sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

SOLIDARIEDADE ENTRE AS FAMÍLIAS AGRICULTORAS DE PORTEIRINHA




Nas comunidades rurais, onde muitas vezes o apoio governamental não está conseguindo chegar por causa do difícil acesso e grande demanda, diversas famílias agricultoras estão fazendo mutirões para promover a solidariedade e conforto para quem perdeu tudo ou quase tudo nas enchentes. 




Um exemplo, foi o da comunidade do Paraguai, em Porteirinha. Quem contou essa história foi Edson Lucas, diretor do Sindicato e morador da comunidade. Lá, muitas famílias agricultoras se juntaram em vaquinha para arrecadar recursos para ajudar pessoas próximas. Eles também fizeram mutirão para tentar diminuir as erosões nas estradas que impediam o acesso.



Histórias como essa se multiplicam por toda região. No próprio Sindicato, diversas famílias e pessoas que precisaram de abrigo encontraram apoio. 


Embora sejam tempos difíceis, experiências fraternas e sinais de solidariedade como estamos vendo por todos os lados, nos emociona e motiva para que mais pessoas continue seguindo adiante.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

SINDICATO ACOLHE PLENÁRIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA DEPUTADA LENINHA


Na última sexta-feira, dia 10, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha acolheu a plenária de prestação de contas dos 1.000 dias da Deputada Estadual Leninha . Foi um momento muito emocionante com reencontros, mística, reflexões, animação e olhar para as políticas públicas e necessidades do nosso povo, como educação, saúde, apoio para a agricultura familiar, social, combate à violência contra as mulheres, estratégias de convivência com o semiárido, agroecologia e tantos outros sonhos e direitos... Tanto o que já foi conquistado, como o que precisamos fortalecer a luta para conseguir.


Estiveram presentes muitas lideranças, representantes de associações, organizações sociais e poder público de municípios da região. 

Antes de ser Deputada Estadual, Leninha trabalhou no Sindicato, participou de muitos projetos e ações de fortalecimento da nossa agricultura familiar, ajudou a construir importantes ações que fazem parte da história da entidade. 


Segundo o coordenador geral do Sindicato, Nilton César de Oliveira, "foi uma alegria receber essa plenária que tem como objetivo dialogar, tá perto, tá junto, prestar contas do trabalho e ouvir o povo".



DISTRITO DE BOM JESUS RECEBE CURSO DE BENEFICIAMENTO DE VERDURAS E LEGUMES


O distrito de Bom Jesus, em Porteirinha, recebeu duas turmas do curso de beneficiamento de legumes e verduras. No total, cerca de 20 pessoas participaram do curso. 


As capacitações foram realizadas pelo Sistema Faemg/Senar em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha. 


A primeira turma começou no dia 29 de novembro e foi até dia 01 de dezembro. Já a segunda turma, começou no dia 02 e terminou no último sábado, dia 04. 


Segundo a diretora da Escola Estadual Marcelino, Silvania Soares Santos, essas capacitações foram muito importantes para fortalecer a segurança alimentar e contribuir ainda mais com o sucesso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que compra alimentos das famílias agricultoras para a merenda dos alunos.

sábado, 27 de novembro de 2021

PRODUTORES DE QUEIJO E REQUEIJÃO PREMIADOS EM CONCURSOS RECEBEM HOMENAGENS

 

Na última quinta-feira, dia 25, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha sediou uma importante homenagem aos produtores de queijo e requeijão do município que se destacaram em premiações.

Com muito orgulho, abrimos as portas de nossa casa para receber a todos! 


Não poderia faltar aquele queijo e requeijão, né? Além do café gostoso e do suco natural, muita prosa e alegria para festejar esse momento. 


Nós já sabíamos que o queijo e requeijão de Porteirinha eram os melhores, mas essas premiações fazem com que nossos produtos sejam ainda mais reconhecidos lá fora! 


O evento foi organizado pela Prefeitura por meio da Sala Mineira do Empreendedor, em parceria com a Emater, Aciport, Senar, Sebrae e nosso Sindicato. Muitas autoridades e parceiros estiveram presentes.


Foram homenageados:

- Requeijão do Toko

- Queijaria Rubi

- Queijaria de Dona Saúde


Sabemos que muitas pessoas e organizações fizeram parte dessa caminhada, mas não podemos negar o imenso orgulho que temos de sermos os responsáveis por todas as capacitações e assistência técnica e gerencial que os produtores receberam (e ainda recebem), graças a nossa parceria com o Sistema Faemg/ Senar. 


Não foi fácil chegar até aqui e sabemos que ainda temos muito caminho pela frente... afinal de contas, a tão sonhada regulamentação de nosso queijo tradicional ainda não foi conquistada, mas a certeza é que só conseguiremos avançar com união,  mãos dadas, muito suor e trabalho! Parabéns a todos!

terça-feira, 9 de novembro de 2021

SINDICATO COMEMORA SUCESSO DA APICULTURA EM PORTEIRINHA: MAIS DE 50 TONELADAS DE MEL FORAM COMERCIALIZADAS EM 2021



Além da agricultura familiar de Porteirinha ser referência nos produtos derivados de leite, na criação de frango caipira e na produção agroecológica de hortaliças, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha celebra mais uma vez o resultado que vem do campo. Dessa vez, o motivo do orgulho se dá pelo destaque do trabalho do grupo de apicultores que, só neste ano de 2021, já comercializou mais de 50 toneladas de mel.


A criação de abelhas é considerada uma boa estratégia de convivência com o semiárido, porque não requer grande quantidade de água, além de estimular a preservação de matas e biodiversidade local. Por isso, há muitos anos, o STR de Porteirinha incentiva a apicultura na região. Diversos cursos e projetos já foram realizados com distribuição de kits com caixas, melgueiras, centrífuga, fumegador, macacões e chapéus de apicultura, entre outros.


Atualmente existem no município cerca de 100 famílias agricultoras que criam abelhas, extraem mel e algumas até produzem própolis. A grande maioria desses apicultores está organizada na Associação de Apicultores de Porteirinha. Isso significa mais renda para o campo, mais preservação ambiental e mais desenvolvimento local sustentável!


Fotos: J.R. Ripper

Texto: Helen Borborema

domingo, 7 de novembro de 2021

REQUEIJÃO TOKO DE PORTEIRINHA CONQUISTA MEDALHA DE OURO E É CONSIDERADO O MELHOR REQUEIJÃO MORENO DO MUNDO


O Concurso Internacional da ExpoQueijo 2021 teve um sabor diferente para o povo de Porteirinha. O nosso requeijão moreno conquistou a medalha de ouro, o lugar mais alto no pódio da categoria, através do produtor Requeijão Toko. Segundo informações da Associação de Produtores de Queijo Artesanal da Serra Geral, o concurso aconteceu entre participantes de 11 países. 


Além de ser uma importante conquista para nossa região, é também uma imensa fonte de inspiração para inúmeras famílias agricultoras que também trabalham na cadeia de beneficiamento da produção leiteira. Isso também significa mais valorização e força na luta pelo reconhecimento de nossos produtos regionais.


Parabéns pela dedicação, garra e humildade, Toko! Parabéns por conquistar com todo merecimento o título de ser O MELHOR REQUEIJÃO MORENO DO MUNDO!


Nós, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha, estamos muito felizes por fazer parte dessa história de superação junto com vários outros parceiros, inclusive, ao lado do Senar, importante parceiro na capacitação de nossos produtores de derivados do leite! 


Essa conquista é sua, Toko, de sua família e colaboradores, mas também é de toda nossa região! 

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

CAATINGUEIROS DE PORTEIRINHA SÃO REGISTRADOS POR FOTÓGRAFO HUMANISTA PREMIADO

O jornalista e fotógrafo carioca João Roberto Ripper esteve em Porteirinha para fazer o registro da cultura do povo da caatinga do Norte de Minas para o Museu Vivo dos Povos Tradicionais. O projeto é uma realização da Articulação Rosalino Gomes de Povos Tradicionais e em Porteirinha, essa ação acontece em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). 


Ele percorreu comunidades rurais, conversou com famílias agricultoras e como sempre, produziu um material muito rico e profundo que retratou na só a imagem, mas a alma do povo caatingueiro.


Dessa vez, ele veio acompanhado da também fotografa Mariella Paulino, de Uberlândia, dentro de uma proposta pedagógica que Ripper tem de sempre capacitar outra pessoa no processo fotográfico. 


Os trabalhos foram realizados no mês de agosto deste ano e foram tomados todos os cuidados e medidas de prevenção à propagação do covid-19.



Este projeto é fruto de uma Campanha de Financiamento Coletivo da Benfeitoria com aporte do BNDES e está sendo realizado em parceria com o Instituto Pequi Cerrado e com o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas ( CAA-NM).


Ripper é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos, de valorização das populações tradicionais e em combate ao trabalho escravo. Já ganhou importantes prêmios, é fundador da Escola de Fotógrafos Populares Imagens da Povo na Maré - RJ, do Projeto Imagens Humanas, entre outros. Conheça mais acessando https://imagenshumanas.photoshelter.com/index 

Fotos: Leninha Brito, Eva Francisca, Helen Borborema e Deda  Edinalva

domingo, 4 de abril de 2021

PADRE IRANILDO FALA SOBRE A INSPIRAÇÃO DIVINA PARA FUNDAR MORRO DA MISERICÓRDIA - Conheça a história do novo lugar de peregrinação em Porteirinha

 


Registro da 1ª celebração no Morro da Misericórdia  
Foto: Amintas Jr.

Em tempos de pandemia e fortes restrições à população, a Igreja Católica vivenciou uma Semana Santa ainda mais diferente neste ano. Em grande parte do país, no lugar das celebrações cheias e das portas dos templos abertas, os fiéis tiveram que rezar em suas casas, acompanhando as celebrações pela internet. Mas em Porteirinha, Padre José Iranildo, pároco da Paróquia Nossa Senhora Assunção, teve uma iniciativa criativa que entrou para a história da cidade: criou um ponto de peregrinação para visitação e celebração a céu aberto, batizado de Morro da Misericórdia. A primeira missa aconteceu no último dia 30 e, de lá para cá, centenas de fiéis já passaram pelo local.

 

“Eu sempre costumava fazer caminhada pelas ruas e ficava observando o morro, que era conhecido por todos como Morro da Copasa. Pensava em um dia subir até lá para observar a cidade e, no dia 17 de agosto do ano passado, eu consegui ir no local acompanhado pelo Sr. Gidelci. Quando cheguei, senti tocado no meu coração que aquele lugar deveria ser um lugar ideal para momentos de oração e sacrifício e que deveria haver uma ligação espiritual”, contou Padre Iranildo. 

 

Segundo ele, subir o morro foi uma emoção e uma mística muito forte. “Sentado em uma pedra, observando a cidade, eu me lembrei do Monte das Oliveiras que é o monte onde Jesus olhou pela última vez a cidade de Jerusalém, antes de ir para o sacrifício. Eu senti mais uma vez no meu coração que deveria ter um cruzeiro no local e que deveria ser chamado de Morro da Misericórdia, porque ali estaria a cruz que é o nosso sinal de salvação”, revelou.

 

Para Padre Iranildo, o local é estratégico porque “quando você olha para o outro lado está Cristo de braços abertos (referindo-se ao Cristo Redentor que existe na cidade, na Cidade Alta) e, embaixo, está a matriz de Nossa Senhora da Assunção, ou seja, Maria que sempre esteve presente na vida de Jesus”.

 

Mas, segundo ele, mesmo sentindo toda essa inspiração, precisou  compreender melhor  o que desejava seu coração. Ele partilhou o que havia sentido com alguns paroquianos, que se juntaram também em oração. Depois, procurou os proprietários da terra para pedir autorização para colocar a cruz no alto do morro. “Quando entrei em contato com os donos da terra e expliquei o meu desejo de fazer daquele local um lugar de peregrinação, fé e sacrifício, eles ficaram muito felizes e nós começamos o processo para organizar tudo, mesmo em meio à pandemia, mas com todos os cuidados, para colocar o cruzeiro no morro.”

 

Foi assim que na última terça-feira, juntamente com os fiéis, foi erguido, em cima do morro, o cruzeiro – que é uma grande cruz de madeira. Logo após esse ato, foi celebrada uma missa, e o local foi batizado oficialmente como Morro da Misericórdia. “Porque você sobe lá fazendo uma penitência e quando você termina a sua penitência e chega aos pés da cruz, se depara com o outro lado, o Cristo ressuscitado de braços abertos, com a dimensão de que pela a morte de Cristo veio a nossa ressurreição. É o contemplar da beleza da grandeza de Deus na natureza. Hoje eu vejo que a minha subida lá no morro não foi por acaso, senti no meu coração que ali deveria e se tornará com certeza um lugar peregrinação”, explica Padre Iranildo.

 

O local era muito frequentado por pessoas praticantes de exercícios físicos em busca de uma boa caminhada pelas trilhas íngremes do morro. O acesso se dá pela Vila Serranópolis, sentido Estação de Tratamento da Copasa. Todo o esforço é recompensado por uma bela visão da cidade e, frequentemente, através das redes sociais, via-se porteirinhenses posando do alto do morro ou registrando a bela paisagem do horizonte. Agora, além da aventura, as pessoas podem fazer a caminhada em busca de sacrifício, fé e paz.

 

Mas, para que o local continue sendo essa referência de religiosidade para a região, é preciso que todos zelem pelo espaço, mantendo-o limpo e sem vandalismos. Também é muito importante seguir todas as regras de distanciamento social e prevenção à disseminação do novo coronavírus.

 

Decorrido mais de um ano de pandemia, as pessoas estão em busca de Deus para clamar pela cura da doença. Com as igrejas fechadas na cidade por conta da Onda Roxa em todo estado de Minas Gerais, o Morro da Misericórdia se torna uma boa opção em Porteirinha para que as pessoas busquem Deus através dessa peregrinação. Um verdadeiro sopro de fé, em meio ao caos vivido nos últimos tempos.

 

Por Thiago Martins / Folha de Porteirinha e Região

quarta-feira, 31 de março de 2021

GERAIZEIROS QUEREM CRIAR RESERVA PARA PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE E GERAÇÃO DE RENDA DE FORMA SUSTENTÁVEL

 

Gerais de Riacho dos Machados - Foto: José Fábio


Você conhece coquinho azedo, pequi, mangaba, araçá, araticum, coco-catulé, cagaita e inúmeros outros frutos do Cerrado? Se depender dos geraizeiros de Riacho dos Machados, no Norte de Minas, parte desses tesouros naturais serão transformados em produtos: polpas, óleos e diversas outras formas de beneficiamento a partir do extrativismo agroecológico. O objetivo é que mais pessoas tenham acesso aos benefícios dessas plantas nativas e, ao mesmo tempo, que seja garantida a geração de renda para as famílias locais através do manejo sustentável da biodiversidade. Para isso, os geraizeiros lutam pela implantação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Tamanduá Poções, que é uma forma de conservar o território tradicional e preservar nascentes e recursos naturais existentes.

 

O Cerrado está presente em 13 estados brasileiros e, graças à sua vastidão e às riquezas da sua fauna e flora, é considerada a savana mais diversa do mundo. Mas, infelizmente, de forma muito contraditória, é também um dos biomas mais ameaçados do país. No Norte de Minas, a região que abriga o Cerrado é conhecido como área de “Gerais”, por isso chamam-se “geraizeiros” a população tradicional que vive no lugar. Como em todo o bioma, também existem devastações e ameaças de grandes empreendimentos que exploram e degradam o ambiente, por isso se faz tão importante garantir estratégias de fortalecimento do território e da geração de renda para as famílias locais.

 

O projeto promovendo mais conscientização e mobilização
com os moradores *Foto tirada antes da pandemia
por José Fabio




A gente luta pela preservação e continuação dos bens naturais que foi deixada pelo nosso Criador”, explica Custódio Camilo, geraizeiro e diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Riacho dos Machados. Segundo ele, a RDS é uma estratégia de geração de renda para as famílias, mas é também um cuidado com as juventudes e próximas gerações: “Estamos vivendo uma época que a juventude pode nem conhecer o que era tão normal, tão natural em nossa região. Inclusive a pesca e os remédios caseiros naturais e muitos outros. São alternativas que o povo do campo usava para toda sua sobrevivência, garantir a vida longa e mais saudável e hoje a gente tá vendo tudo desmoronando. Então a RDS é uma estratégia para isso.”

 

Momento de solidariedade: STR e geraizeiros preparando
cestas de alimentos para familias em situação de 
vulnerabilidade social - Foto: Célia Santos

Segundo Joeliza Aparecida de Brito, geraizeira da comunidade Córrego, presidente do STR e também diretora do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM), é muito importante que a biodiversidade e a cultura local sejam valorizadas. De acordo com ela, existem muitas experiências de resistência e preservação ambiental em diversos locais do país, que geram renda e garantem que as famílias vivam bem em seus territórios tradicionais.

 

Joeliza também falou sobre as inúmeras riquezas e particularidades que existem nas comunidades em Riacho dos Machados e que são pouco conhecidas, como é o caso do coco-catulé, uma planta que fez parte da cultura geraizeira e das estratégias de convivência com o semiárido, e merece ser preservada. “O coco-catulé foi muito usado pelos geraizeiros na cobertura dos telhados das casas, na alimentação dos seus frutos, como também no artesanato, através da fabricação de peneiras, balaios, entre outros”, contou. “É uma planta que tem aqui, a natureza oferece para a gente, já teve uma habilidade muito grande na vida do geraizeiro e continua tendo. Dá um cacho muito bonito. Na época de crise é muito utilizado e faz parte da nossa tradição geraizeira”, completou.

 

A RDS é uma área natural protegida de um território que abriga as populações tradicionais. Essa modalidade de unidade de conservação permite atividades produtivas e sistemas de exploração sustentável dos recursos naturais. Um dos objetivos da RDS, além da proteção da natureza e manutenção da diversidade biológica, é assegurar as condições para a reprodução e a melhoria dos modos de vida das populações tradicionais que nela habitam. Além disso, visa valorizar, conservar e aperfeiçoar o conhecimento e as técnicas de manejo do ambiente desenvolvidas por essas populações.

 

Viveiro de Mudas de uma das comunidades geraizeiras de 
Riacho dos Machados

Ao todo, são cerca de 150 famílias das comunidades Tapera, Poções, Cabaceiras, Córrego Verde, Córregos e Marimbo. Elas estão realizando o projeto “Cuidando do Cerrado e Promover a Vida” para capacitação nos processos produtivos e melhoria da estrutura no território. As comunidades construíram viveiros e sistemas agroecológicos de produção de frutas, e distribuíram mudas frutíferas. Diversas famílias receberam um sistema de aproveitamento de Água de Reuso, que reutiliza a água usada na limpeza da casa para a irrigação das plantas frutíferas, contribuindo com a segurança alimentar das famílias. Esse projeto recebeu o apoio do STR de Riacho dos Machados e teve como parceiro o CEPF Cerrado e IEB.

 

Parte das famílias já realiza entrega de frutas para a Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão, que beneficia a matéria prima e transforma em polpas que são comercializadas no Norte de Minas.

 

 

CERRADO BRASILEIRO - Desde o processo de ocupação, o Cerrado brasileiro vem sendo tratado como mato, uma vegetação sem valor que precisa do “desenvolvimento”. Esse pensamento totalmente colonizador ignora as riquezas e biodiversidades existentes nos territórios, assim como a sabedoria e a cultura das comunidades tradicionais que vivem neles.

 

O Cerrado abriga cerca de 12.000 espécies de plantas, das quais mais de um terço são endêmicas, ou seja, só ocorrem nesta região. É o segundo maior bioma brasileiro e estende-se por uma área de 2.045.064 km². É conhecido pelos estudiosos como a “Caixa d’Agua do Brasil” ou até mesmo conhecido como “Berço das Águas”, pois tem um papel importante no fornecimento de água para o país, abrigando importantes nascentes que são determinantes para bacias hidrográficas da América do Sul. Isso faz com que, de uma forma ou de outra, todos os biomas brasileiros “bebam” água do Cerrado. A fauna também apresenta grande diversidade e uma riqueza muito particular, com pelo menos 2.373 espécies de vertebrados, dos quais cerca de um quinto são endêmicos.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Sindicato de Riacho dos Machados busca informações sobre oportunidades da Energia Solar para a agricultura familiar


Para conhecer as oportunidades para as famílias agricultoras e a realidade dos empreendimentos de energia solar fotovoltaica na região, os diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ( STR) de Riacho dos Machados, Joeliza Aparecida (presidente) e Custódio Camilo (diretor tesoureiro) se reuniram com Davidson Dantas, consultor de diversos empreendimentos do ramo na região. Também participaram da reunião o vice-prefeito, Marcelo Lopes e a Secretária Municipal de Agricultura, Cristiane Brito.

A reunião aconteceu dia 15 de janeiro, na sede da entidade. Na oportunidade, Davidson explicou sobre os projetos em andamento e as modalidades mais vantajosas para as famílias agricultoras. Quem tiver interesse e quiser mais informações, deve procurar o STR de Riacho dos Machados. 

 


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Cartão de confirmação do Enem 2020 estará disponível nesta terça, 05/01

 O Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estará disponível a partir desta terça-feira, 05/01. Entre outras informações, o cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante. As provas do Enem 2020 ocorrerão nos dias 17 e 24/01/2021 (versão impressa) e em 31/01 e 07/02/2021 (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas. 

Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o cartão nos dias de aplicação. O documento também registra que o inscrito deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.  

Login único

É importante lembrar que, para acessar a Página do Participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha únicos são necessários para acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição. O cadastro no portal gov.br garante maior segurança e transparência no acesso aos sistemas. Trata-se de um processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços.


Canais de informação

Vale destacar que, entre os canais de informação sobre o exame, o Inep disponibiliza o aplicativo do Enem, que reúne dados da inscrição, cronograma e alertas, além de permitir que o participante confira o local de prova e, após o exame, tenha acesso ao gabarito e ao resultado. No aplicativo, o participante também pode realizar um simulado, como preparação para a prova. Já no site do Enem, é possível verificar o cronograma, além de instruções para antes, durante e depois do exame. No Sistema Enem, o participante também pode acessar diversas informações que ficam disponíveis desde o momento da inscrição até a divulgação dos resultados. A página do Enem, no portal do Inep, reúne toda a legislação do exame, além de outros documentos, como manuais, guias e cartilhas.


Perguntas frequentes

O Inep conta, ainda, com uma página, em seu portal oficial, voltada às perguntas frequentes sobre o Enem 2020. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito do exame.


Enem

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.


Acesso aos ensino superior

Os resultados do Enem valem para ingresso em instituições de ensino superior de todo o Brasil, como o IFNMG. As notas podem ser usados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), realizado pelo Ministério da Educação, e em outros processos de seleção realizados pelas próprias instituições de ensino.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep, com acréscimos da Coordenação de Comunicação do IFNMG

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

IFNMG publica editais do Processo Seletivo para cursos técnicos

 O IFNMG publicou na tarde dessa terça-feira, 12/01, os editais do Processo Seletivo 1/2021, com oferta de um total de 1.784 vagas para cursos técnicos gratuitos em todos os campi. Os cursos são nas modalidades integrado e concomitante/subsequente ao ensino médio. 


O prazo de inscrições começa na próxima sexta-feira, 15/01, e segue até 28/02. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas por formulário eletrônico, em que os candidatos farão opção por apenas um curso, informarão seus dados e anexarão os documentos exigidos pelos editais.


Devido à pandemia da covid-19, o IFNMG não realizará prova de seleção. Os candidatos serão selecionados por meio da análise do desempenho escolar em disciplinas (com os respectivos pesos definidos por edital) e séries que variam em função do curso/modalidade pretendidos.


Apesar de todos os cursos serem originalmente presenciais, enquanto durar a situação da suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia da covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.


Cursos integrados

Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, são ofertadas 1.384 vagas, distribuídas entre os campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.


Na forma integrada, o(a) estudante, com apenas uma matrícula, frequenta o curso cujo currículo foi planejado de modo a reunir os conhecimentos do ensino médio com as competências da educação profissional. Para candidatar-se, é necessário já ter concluído ou estar concluindo o 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental ou equivalente.


Para selecionar os candidatos que ingressarão nos cursos técnicos integrados, o IFNMG analisará as notas do 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental. As notas serão lançadas pelos próprios candidatos no formulário de inscrição e serão comprovadas por meio de histórico escolar (ou documento equivalente) anexado ao formulário.


Todas as informações referentes ao Processo Seletivo 1/2021 para cursos técnicos integrados estão disponíveis no Edital nº 01/2020 e em seus anexos.


Cursos concomitantes/subsequentes


Para os cursos técnicos nas modalidades concomitante/subsequente ao ensino médio, são 400 vagas, distribuídas entre os campi Almenara, Araçuaí, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha.


Os cursos subsequentes são destinados a quem já concluiu o ensino médio ou equivalente. Os concomitantes, a quem está cursando o 2ª ou 3ª ano do ensino médio em outra instituição de ensino.


A seleção para os técnicos subsequentes será pela análise das notas do 1º e 2º anos do ensino médio. Para os cursos concomitantes/subsequentes, a seleção será pelas notas do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. As notas serão lançadas pelos próprios candidatos no formulário de inscrição e serão comprovadas por meio de histórico escolar (ou documento equivalente) anexado ao formulário.


Todas as informações referentes ao Processo Seletivo 1/2021 para cursos técnicos concomitantes/subsequentes estão disponíveis no Edital nº 02/2020 e em seus anexos.

Reserva de vagas

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.


Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).


Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.


Resultados e matrículas

Encerradas as inscrições, no dia 01/03, o IFNMG publicará a lista preliminar dos candidatos inscritos no Processo Seletivo. O resultado preliminar na seleção será divulgado em 10/03 e o resultado final, em 12/03. A matrícula dos aprovados dentro do limite de vagas acontecerá a partir de 15/03, dependendo do cronograma de cada campus.


Mais informações e dúvidas

Todas as informações sobre o Processo Seletivo (cronograma, distribuição das vagas, orientações para inscrições, regras da seleção) estão detalhadas nos editais e respectivos anexos, publicados em página eletrônica da empresa contratada pelo IFNMG para realizar a seleção (links abaixo). Nos mesmos links, serão disponibilizados os formulários de inscrição, no dia 15/01.


Processo Seletivo – Integrado (Edital nº 1/2021)
Processo Seletivo – Concomitante/subsequente (Edital nº 2/2021)

Os canais para esclarecer dúvidas são o e-mail concursopublico@fundacaocefetminas.org.br e o telefone (31) 3314-5222.


Confira o quadro com resumo das informações dos cursos disponíveis por campus:



Fonte: https://www.ifnmg.edu.br/mais-noticias-portal/591-portal-noticias-2021/25787-ifnmg-publica-editais-do-processo-seletivo-para-cursos-tecnicos 


segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Abertas inscrições para Curso de Formação Inicial de Programação em C e Aplicações com Arduino

 Estão abertas até o dia 17/01/2021 as inscrições de interessados em participar do Curso de Formação Inicial de Programação em C e Aplicações com Arduino, promovido gratuitamente pelo IFNMG-Campus Avançado Porteirinha, no formato online. As inscrições, também gratuitas, devem ser realizadas por formulário eletrônico


São 50 vagas e o critério utilizado na seleção dos candidatos será a ordem de inscrição. Os inscritos dentro do número de vagas serão automaticamente matriculados. A homologação das matrículas será divulgada no dia 20/01, na página eletrônica www.ifnmg.edu.br/porteirinha.


O curso


O Curso de Formação Inicial de Programação em C e Aplicações com Arduino é destinado a pessoas com o ensino fundamental completo e que possuem computador ou recurso similar que permita o desenvolvimento de códigos de programação, além de acesso à internet. É necessário, ainda, ter uma conta de e-mail do Gmail, para acompanhar as atividades do curso, que serão ofertadas via Google Meet.


A carga-horária estimada do curso é de 160 horas, a serem realizadas ao longo de dez semanas. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, à noite, com início em 21/01, às 20 horas.


Para mais informações, acesso o Edital no 02/2021 do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha. Em caso de dúvida, os candidatos deverão entrar em contato com o IFNMG pelo e-mail ficprogramacao@gmail.com ou pelo telefone/Whatsapp (38) 99942-3485.


Fonte: https://www.ifnmg.edu.br/mais-noticias-portal/591-portal-noticias-2021/25773-abertas-inscricoes-para-curso-de-formacao-inicial-de-programacao-em-c-e-aplicacoes-com-arduino 

Campus Porteirinha abre inscrições para seleção de professor substituto de Matemática

 Por meio do Edital nº 01/2021, o IFNMG-Campus Avançado Porteirinha abriu processo seletivo simplificado para preenchimento de uma vaga para professor substituto de Matemática, para 40 horas semanais. Para concorrer à vaga, é necessário que os candidatos sejam graduados em Matemática.

As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira, 08, até 15/01/2021, por meio do envio de documentos por e-mail, conforme orientações expressas no edital de seleção. O endereço de e-mail informado no ato da inscrição deverá ser obrigatoriamente de uma conta do Gmail, visando à utilização do Google Meet como ferramenta para a prova de desempenho didático, que consistirá na segunda etapa da seleção. A primeira etapa será a prova de títulos e experiência docente. Ambas as fases da seleção serão de caráter eliminatório e classificatório.

Dependendo da titulação do contratado, a remuneração mensal poderá variar de R$ 3.130,85 até R$ 5.831,21. O professor substituto também terá direito a auxílio-alimentação e auxílio pré-escolar (por dependente de até 5 anos de idade).
Para mais informações, consulte o Edital nº 01/2021 do IFNMG-Campus Avançado Porteirinha.

Fonte: https://www.ifnmg.edu.br/mais-noticias-portal/591-portal-noticias-2021/25771-campus-porteirinha-abre-inscricoes-para-selecao-de-professor-substituto-de-matematica 

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Prefeito e vereadores de Porteirinha tomam posse; veja lista de eleitos

 O novo prefeito de Porteirinha, Juracy Freire (PP), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dele, 13 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O prefeito Juraci Freire Martins tem 71 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 43.036.803,29. Já o vice Thiago Ts (Thiago Sérgio Santos Rodrigues), do PSL, tem 42 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 445.324,09.

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do PSB, com 3 vereadores.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Porteirinha vão representar 37.864 habitantes. A cidade mineira tem um PIB de R$ 335.613.501,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,651, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Veja quem são os vereadores eleitos:


Aparecido Russo, do Solidariedade, tem 39 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de agricultor e sabe ler e escrever. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 10.953,00.
Tone de Jovina, do PTB, tem 59 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de agricultor e tem ensino fundamental completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 42.000,00.
Dedé, do PTB, tem 64 anos, é separado judicialmente, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 32.000,00.
Skool, do PT, tem 45 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de comerciante e tem ensino fundamental completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 55.500,00.
Nei da Farmácia, do PT, tem 45 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 107.800,00.
Dila, do PSB, tem 55 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de comerciante e tem ensino fundamental completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 285.835,24.
Adão Custódio, do PSB, tem 46 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de produtor agropecuário e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 134.033,15.
Agenor Mendes, do PSB, tem 48 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de bancário e economiário e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 122.390,99.
Lorão, do PP, tem 56 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino fundamental completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 565.604,97.
Cleyton, do PP, tem 50 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de motorista de veículos de transporte de carga e tem ensino médio incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 162.000,00.
Paulo Henrique, do Podemos, tem 41 anos, é casado e tem ensino fundamental incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 2.500,00.
Mário, do Podemos, tem 44 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de serventuário de justiça e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 129.000,00.
Dé do União, do Avante, tem 47 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de auxiliar de escritório e sabe ler e escrever. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 1.468,00.

Veja o número de vereadores por partido:


PSB: 3
Podemos: 2
PP: 2
PT: 2
PTB: 2
Avante: 1
Solidariedade: 1

* Esta reportagem foi produzida de modo automático com o apoio de um sistema de inteligência artificial e foi revisada por um jornalista do G1 antes de ser publicada. Saiba mais sobre o sistema usado em g1.com.br.


Confira aqui a publicação original no site do G1 Grande Minas