( Por Leonardo Almeida/ GloboEsporte.com)
Toda criança que inicia uma trajetória no futebol sonha em alcançar voos altos na carreira. Por trás desse processo, sempre há uma base familiar que apoia e investe. Há, também, os diretores e observadores técnicos que depositam confiança em uma possível nova joia do futebol.
No Norte de Minas, no município de Serranópolis de Minas, Marcos Heitor, de apenas 11 anos, vive grandes expectativas para o futuro. Ele, que começou praticando motocross, entrou para a escolinha de futebol Ebenézer, aos 8 anos de idade. Lá, nasceu um sonho de se tornar jogador profissional.
- Gostava muito de jogar futebol. Eu era motoqueiro, e com oito anos eu entrei na escolinha. Fui evoluindo e não parei mais de jogar - disse Marcos Heitor.
O diretor da escolinha em que Marcos treinava conta que, desde os primórdios, via um potencial de crescimento no jovem garoto.
- Toda vez que eu via, eu chamava para treinar. É um garoto exemplar. Desde os primeiros treinos, já apresentava evolução - conta Jonas Moreira Santos, diretor da escolinha Ebenézer.
Jonas conta que em fevereiro de 2019, observadores técnicos do Trieste, clube de Curitiba que prepara a base do Flamengo, foi ao Norte de MG para fazer peneiradas. Diante disso, Jonas decidiu levar atletas de sua escolinha até o município de Janaúba, onde ocorreu uma das avaliações.
Durante os testes, Marcos Heitor se destacou, chamou a atenção de diversos olhares, e foi aprovado. Um mês depois, o garoto se transferiu para Curitiba, onde ficou por 10 meses.
Contudo, a regularidade e o bom desempenho acabaram alterando os rumos da história. De 15 em 15 dias, observadores do rubro-negro visitam o Trieste para avaliar atletas. Nesse processo, em janeiro deste ano, Marcos foi chamado para treinar no Ninho do Urubu, Centro de Treinamentos do Flamengo, no Rio de Janeiro.
- Um menino de grande potencial, que se destacou muito entre vários outros meninos. Mais de 100 fizeram a avaliação. É um atleta de muito futuro, que pode dar muitas alegrias à torcida do Flamengo - relata Ricardo Vargas, observador técnico do Flamengo.
ROTINA NO NINHO - No CT do Flamengo, Heitor tem rotina de estudos e acompanhamento de profissionais. Jonas informou ainda ao GE que logo nos primeiros treinos, ele já passou boas impressões. Em três treinos, o jovem marcou nove gols.
- É uma coisa inexplicável. Nunca passou pela nossa cabeça ele chegar aonde ele chegou. Um menino novo, que já tem essa grande experiência - conta a mãe, Kelsirlene Silva Dias.
Entretanto, diante da pandemia do novo coronavírus, os trabalhos nos centros de treinamento do Brasil tiveram que ser paralisados, e Marcos Heitor retornou para sua cidade, Serranópolis de Minas. Atualmente, o clube carioca mantém contato com o jogador por meio de videoconferências.
Além disso, mesmo sem poder treinar com outros atletas, e sob supervisão, Marcos não deixou de treinar no Norte de MG. Conforme ele, além de conquistar triunfos em terras tupiniquins, há também o sonho de atuar em um gigante da Espanha e de, um dia, poder ajudar a todos que o apoiaram.
- Minha expectativa no futuro é virar um jogador profissional no Flamengo, conquistar vários títulos, jogar na Europa, no Barcelona, e ajudar todos da minha cidade - projetou.
*sob supervisão de Matheus Mesmer
** Heitor atualmente está com a família em Serranópolis de Minas, devido a pandemia.
APOIO CULTURAL DA FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário