terça-feira, 31 de janeiro de 2017

REFERÊNCIA EM AGROECOLOGIA: Admiradores, amigos e familiares se despedem de Elei

Nascida na comunidade rural Curral Velho, município de Porteirinha, Elei Nogueira Souza, uma mulher alegre, solidária e muito trabalhadora se destacou como uma das referências da agroecologia no país. No último dia 22 de janeiro, ela faleceu em Montes Claros, onde estava internada cuidando de sua saúde, causando assim uma grande comoção entre familiares, amigos, colegas e admiradores. 

A casa de sua família no Assentamento Americana, município de Grão Mogol, recebeu nos últimos anos visita de milhares de pessoas, entre estudantes, pesquisadores, agricultores e técnicos que passaram para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Grupo Extrativista do Cerrado, incluindo centenas de pessoas vindas de outros países da América Latina, África, Ásia e Europa. Elei era casada com Aparecido Alves de Souza, atual presidente da Cooperativa Grande Sertão, nascido na comunidade do Touro, hoje, município de Serranópolis de Minas, com quem teve 3 filhos: Mírian, Mariana e Elias. 

Carlos Dayrell, diretor e pesquisador do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM), fez um depoimento emocionado sobre a importância de Elei: “Se demorou muitos anos para que a agroecologia se tornasse reconhecida como uma opção estratégica para o desenvolvimento da agricultura familiar e para a sustentabilidade da sociedade brasileira, demorou também o reconhecimento do papel das mulheres nesta construção. Elei é para todos nós um símbolo desta construção que é reconhecida por todos que a conheceram”, afirmou. Para Nilton César, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha, ‘’Elei fez história e será lembrada por muitos anos pela mulher guerreira e cheia de sabedoria que ela foi.’’

Elei participou da fundação do Grupo Agroextrativista do Cerrado. Ela também era sócia-diretora do CAA-NM, líder comunitária, associada à Cooperativa Grande Sertão, contribuiu com o STR de Porteirinha e foi parceira da Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida – ACEBEV. Seu trabalho chegou a ser registrado pela reportagem especial do Globo Rural sobre sementes crioulas e também divulgado em diversos países por meio do documentário Brasil Orgânico. 


[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes.]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário