terça-feira, 24 de setembro de 2019

Produtores de Porteirinha conquistam prêmios em concurso nacional de queijos

Dois produtores de Porteirinha conquistaram medalhas de prata e bronze na 5ª edição do Prêmio Queijo Brasil, o mais importante concurso de queijo artesanal do país. A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira (20) em Florianópolis (SC), e contou com 718 queijos inscritos.

O queijo artesanal produzido por Maria da Saúde Oliveira conquistou a medalha de prata, e Everson Pereira com o requeijão do Toko, ficou com o bronze.  A conquista representa uma vitória para todos os produtores de queijo da Serra Geral, por um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014, por meio de uma parceria entre o Sebrae Minas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura, Emater, Aciport, entre outros parceiros.

Produtora de queijo há 45 anos, Dona Saúde, como é conhecida na região, comemora a conquista e já pensa em novos prêmios. “Estou muito feliz e orgulhosa por essa conquista, principalmente, pelo reconhecimento nacional. Essa medalha nos incentiva a continuar trabalhando para melhorar e buscar a medalha de ouro. Voltamos com a medalha de prata e também com aprendizado e experiência, que irão nos ajudar a melhorar cada dia mais nosso produto,” comemora.


Everson Pereira também comemora a medalha de bronze conquistada com o requeijão moreno feito em barras, conhecido como requeijão do Toko.“Estou muito feliz, foi uma experiência única. É muito gratificante ver nosso trabalho reconhecido e saber que estamos entres os melhores dos país. Essa não é uma vitória minha, mas de toda a Serra Geral, Norte de Minas e de todos que nos apoiaram na melhoria do nosso trabalho. Vamos continuar aperfeiçoando sempre com muita dedicação e amor pelo que fazemos. Essa é minha receita”, ressalta.

Valorização da região

“Essa premiação vem coroar um trabalho de mais de quatro anos que o Sebrae e parceiros vem fazendo com os produtores de queijo da Serra Geral. Eles já trabalhavam há muitos anos, mas sem a valorização e normatização devida. Fizemos visitas à Serra da Canastra para entender como eles fizeram a regularização dos queijos e, a partir daí, desenvolvemos várias ações na busca de reconhecimento e boas práticas de fabricação. A produção de queijo é uma grande fonte de geração de emprego e renda na região e essa conquista vai incentivar ainda mais os produtores”, afirma o analista do Sebrae Minas Jadilson Borges.

Por Cida Santana / ASCOM Sebrae

terça-feira, 17 de setembro de 2019

IBGE REALIZARÁ REUNIÃO EM PORTEIRINHA PARA PREPARAÇÃO DO CENSO DEMOGRÁFICO NO MUNICÍPIO

Nesta quarta-feira, dia 18, às 09h30, será realizada a primeira reunião comunitária para planejar a realização do Censo 2020 em Porteirinha. O evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) acontecerá na Câmara Municipal e contará com a participação de lideranças, autoridades e representantes da comunidade em geral.

O objetivo da reunião é dar transparência às ações empreendidas pelo IBGE no município, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados.

Segundo Erico Brito, do IBGE em Janaúba, apesar da pesquisa ser iniciada em agosto de 2020, os preparativos começam desde já em todo Brasil para garantir a qualidade dos trabalhos e resultados. Segundo ele, nesta primeira reunião serão apresentados os mapas municipais que auxiliarão a coleta de dados, a metodologia aplica na pesquisa, será mostrada ferramenta IBGE Educa destinado a professores e alunos, será feita explicação sobre processo seletivo para contratação de pessoal, além das necessidades de apoio para o posto de coleta, tais como cessão de espaço e internet e apoio para a equipe de recenseadores e supervisores, entre outros.

Em agosto de 2020 próximo o IBGE iniciará o Censo Demográfico 2020. Esta operação censitária tem como finalidade obter informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

[ Por Folha de Porteirinha e Região ]

SERRA GERAL DEBATE OPORTUNIDADES DO MUNDO TECNOLÓGICO



O avanço da tecnologia é uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas. Na microrregião da Serra Geral, no Norte de Minas Grais, esse novo cenário está sendo debatido não só pela juventude, mas também por profissionais e empreendedores que veem na tecnologia uma importante oportunidade para negócios e soluções para os consumidores.

No último dia 24, foi realizado o MEETING TECH Serra Geral, um grande evento que aconteceu no Centro Cultural de Porteirinha e reuniu apaixonados pela tecnologia da região para um momento de aprendizados e troca de experiências. O evento contou com a participação de Juliano Christian, que palestrou sobre inovação e empreendedorismo nas nuvens. Juliano é líder do grupo de usuários da AWS Cloud e Amazon Lumberyard Comunnity, além de ser CEO da Cloud & Game Business Accelerator.

Na oportunidade, startups da região participaram de um painel onde puderam partilhar suas experiências aliando tecnologia, inovação e responsabilidade social. A Nursing Online, um aplicativo que conecta enfermeiros que oferecem serviços e pacientes que demandam cuidados, foi uma das startups que participaram. A iniciativa já foi premiada no 2º lugar do Agita, evento anual realizado pelo Sebrae. A startup Game Job, que tem como principal objetivo promover motivação para empregados da construção civil também participou e trouxe importantes contribuições sobre a gameficação como alternativa de lazer e entretenimento dos trabalhadores. A Organo Cycle, outra startup convidada do evento, apresentou o aplicativo que tem como principal objetivo orientar a população para a produção de compostagem doméstica. Todos esses empreendimentos tecnológicos feitos aqui na Serra Geral.

Segundo Cássio Samuel, presidente da Associação Comercial de Porteirinha (Aciport), apesar da economia na região ter forte influência rural é muito importante apropriar das ferramentas tecnológicas para melhorar a produção e potencializar o desenvolvimento local.  Para Diego Giovani, agente de inovação da Favag, é preciso tanto apoiar as startups e incentivar as iniciativas tecnológicas, como também conscientizar a sociedade em geral sobre os benefícios que o mundo digital pode trazer. 

O evento foi realizado pela Aciport, Faculdade Vale do Gorutuba (Favag), Sebrae e Codesp e contou com o apoio da Sala Mineira do Empreendedor de Porteirinha, Prefeitura, Campus Avançado do Instituto Federal do Norte de Minas em Porteirinha, Favenorte, E.E. Miguel José da Cunha, E. E. Antônio Santos e E. E. Mestre Tomaz Valeriano de Araújo. Também foi parceira do evento a Tecport, empresa de tecnologia que atua na região e possui sede em Porteirinha.


Por Folha de Porteirinha e Região