terça-feira, 24 de novembro de 2020

SINDICATO DE RIACHO DOS MACHADOS IMPLANTA VIVEIROS DE MUDAS EM COMUNIDADES⁣ RURAIS

 


Estimular o plantio de árvores nativas é uma das formas de promover e conservar a biodiversidade local. ⁣Por isso, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados, através do projeto “Cuidando do Cerrado e Promover a Vida” está implantando 6 viveiros de mudas nas comunidades rurais Córrego Verde, Tapera, Córregos, Poções, Cabaceiras e Marimbo, que fazem parte da área de abrangência da futura Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Tamanduá Poções. ⁣
O objetivo é incentivar o plantio de mudas frutíferas nativas que, além dos benefícios para o meio ambiente e conservação do bioma, contribui para a segurança alimentar das famílias e pode gerar renda através da comercialização tanto dos frutos in natura, como também dos produtos beneficiados como polpas e geleias. ⁣
Esse projeto é realizado em parceria com o CEPF Cerrado e IEB e prevê diversas outras ações como capacitação de famílias agricultoras, implantação de tecnologias sustentáveis, valorização da cultura e do meio ambiente, além do fortalecimento da identidade das comunidades tradicionais geraizeiras.⁣ Para Joeliza Aparecida de Brito é muito importante essa parceria. "Só quando damos as mãos e fortalecemos nossa rede de solidariedade e trabalho conseguimos avançar. Nós, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados, estamos muito felizes e gratos com essa parceria com o CEPF Cerrado e IEB que possibilita a realização desse sonho que é a valorização do nosso território e das famílias das comunidades tradicionais daqui", contou.

Segundo José Fábio, coordenador do projeto, “o foco inicial é a produção de mudas frutíferas nativas como pequi, coquinho azedo, baru, entre outras plantas nativas não frutíferas. Mas também serão incluídas algumas plantas cultivadas popularmente consumidas na região como acerola, maracujá, goiaba, tamarindo e cajá", afirmou. De acordo com José Fábio, cada viveiro possui 35m² e tem capacidade para 3.500 mudas.

 


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRACIA – Entrevista com a Irmã Mônica


As eleições municipais acontecerão no próximo domingo, dia 15 de novembro. Segundo as pesquisas, ainda existem eleitores indecisos em Porteirinha. 


Você sabe como escolher um bom candidato? Sabe quais são as funções dos prefeitos e vereadores? Conversamos com a Irmã Mônica, religiosa da Congregação Filhas de Jesus e coordenadora geral da Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) e ela nos passou algumas informações importantes para reflexão. Pegue seu cafezinho e acompanhe esta entrevista com a gente: 


1- Irmã, o que representa o dia das eleições?

É a festa da democracia. Só quem viveu e se lembra dos tempos de 64, guarda na memória o jejum do exercício da cidadania. A escolha legítima é o exercício do cidadão em delegar poder e se autoafirmar democraticamente. É um direito.


2- O que isso significa?

Seu significado é o cidadão delegar a confiança na administração dos bens comuns para a comunidade.


3- A senhora acha bom ou ruim o voto obrigatório?

É bom o voto livre. Porque o cidadão vai exercer com plenitude o seu direito de escolha e administrador público de sua confiança para administrar os bens comuns do seu território.


4- O que compreende o exercício da missão de um prefeito? A senhora poderia nos dar exemplos de funções que não podem faltar no serviço prestado pelo prefeito?

Zelar pelo bem público, fazer funcionar os serviços aos cidadãos e não se deixar ser corrompido. Também aplicar bem os recursos públicos e acompanhar a execução dos trabalhos. Acredito que as principais funções são a transparência, a prestação de contas, o exercício e o cumprimento e garantia dos direitos dos cidadãos. 


5- Qual é o papel principal do vereador? 

Legislar em prol da melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas do município. Fiscalizar que o executivo está fazendo e como está sendo feito. Ajudar a levar o município para frente. 


6- O que a senhora pensa sobre a compra e venda de votos? 

A compra e venda de votos são inadmissíveis. É o cidadão ir pelo reducionismo. É um erro dos dois lados: quem vende e quem compra.

Observa: a pessoa vai reduzir seu exercício democrático a  cimentos, tijolos, favores, etc... ou mesmo dinheiro?

Vamos refletir: Se eu voto a troco de mil tijolos... Saímos, votamos e voltamos. Mas e depois acaba o período eleitoral? Se eu adoecer e, de  repente, vou procurar recurso para o seu fulano arranjar uma vaga para mim. O que acontece? O que ele pode dizer mesmo eu tendo votado nele? “Seu voto cara, me custou 1.000 tijolos, vai para lá, não tenho nada a ver com você.” Por isso é muito importante votar consciente e jamais vender ou trocar o voto. 


Com contribuições de Zander Magalhães e Eliane Santos 



VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui


VÂNDALOS AGEM NO PORTAL DE ENTRADA DA CACHOEIRA DO SERRADO

Estrutura metálica do letreiro que foi depredada

Inaugurado há pouco tempo, o portal que dá acesso à Cachoeira do Serrado, em Porteirinha, foi alvo de vandalismo na última semana. O portal fica na guarita de entrada do lado porteirinhense do Parque Estadual Serra Nova e Talhado.


O portal na véspera de inauguração

Apesar do estrago não ter sido tão grande, foi significativo uma vez que faz parte do cartão postal de Porteirinha. A danificação ocorreu nos letreiros do portal de forma que a depredação fica plenamente visível. O local já havia sido alvo de vândalos outras vezes.


Segundo o artigo 163 do Código Penal, destruir, inutilizar ou deteriorar o bem ou serviços de uma união, tanto estado, quanto município é considerado crime contra o patrimônio público.



VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Garoto de Serranópolis de Minas assina contrato de formação com o Flamengo

 Por Leonardo Almeida / Globo Esporte.com



Aos 11 anos, o atacante Marcos Heitor, de Serranópolis de Minas, assinou o seu primeiro vínculo com o Flamengo. Trata-se de um contrato de formação de atleta.

- Me sinto muito feliz por assinar meu primeiro contrato com o Flamengo, e este será o primeiro de muitos – projeta Marcos Heitor.


O jovem atleta foi chamado para treinar no Ninho do Urubu, em janeiro deste ano. Em razão da pandemia precisou voltar à Serranópolis de Minas, onde treinava duas vezes por semana com o treinador Jonas Moreira.

No dia 1° setembro, Heitor retornou para o Trieste - clube de Curitiba que prepara a base do Flamengo – e, após um bom período de desempenho e visitas constantes da diretoria do rubro negro, foi decidido pela formalização do contrato.

- É um orgulho imenso principalmente por ver o esforço e dedicação dele – expressa o pai Marcos Alex Dias.


Trajetória

Em fevereiro de 2019, observadores técnicos do Trieste foi ao Norte de MG para fazer peneiradas. Diante disso, Marcos Heitor foi até o município de Janaúba representando a escolinha Ébenezer, onde ocorreu uma das avaliações.

Durante os testes, Marcos Heitor se destacou, chamou a atenção e foi aprovado. Um mês depois, o garoto se transferiu para Curitiba, onde ficou por 10 meses.

De 15 em 15 dias, observadores do rubro-negro visitam o Trieste para avaliar atletas. Nesse processo, em janeiro deste ano, Marcos foi chamado para treinar no Ninho do Urubu, Centro de Treinamentos do Flamengo, no Rio de Janeiro.


 Por Leonardo Almeida / Globo Esporte.com

(Clique no link acima e acesse à matéria original no site Globo Esporte)


VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui

terça-feira, 3 de novembro de 2020

PORTEIRINHA ZERA CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS - 64 casos suspeitos ainda estão em isolamento aguardando data do exame


Depois de pouco mais de seis meses do primeiro caso diagnosticado Covid-19, Porteirinha zerou os casos positivos no município. Um alívio depois de muito tempo de luta, restrições e, infelizmente, 14 óbitos. Apesar da trégua no índice, os cuidados precisam continuar. Atualmente, ainda existem 64 pacientes suspeitos em isolamento domiciliar aguardando data para realização dos exames. Pelo protocolo do Ministério da Saúde, os exames são feitos 14 dias após o início dos sintomas.


O primeiro caso do novo coronavírus em Porteirinha foi confirmado no dia 28 de abril deste ano. De lá para cá, já são 552 casos confirmados e considerados curados. No total, foram 1.867 casos notificados, 39 casos descartados e 1.189 não classificados, as chamadas síndromes respiratórias inespecíficas. 


À medida que o período de isolamento domiciliar dos 64 pacientes que estão sendo investigados for sendo cumprido e os testes forem feitos, a Secretaria Municipal de Saúde divulgará o boletim epidemiológico, assim como vem diariamente fazendo, exceto nos dias em que não há casos confirmados.


Por Folha de Porteirinha e Região

Com colaboração do Porteirinha Notícias 



VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui