quinta-feira, 2 de julho de 2020

Laboratório da Unimontes já pode começar a fazer testes de Covid-19

Laboratório existe desde 2006 - Foto: Christiano Jilvan/Unimontes
Por Michelly Oda, G1 Grande Minas 

O Laboratório de Pesquisa em Saúde (LPS), do Hospital Universitário Clemente de Faria da Universidade Estadual de Montes Claros (HUCF/Unimontes), já pode começar a realizar os testes de coronavírus.

Antes, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros enviava três vezes por semana as amostras do Norte de MG para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Segundo a SRS, o laboratório começa a funcionar nesta quarta-feira (1º).

A Unimontes informou que a última etapa para o início dos trabalhos foi cumprida nesta segunda-feira (29). A Funed emitiu parecer atestando a validação das amostras analisadas pelo LPS e que já haviam sido testadas pela Funed. Os resultados positivos e negativos tiveram 100% de concordância.

Laboratório da Unimontes é credenciado para testes da Covid-19
O Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde, que existe desde 2006, é considerado de excelência e está vinculado ao mestrado e ao doutorado em Ciências da Saúde. A equipe que atua no local é formada por pesquisadores, alunos, servidores e a gestão superior.


Empresas e o poder público contribuíram com equipamentos e insumos para que o LPS pudesse funcionar.

O coordenador do laboratório, professor André Luiz Sena, afirmou que o número de exames realizados por dia vai depender da demanda da Superintendência Regional de Saúde (SRS). Os resultados são inseridos no Gerenciador de Ambiente Laboratorial, sistema unificado e que é acessado pelas autoridades sanitárias.

Em 31 de março, o professor André Luiz Sena explicou ao G1 que a Unimontes fez a solicitação à Fundação Ezequiel Dias de credenciamento para a realização dos exames. Isso foi possível a partir da concorrência emergencial aberta pela Funed para habilitação dos laboratórios em testes do Covid-19. Em 2 de abril, o resultado da habilitação foi divulgado pela fundação.

“Somos um laboratório voltado para a pesquisa e não para o diagnóstico, por isso, teremos que contar com o know-how e experiência da Funed. Todos os professores, em diferentes áreas do conhecimento, estão mobilizados”, disse na época.

A SRS explicou que nesta semana, o laboratório receberá amostras dos hospitais Aroldo Tourinho, Universitário Clemente de Faria e Dílson Godinho, além da Policlínica do Alto São João. A partir da próxima semana, receberá amostras dos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas, jurisdicionados às regionais de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora.

De acordo com a Funed, 12 instituições públicas estão habilitadas para realizar os testes do novo coronavírus em MG: Laboratório de Pesquisa em Saúde do Hospital Universitário, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG) da própria Funed; quatro parceiros que trabalham de forma integrada com a Funed (Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Hemominas, Fiocruz/MG e Laboratório Federal de Defesa Agropecuária); cinco universidades: Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal de São João Del-Rey e o laboratório municipal da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas.


-----------

Visite nossas redes sociais:

Apoio cultural:






Nenhum comentário:

Postar um comentário