apenas 1 mês de vida e precisa passar por uma importante cirurgia por causa de um problema de saúde, diagnosticado como displásico multicístico. Sem ter outra saída, Rosemeire havia escrito uma mensagem fazendo um apelo para arrecadação dos R$ 8 mil reais referentes aos custos da cirurgia. A mensagem viralizou e a comoção foi geral. Muitas pessoas compartilharam o pedido da mãe e fizeram a contribuição. A Prefeitura também procurou Rosemeire e informou que arcará com a cirurgia.

Diante disso e chorando muito de gratidão, Rosemeire agradeceu e disse que toda a arrecadação será utilizada em prol da saúde da filha, pois além da cirurgia, tem muitos gastos com viagens, médicos especialistas, medicamentos, etc.

“Queria agradecer cada um de vocês, que Deus abençoe muito, muito... esse choro dessa mãe agora, não é um choro de desespero  mas é um choro de alegria da gente ter alcançado essa meta”, falou emocionada.

CONFIRA O VÍDEO  DE AGRADECIMENTO: 






Visite as redes sociais da Folha de Porteirinha e Região:




terça-feira, 14 de julho de 2020

PARTICIPE DA CORRENTE DE SOLIDARIEDADE PARA AJUDAR A BEBÊ MARIA ESTHER


Confira abaixo o apelo da porteirinhense Rosimeire de Melo, mãe de Maria Ester, uma bebezinha de apenas 1 mês de vida que precisa passar por uma importante cirurgia por causa de um problema de saúde diagnosticado como displásico multicístico. Infelizmente as cirurgias eletivas estão suspensas pelo Governo do Estado devido à pandemia e a Secretaria Municipal de Saúde de Porteirinha não tem autorização para realizar o procedimento. Por isso, a bebezinha precisa com urgência da solidariedade de todos!

Confira abaixo a mensagem da mãe:

Oi gente, meu nome é Rosimeire de Melo, sou moradora da zona rural do município de Porteirinha. Tenho uma filha de um mês e alguns dias,
seu nome é Maria Esther, uma filha muito amada e esperada.

Mas a vida nos prega peças e no dia 09 de julho fomos surpreendidos com uma notícia triste que nos abalou profundamente.

Maria Esther foi diagnosticada  com displásico multicístico e precisa de uma cirurgia urgente para retirar seu rim.

O valor para custear o tratamento é de 8.000,00 (sendo 6 mil do médico e anestesista e 2 mil do hospital).

Acontece que infelizmente não temos esse valor. E agradeceria muito se você pudesse contribuir com uma doação e compartilhar a campanha com o seu círculo de amigos, familiares e conhecidos. Sei que nem sempre é fácil doar, mas a doação de qualquer valor nos ajuda a chegar mais perto da meta! Se tiver alguma pergunta, terei satisfação em responder.

Contas para doações:
Banco Bradesco
Ag: 804
C/c: 0015215-3
Jorge Mendes Silva

Caixa Econômica Federal
Ag:937
C/p: 25473-4
Op: 013
Rosimeire de Melo

Que Deus te abençoe. Agradeço a todas pela ajuda e orações!





Visite as redes sociais da Folha de Porteirinha e Região:




domingo, 12 de julho de 2020

PARA HONRAR TRADIÇÃO, DISTRITO DE PACIÊNCIA CELEBRA A FESTA DO DIVINO DE UM JEITO DIFERENTE

As ruas estariam enfeitadas, a igreja lotada, haveria muita alegria na comunidade e intensa animação para receber visitantes e celebrar a Festa Tradicional do Divino Espírito Santo em Paciência... se não estivéssemos em 2020, em plena situação de pandemia devido ao coronavírus. Neste ano, os moradores precisaram guardar a saudade no coração para celebrar a festividade de um jeito diferenciado, sem aglomerações, sem hasteamento da bandeira, sem desfile, sem convidados, mas com muita fé, criatividade e cuidados.

A festa começou no dia 03 de julho com uma alvorada bem diferente. Nas ruas, ao invés de muitas pessoas animadas e um café da manhã comunitário, só um carro com um motorista passava pelas vias tocando músicas do Divino. Uma pessoa bateu o sino, outra soltou fogos e todas as demais ficaram em casa, escutando as músicas da rua com o coração em oração e pedindo as bênçãos de Deus e saúde para todos.

Nos dias de novena, os organizadores conseguiram um jeito para fazer a comunidade participar: passaram a transmitir todas as celebrações pela internet, através da conta do instagram @igrejapaciencia. Assim, grande parte dos fiéis pôde acompanhar de longe para que na Igreja ficasse apenas um número reduzido de pessoas. Participaram presencialmente só pessoas da própria comunidade, sem celebrantes de fora e respeitando todas as orientações para evitar a propagação do novo coronavírus: álcool em gel, uso obrigatório de máscara, só dois fiéis por banco, entre outros cuidados.

Neste último domingo, dia 12, na finalização da festa, uma carreata substituiu a tradicional procissão. Ao invés de enfeites nas ruas, cada casa providenciou a sua própria decoração na porta. Os carros foram ornamentados com as bandeiras e a celebração aconteceu ao ar livre, em cima de um caminhão.

Segundo Vanildo Mendes, morador da comunidade e um dos organizadores do evento,
tudo foi feito de forma a garantir a segurança dos fiéis sem deixar de lado a manifestação de fé. “Esse ano tivemos uma festa diferente de todas que nós já fizemos e provavelmente diferente de todas que ainda vamos viver”, desabafou. Tudo para não deixar de celebrar o Divino na comunidade, considerado por todos como a festa mais bela de toda região.

Agora, além das fotos antigas e depoimentos dos mais velhos, as imagens da Festa de 2020 que mostram as pessoas de máscaras e tantas limitações ficarão marcadas na memória e ajudarão a contar para as futuras gerações, parte da história dessa manifestação cultural durante esse tempo de pandemia mundial.

SAIBA MAIS: Paciência é um distrito de Porteirinha. A tradicional festa acontece ininterruptamente há 52 anos e é registrada junto ao IEPHA de Minas Gerais como Patrimônio Imaterial, o que faz com que além da manifestação de fé, seja também reconhecidamente como parte da identidade da cultura local. Há indícios que a festa ocorra desde 1832 no antigo Distrito de São José do Gorutuba. Aproximadamente em 1968, quando aconteceu a desapropriação por causa da construção da Barragem do Bico da Pedra, muitas famílias que ali moravam foram para Paciência e continuaram com a Festa do Divino.

Texto por Folha de Porteirinha e Região / Helen Borborema
Fotos divulgadas no Instagram @igrejapaciencia


Visite nossas redes sociais:

segunda-feira, 6 de julho de 2020

SINDICATO DISTRIBUI ÁLCOOL EM GEL PARA AGRICULTORES DE PORTEIRINHA



Agricultores recebendo álcool gel no STR
Nesta segunda-feira, dia 06, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha começou a distribuição de álcool em gel para os agricultores que agendaram previamente o atendimento na sede da entidade. A entrega do álcool tem como objetivo contribuir com a proteção das famílias e conscientizar a todos sobre a importância da prevenção para evitar a propagação do coronavírus.


Ao todo são 45 litros de álcool em gel 70º, conseguidos graças à parceria do STR com o Campus de Salinas do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG).

Os álcoois foram distribuídos em recipientes seguros e customizados com mensagem de conscientização. A ideia é que as famílias agricultoras possam levar o álcool na bolsa para limpar as mãos sempre que necessário, principalmente quando estiverem na rua.
Álcool gel distribuído para agricultores

Para evitar aglomeração, o Sindicato está trabalhando internamente e com atendimentos previamente agendados. O sócio que tiver necessidade, pode agendar com antecedência pelos telefones (38) 3831-1403 fixo / 99943-7079 Vivo / 99133-3548 Tim .

Segundo o Sindicato e todos os órgãos responsáveis pela saúde pública, a orientação é que todos fiquem em casa, mas se realmente for necessário, que ao sair, use máscara no rosto e álcool em gel para higienização sempre que preciso.

Texto por Folha de Porteirinha e Região
Fotos por Ana Maria e Maria Helena


Visite nossas redes sociais:


Apoio cultural:









quinta-feira, 2 de julho de 2020

Espinosa: Secretaria de Saúde confirma que 32 colaboradores do hospital municipal testaram positivo para coronavírus




Por Michelly Oda, G1 Grande Minas
A secretaria de Saúde de Espinosa confirmou que 32 colaboradores da Fundação Hospitalar do Município de Espinosa (FHUMESP) testaram positivo para Covid-19.

Inicialmente, duas técnicas de enfermagem da unidade apresentaram sintomas e foram submetidas a exames. O diagnóstico foi feito por teste rápido. (Veja vídeo abaixo do secretário de Saúde falando sobre a testagem).

“Para segurança de todos os profissionais do hospital e da população que é atendida, a secretaria de Saúde junto com a coordenação da FHUMESP decidiu pela testagem de todos os profissionais e servidores”, fala Paulo Mozart, secretário de Saúde.

Os colaboradores que testaram positivo, com ou sem sintomas, estão afastados e seguem sendo acompanhados pelo município.

A FHUMESP tem 122 colaboradores e, pela pactuação, atende a população de Espinosa. Mas por se tratar de uma unidade de saúde “portas abertas” atende a qualquer pessoa que chegar procurando por assistência. Os casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 são encaminhados para o Hospital Regional de Janaúba.

Laboratório da Unimontes já pode começar a fazer testes de Covid-19

Laboratório existe desde 2006 - Foto: Christiano Jilvan/Unimontes
Por Michelly Oda, G1 Grande Minas 

O Laboratório de Pesquisa em Saúde (LPS), do Hospital Universitário Clemente de Faria da Universidade Estadual de Montes Claros (HUCF/Unimontes), já pode começar a realizar os testes de coronavírus.

Antes, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros enviava três vezes por semana as amostras do Norte de MG para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Segundo a SRS, o laboratório começa a funcionar nesta quarta-feira (1º).

A Unimontes informou que a última etapa para o início dos trabalhos foi cumprida nesta segunda-feira (29). A Funed emitiu parecer atestando a validação das amostras analisadas pelo LPS e que já haviam sido testadas pela Funed. Os resultados positivos e negativos tiveram 100% de concordância.

Laboratório da Unimontes é credenciado para testes da Covid-19
O Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde, que existe desde 2006, é considerado de excelência e está vinculado ao mestrado e ao doutorado em Ciências da Saúde. A equipe que atua no local é formada por pesquisadores, alunos, servidores e a gestão superior.