Além da agricultura familiar de Porteirinha ser referência nos produtos derivados de leite, na criação de frango caipira e na produção agroecológica de hortaliças, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha celebra mais uma vez o resultado que vem do campo. Dessa vez, o motivo do orgulho se dá pelo destaque do trabalho do grupo de apicultores que, só neste ano de 2021, já comercializou mais de 50 toneladas de mel.
A criação de abelhas é considerada uma boa estratégia de convivência com o semiárido, porque não requer grande quantidade de água, além de estimular a preservação de matas e biodiversidade local. Por isso, há muitos anos, o STR de Porteirinha incentiva a apicultura na região. Diversos cursos e projetos já foram realizados com distribuição de kits com caixas, melgueiras, centrífuga, fumegador, macacões e chapéus de apicultura, entre outros.
Atualmente existem no município cerca de 100 famílias agricultoras que criam abelhas, extraem mel e algumas até produzem própolis. A grande maioria desses apicultores está organizada na Associação de Apicultores de Porteirinha. Isso significa mais renda para o campo, mais preservação ambiental e mais desenvolvimento local sustentável!
Fotos: J.R. Ripper
Texto: Helen Borborema
Nenhum comentário:
Postar um comentário