segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

MAIS AGROECOLOGIA: ACEBEV ASSINA CONVÊNIO COM FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL


No último dia 13 de dezembro, a Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) assinou um convênio com a Fundação Banco do Brasil (FBB) para implantação do projeto: “Agroecológicos – saúde para as pessoas e para o meio ambiente”. A solenidade da assinatura deste convênio aconteceu na sede da entidade e contou com a presença dos associados, de diversos parceiros e autoridades, além da religiosa Amônica Porcina de Barros, fundadora da entidade e carinhosamente conhecida como Irmã Mônica.

Práticas e pesquisas em todo mundo tem comprovado que a agroecologia é o caminho possível para sustentabilidade econômica, social e ambiental. Em Porteirinha, a ACEBEV trabalha há muitos anos nesta linha e agora, com mais essa parceria da Fundação Banco do Brasil, vai ajudar a fortalecer ainda mais essas ações.

A proposta do projeto contempla a compra de um veículo, um mini-trator e implementos agrícolas que vão contribuir com o processo produtivo da Área de Boas Práticas da ACEBEV, na comunidade rural da Gangorra, zona rural do município. No local, a entidade tem implementado diversas tecnologias sustentáveis como bioconstruções, sanitários compostáveis, produção agroecológica, manejo orgânico, além de criação de pequenos animais e barraginhas de contenção de água da chuva para fortalecimento do lençol freático, entre outros.

O gerente da agência do Banco do Brasil de Porteirinha, o Sr. Álvaro Leite, esteve presente e falou da grande contribuição da Fundação do Banco do Brasil em toda região. Falou também sobre a confiança e a alegria da instituição em participar de mais um projeto que contribui com o desenvolvimento sustentável da região.

Durante a reunião, também participaram diversas pessoas que deram depoimentos sobre a importância das ações da ACEBEV. O engenheiro agrônomo Jorge Cantuária, que também é vice-presidente da entidade, falou sobre as estratégias do projeto e o quanto esses investimentos vão fortalecer as ações agroecológicas na Área de Boas Práticas da Associação.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

ACEBEV APROVA PROJETO DE AGROECOLOGIA NA FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL


Práticas e pesquisas em todo mundo tem comprovado que a agroecologia é o caminho possível para sustentabilidade econômica, social e ambiental. Em Porteirinha, a Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) trabalha há muitos anos nesta linha e agora, ganhou um grande parceiro que vai ajudar a fortalecer essas ações. Foi aprovado junto à Fundação Banco do Brasil o projeto: “Agroecológicos – saúde para as pessoas e para o meio ambiente”. A solenidade da assinatura deste convênio acontecerá no próximo dia 13 de dezembro, às 14h, na sede da entidade, localizada na rua Belo Horizonte, nª 635 A- centro, em Porteirinha.

A proposta do projeto contempla a compra de um veículo, um mini-trator e implementos agrícolas que vão contribuir com o processo produtivo da Área de Boas Práticas da ACEBEV, na comunidade rural da Gangorra, zona rural do município. No local, a entidade tem implementado diversas tecnologias sustentáveis como bioconstruções, sanitários compostáveis, produção agroecológica, manejo orgânico, além de criação de pequenos animais e barraginhas de contenção de água da chuva para fortalecimento do lençol freático, entre outros.

A ACEBEV é uma organização social que possui cerca de 20 anos de serviços prestados à população, com conscientização e terapias naturais que contribuem para a saúde complementar e qualidade de vida das pessoas.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

A PEDRA DO GÊNERO | Por Damião Cordeiro

Tudo azul, sem pecado e sem juízo, dois passarinhos cantam pra esse amor’’ 1985 - Baby/Pepeu

Às luxúrias fogosas de dois tico-ticões do mesmo gênero deus deu asa. Então, sem as decretadas penas, bico com bico não pagam fartos incêndios tantos. E assim, nessa Catedral de amor, esses dois insaciáveis passarinhos, abundantemente, fazem bastantes tico-tiquinhos no fubá.

[ Este texto foi originalmente publicado na 3ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. ]

COLUNA VERTEBRAL | Por Didi Borborema

- Antecipar a decepção é quase sempre pior que a própria decepção.

- Se eu me amo, como posso te odiar? Se eu não me amo, como posso te amar?

-  A alegria é diferente da euforia.

- Necessitamos uns dos outros para sermos nós mesmos.

- O modo como falamos com alguém é tão importante quanto o que estamos tentando dizer.

- Os loucos e doidos vivem mais e melhor porque não têm as preocupações dos normais.

- A presença dos sonhos transformam miseráveis em reis e a ausência dos sonhos transformam milionários em mendigos.

- Ninguém condena mais do que a própria consciência.

- Mais do que pelas palavras, os pais devem educar os seus filhos por seu exemplo de vida.

- O homem é o único animal que tropeça na mesma pedra mais de uma vez.

- A fé é a maior força do universo, somente ela é capaz de abrandar os ferimentos visíveis e aqueles que não podemos enxergar.

- Muitas vezes temos tudo aquilo que queremos, mas não o que necessitamos.

- Perdoar é não deixar as feridas do passado envenenarem e contaminar o presente.

- O rosto revela o que se passa em nosso coração.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Irmã Mônica completa 25 anos de serviço por Porteirinha e região

Foi em 1992 que ela chegou por aqui. De lá para cá, muito caminho foi percorrido e muitas boas histórias construídas. A religiosa Porcina Amônica de Barros, mais conhecida como Irmã Mônica, é da Congregação Filhas de Jesus e possui mais de 50 anos de consagração. Nasceu em Dores de Turvo-MG, no ano de 1940. Antes de chegar em Porteirinha já realizava ações  sociais de acordo com o carisma de sua vocação, mas foi quando ela chegou aqui que firmou em um trabalho sólido que envolveu a comunidade, criou raízes e hoje é referencia não só na região, mas por todo lugar.

Em 1998, a Irmã Mônica fundou a ACEBEV (Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida),  uma entidade  formada por dezenas de associados que contribui com as ações sociais e, ao mesmo tempo, coloca em prática as ideias inovadoras da religiosa. Além do atendimento com terapias naturais, baseado na saúde complementar (iridologia, geoterapia, massoterapia, bioenergética, etc), produção de remédios naturais (homeopatias, fitoterápicos, entre outros), as construções com materiais naturais (bioconstruções) na Gangorra ( Área de Boas Práticas da ACEBEV) têm sido grande destaque na região. 

Cidadã honorária da cidade, ela realiza palestras, oficinas e faz parte de movimentos populares. Acompanha grupos de adolescentes, já auxiliou diversas famílias e grupos comunitários a formarem empreendimentos de geração de renda e possui um importante trabalho de preservação e conscientização ambiental. Em 2003, ela escreveu um livro onde partilha saberes, receitas naturais e dicas de cuidados com a saúde. Já viajou para a África por duas vezes, fez trabalhos na Amazônia, apareceu em inúmeros programas de televisão, recebeu artistas e famosos em Porteirinha, mas apesar de tudo isso, continua cuidando com a mesma simplicidade das coisas que promovem envolvimento e mais qualidade de vida para as pessoas, principalmente, as que mais precisam. 


[ Este texto foi originalmente publicado na 3ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. ]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com   

sábado, 21 de outubro de 2017

ROMARIA EM DEFESA DAS ÁGUAS E DO TERRITÓRIO ACONTECE EM RIACHO DOS MACHADOS

Neste sábado, dia 21, aconteceu a 1ª Romaria em Louvor a Nossa Senhora Aparecida em defesa das Águas e do Território, em Riacho dos Machados. Centenas de pessoas percorreram as ruas da cidade e depois seguiram rumo à nascente do rio Paraíso, na comunidade de Cabeceira. O local é considerado por muitos como um santuário. Durante o percurso aconteceram muitas intervenções em defesa do meio ambiente, do território e dos direitos do povo, principalmente das comunidades tradicionais e dos guardiões da biodiversidade.

A Romaria foi organizada por um grande grupo incluindo a Diocese de Janaúba, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha e Riacho dos Machados, a Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (Acebev), o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM) e diversas outras organizações.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

AGRICULTORES DA SERRA GERAL PARTICIPAM DE ENCONTRO DE AGROECOLOGIA EM BH

Representantes da microrregião da Serra Geral do Norte de Minas Gerais, estiveram presentes no Encontro Regional de Agroecologia, que aconteceu em Belo Horizonte, entre os dias 06 e 08 de outubro. O encontro reuniu pessoas de todo o sudeste brasileiro para refletir, trocar experiências, debater desafios e fortalecer a luta por uma agricultura agroecológica que respeite o meio ambiente e promova a sustentabilidade e o bem viver.

Estiveram presentes Elisângela Ribeiro Aquino, do Assentamento Tapera de Riacho dos Machados; Antônia Antunes, Anádia Antunes e Silvana Souza do Quilombo do Gorutuba, município de Catuti; e Geraldo Gomes, da comunidade Touro, em Serranópolis de Minas, além de outras 5 pessoas de outras microrregiões do Norte de Minas.

O encontro aconteceu em confluência com o Festival Estadual de Arte e Cultura da Reforma Agrária. Durante o evento também aconteceu a Conferência sobre Alimentação Saudável.

Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade

Todo o encontro fez parte do processo preparatório do IV Encontro Nacional de Agroecologia que irá reunir cerca de 2000 pessoas, em Belo Horizonte, entre os dias 31 de maio a 03 de junho de 2018. O evento é coordenado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) que é um espaço de interação e convergência entre movimentos, redes e organizações da sociedade civil engajados em experiências de promoção da agroecologia. Atualmente, a ANA articula vinte e três redes estaduais e regionais, que reúnem milhares de grupos, coletivos, associações, cooperativas e organizações não governamentais em todo o país, além de quinze movimentos sociais de abrangência nacional.

Sustentado no lema “Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade”, o ENA pretende construir convergências com os processos de luta no enfrentamento ao golpe e em defesa da democracia e dos direitos. Reforçando que sem Democracia não será possível cultivar e consumir alimentos saudáveis e isento de injustiças.


A realização do ENA em uma capital reafirma a necessidade de ampliarmos o diálogo e apontarmos novas conexões entre o campo e a cidade, fortalecermos os encontros entre as diferentes culturas e darmos visibilidade às experiências de agroecologia e de resistência ao grande capital, que acontecem no campo e na cidade.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

NESTE FIM DE SEMANA, PSIRICO E PARAGOLÉ ANIMAM MICARETA EM PORTEIRINHA

Deep Eventos está realizando a edição 2017 do PortFolia.
Dois grandes trios elétricos, uma super estrutura com camarotes e área vip já estão em Porteirinha, onde será realizada a maior micareta de toda  a região. A edição 2017 do PortFolia contará com a presença das bandas de renome nacional Psirico, no dia 13, e Parangolé, no dia 14, além das bandas regionais que vão animar o grande público que promete marcar presença.

O evento será na Praça Odilon Coelho, com circuito fechado. A Deep Eventos, realizadora da micareta, está vendendo os ingressos de acesso,  os abadás e os camarotes que ainda restam.
Edições anteriores do PortFolia fizeram história.

Além das grandes atrações no PortFolia, a cidade espera receber muitos visitantes, uma vez que Porteirinha é uma cidade turística que abriga rios e inúmeras belezas naturais, como uma cachoeira de 80 metros de altura. 

domingo, 25 de junho de 2017

Agricultores utilizam sabedoria popular para prever período de chuvas

(Este texto foi originalmente publicado em julho de 2010 no site da ASA Brasil e republicado no site Desterro 1.  Em 2016 foi republicado no Blog da ASA Minas e em 2017, no Blog do jornal FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO.)

Quem lida com a terra no dia a dia, com atenção e respeito ao meio ambiente, vai aprendendo as particularidades da natureza. Mas quem segue e procura aprender o conhecimento construído pelos antepassados, tem a graça de utilizar-se da sabedoria da cultura popular. Agricultores e agricultoras sertanejas sabem bem o que é isso, pois são muitas as práticas que são passadas de geração em geração.

Uma delas é a chamada Sorte São João, que auxilia o agricultor a conhecer como será o "tempo das águas" em sua região. No Semiárido mineiro, as chuvas começam no final do ano, e terminam no início do ano seguinte. Segundo seu Ildeu José da Costa, da comunidade Morro Grande, município de Riacho dos Machados, "é muito importante conhecer como será o tempo de chuva, pois é mais fácil para planejar a preparação da terra e o plantio". Segundo ele, "é só prestar atenção na natureza que ela mesma já vai dando as dicas", como na Sorte São João.

No dia de São João, 24 de junho, muitos agricultores familiares, além de preparar as fogueiras para comemorar as festividades do Santo e agradecer o céu pela safra, prestam atenção no tempo desses dias posteriores que segundo eles, trazem manifestações de como serão as águas desse ano.

De acordo com Umbelina Antunes de Oliveira, mais conhecida como Dona Belinha, da comunidade Tanque, em Porteirinha, o dia 24 de junho representa o mês de outubro, sendo a manhã a primeira quinzena e a tarde a segunda quinzena. E assim sucessivamente: o dia 25 representa novembro, 26, dezembro, 27, janeiro, 28, fevereiro e até 29, dia de São Pedro, que representa o mês de março.

Se na parte da manhã ficar nublado, com calor de chuva, ou com ventos na direção de quando chove, é porque vai chover nessa época. Do mesmo modo na parte da tarde que representa a segunda quinzena do mês. Mas quando abre o sol forte, sem vento correndo, como que se faz quando vai chover, aí é porque na época correspondente vai fazer sol forte.

Normalmente no Semiárido mineiro, chove só entre três e quatro meses no ano, porém, como a chuva acontece de forma espaçada, essa prática pode ser contemplada em qualquer um desses seis meses.


Efeito estufa e mudanças climáticas
Dona Belinha conta que aprendeu essa prática com os antigos, e que sempre dava certo, porém, hoje com o passar dos anos, “parece que o tempo está todo mudado”.

Seu Ildeu acredita que o tempo está diferente e a natureza ficando desequilibrada por causa das mudanças climáticas. “O homem está destruindo muito a mãe natureza e com isso esta mudando o ciclo e o equilíbrio que tinha. Tem muitas coisas que a gente sempre teve sabedoria, e agora não estamos entendendo quase nada”, afirma o agricultor.

Mesmo assim, Seu Ildeu e Dona Belinha acreditam que é importante passar para os costumes dos mais velhos para os mais novos, pois além de valorizarem a sabedoria popular e a cultura, esses conhecimentos podem ajudar na preservação da natureza.



Por: Helen Borborema

[ Se você quer apoiar o jornal FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO, ajude-nos a divulgá-lo. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. Passe na banca de revistas da Praça Odilon Coelho e pegue seu exemplar ou entre em contato conosco nas redes sociais!]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 
Blog - folhadeporteirinhaeregiao.blogspot.com 

sexta-feira, 28 de abril de 2017

CLIQUES & HISTÓRIAS | 2ª edição do jornal Folha de Porteirinha e Região

Nossa coluna Cliques & Histórias desta edição traz o registro do casamento dos porteirinhenses Sr. Nilson Martins e Dona Maria que aconteceu em 1956. Eles são mais um dos tantos casais da região que se casaram no dia 26 de julho em Serra Branca. À eles, que continuam juntos até hoje, aproveitamos para parabenizar pela união. Que Deus os conceda saúde e paz, e que este amor continue brilhando. 

Nesta edição também temos a honra de trazer o registro da escritora e cidadã honorária de Porteirinha, Dona Palmyra, junto com as suas filhas: Izani, Iracy e Iolanda. Foto cedida gentilmente pelo site Cidade Mineira. Acesse   www.CidadeMineira.com.br  e confira muitas fotos antigas, atuais e diversos outros registros de nossa cidade. 



[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. Passe na banca de revistas da Praça Odilon Coelho e pegue seu exemplar ou entre em contato conosco nas redes sociais!]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 
Blog - folhadeporteirinhaeregiao.blogspot.com 

COLUNA VERTEBRAL | Por Eder Leonardo

Coluna Vertebral - Por Eder Leonardo
- Se a fruta laranja é da cor do mesmo nome, porque o limão não se chama “verde”?

#VocêSabia? Que o ano de 2016, segundo os cientistas, teve 1 segundo a mais. Só não me peça para explicar..

- A previsão do tempo mais certa que eu já vi na vida foi: “Amanhã, se não chover vai fazer sol.”

- Avião no Brasil tá caindo mais que avião no Brasil.

- Um matuto me disse que avião no Brasil tá caindo mais que umbú maduro.

- As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo. - Arthur Schopenhauer

- A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio. - Martin Luther King

- O tempo é relativo e não pode ser medido exatamente do mesmo modo e por toda a parte. - Albert Einstein

- Aprender sem pensar é tempo perdido. - Confúcio

- Haja hoje para tanto ontem. - Paulo Leminski

- A vida já é curta, mas nós tornamo-la ainda mais curta, desperdiçando tempo. - Victor Hugo

- Cada um de nós para o tempo em busca do segredo da vida. O segredo da vida está na arte. - Oscar Wilde

- Gastamos mais tempo na vida tentando descobrir quem somos do que sermos quem deveríamos ser. 


[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. Passe na banca de revistas da Praça Odilon Coelho e pegue seu exemplar ou entre em contato conosco nas redes sociais! ]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 
Blog - folhadeporteirinhaeregiao.blogspot.com 

Crônica BAMBA DE CASA | Por Damião Cordeiro


’Como um sapato velho mas ainda sirvo  basta você me calçar que aqueço o frio dos seus pés” - 1981 - Mú Carvalho /Cláudio Nucci/Paulinho Tapajós 

Às nossas carências éramos peritos em matéria de sobrevivência. Sonhos avoavam altos altos. Eu chegava bem na horinha do almoço, e nem dava tempo de mastigar vagarosamente um gostinho a mais do par de bamba em meus pés. Com pena eu tirava-o para envoltar com ternura os pés de meu irmão da ponta da fila.

Era só trocar o capucho de algodão. Era a vez dele degustá-lo um bocadinho pelo caminho da escola. (De noite, seria a vez do irmão primeiro de todos). Pisávamos altos; nuvens de sonhos; mas o caminho não era suave. E por via desses amores mútuos, compartilhados no fraternal, os pés eram metidos dentro da boca do bamba; a língua presa sob o amarradilho do cadarço para não dar o que falar aos terríveis ouvidos da alheia escutância. 

Assim, escondíamos a riqueza de nossos espíritos para não inflamar inveja qualquer. Pedagogicamente, sem saber o porquê, a gente usufrui do beabá da vida tateando em sutilezas. Macios de simplicidade.   

___

[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. Passe na banca de revistas da Praça Odilon Coelho e pegue seu exemplar ou entre em contato conosco nas redes sociais!]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 

EDITORIAL | 2ª Edição | Que tenhamos um 2017 com força e fé :-)

Estamos no início de mais um ano. O calor da nossa região já anuncia a grande força e a fé que precisaremos ter para vencer os desafios dessa trajetória. Mas como dizem, força e fé são características que nós, nortemineiros, temos de sobra.  

Nesta edição, a Folha de Porteirinha e Região traz muitos exemplos de garra, como o de Sr. Auler que completa 83 anos e fez história na construção do hospital e na fundação do Lar dos Idosos em Porteirinha. Traz também a solidariedade da Rádio Liberdade que fez campanha para arrecadar fraldas geriátricas que serão doadas aos velhinhos. A união da moçada do Núcleo do Cavalo que realizou um grande evento de entretenimento e uma cavalgada com mais de 1.000 cavaleiros, entre muitos outros exemplos de força e realizações.

Nosso jornal está feliz por cumprir sua função de agregar valor ao nosso povo, nossa cultura e economia e por ter sido abraçado pela população da região. Agradecemos aos anunciantes e colaboradores. Sem vocês nada disso seria possível. 

Vamos juntos, construir com fé, coragem, alegria e paz um 2017 feliz e próspero!

_____

[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. Passe na banca de revistas da Praça Odilon Coelho e pegue seu exemplar ou entre em contato conosco nas redes sociais!]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA - Por Toninho Orelha Branca

 Autor: Toninho Orelha Branca
(Foto: Itamaury Teles)

Não existe nenhuma instituição de ensino, do fundamental ao superior, que consiga transmitir conhecimentos a um aluno que não tenha disposição para a leitura. É impossível absorver conhecimentos sem a prática constante da leitura, que é base para a absorção do conhecimento.

Dentre os autores de livros famosos, há alguns considerados autodidatas, ou seja, não concluíram ou sequer frequentaram cursos superiores. Para escreverem o que tinham em mente, expressaram o conhecimento haurido, adquirido, através do hábito da leitura. São aquelas pessoas que leem tudo que chega às suas mãos, não importando o gênero literário. É óbvio que devemos dar prioridade, mais atenção à leitura de textos que possam contribuir positivamente com o nosso conhecimento.

As pessoas que não leem são fáceis de serem convencidas por outras pessoas sobre qualquer assunto, pelo fato de não terem conhecimentos para argumentar, para questionar, caso não concordem com o que estiverem ouvindo.

Para ilustrar o acima exposto, basta considerarmos o resultado das provas do ENEM/2016, que é um exemplo emblemático dessa afirmação, visto que quase 85.000 (oitenta e cinco mil) candidatos tiraram NOTA ZERO  na prova de redação. 

Portanto, VIVA A LEITURA! 

[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. Passe na banca de revistas da Praça Odilon Coelho e pegue seu exemplar ou entre em contato conosco nas redes sociais! ]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Plano Diretor é aprovado e já está em vigor

Vista panorâmica da cidade pelas lentes do fotógrafo porteirinhense Fabiano Silva
Porteirinha teve seu Plano Diretor aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. Os vereadores aprovaram o Plano, elaborado e revisado durante meses de trabalho. A nova legislação atualiza os limites urbanos, define as políticas de desenvolvimento econômico, ambiental, sanitário, patrimônio cultural, entre outros. Também foram aprovadas leis sobre o parcelamento de solo urbano e loteamento. O código de obras e edificações, código de posturas, código tributário, entre diversos outros também foram instituídos.  

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do município e de expansão urbana. Na elaboração, foram realizadas diversas reuniões, audiências públicas, vários encontros com o Núcleo Gestor e leituras comunitárias para partilhar o andamento dos trabalhos e ouvir a população. Tais discussões giraram em torno dos problemas mais comuns de cada região e suas sugestões para resolvê-las.

Segundo a Câmara Municipal, apenas o Projeto de Lei nº 22 ainda não passou por votação, o que deve acontecer nas próximas reuniões do Legislativo Municipal. Na página eletrônica www.porteirinha.mg.gov.br é possível conhecer todas as leis aprovadas pela Câmara e sancionadas pelo Prefeito. 

Apesar desta ser a segunda vez que Porteirinha constrói o Plano Diretor, de acordo com informações, o anterior não tinha sido votado na Câmara, portanto não tinha se transformado em lei. A aprovação do atual Plano Diretor aconteceu na última reunião ordinária de 2016, ocorrida no dia 20 de dezembro. ( Adaptação da ASCOM PP)

Confira abaixo a lista das  novas leis aprovadas

Lei nº 1.851-2016 – Institui a Revisão do Plano Diretor de Porteirinha
Lei nº 1.852-2016 – Institui o Código Ambiental no Município de Porteirinha
Lei nº 1.853-2016 – Dispõe sobre o Zoneamento, uso e ocupação do solo
Lei nº 1.854-2016 – Parcelamento Solo Urbano e Loteamento Fechado
Lei nº 1.855-2016 – Institui o Código de Obras e Edificações de Porteirinha
Lei nº 1.856-2016 – Institui o Código de Posturas no Municipio de Porteirinha
Lei nº 1.857-2016 – Institui o Código Tributário Municipal
Lei nº 1.858-2016 – Regulamenta o Instrumento da Outorga Onerosa do Direito de Construir
Lei nº 1.859-2016 – Dispõe sobre o Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança
Lei nº 1.860-2016 – Regulamenta o Exercicio do Direito de Preempção pelo Poder Público
Lei nº 1.861-2016 – Institui Normas para cumprimento da função social da propriedade
Lei nº 1.862-2016 – Regulamenta o Instrumento da Transferência de Potencial Construtivo
Lei nº 1.863-2016 – Dipõe sobre Lei de Parcelamento Solo para Chacreamento de Sitios
* No site www.porteirinha.mg.gov.br você encontra a legislação completa


[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. Passe na banca de revistas da Praça Odilon Coelho e pegue seu exemplar ou entre em contato conosco nas redes sociais! ]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

DESTAQUE NA OBMEP: E.E. Alcides Mendes divulga resultado brilhante

Mais uma vez, a E.E. Alcides Mendes da Silva brilhou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Dessa vez, os estudantes da Escola se destacaram em um universo de mais de 17 milhões de alunos, conquistando 5 medalhas e 12 menções honrosas. A escola também divulgou o nome dos professores premiados: Ilza, Kátia, Luci, Luzia e Uelber. Confira abaixo a lista dos estudantes que se destacaram:

Medalha de ouro: Maria Tereza L.R.de Oliveira
Medalha de prata: Hiago Ranflei O. Mendes
Medalha de bronze: Guilherme Evangelista, Isadora Costa Coelho e Ivian Júlia M. Santos
Menções honrosas: Bárbara Andrade Lelis, Denise Tatiane Mendes, Dieny Fernandes Cunha, Iuri Pablo O. Mendes, João Victor F. Lima, Larissa Cantuária Carvalho, Leandro Gregório, Maria Vitória M. Mendes, Pedro Luca F. Gomes, Saulo Costa Guimarães, Tarso Giovane M. Barbosa e Thiago Emanoel B. Santos.     

[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes.]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Fortes emoções no 1º Campeonato de Truco da Zona Rural

As comunidades de Olhos d’água e Barriguda estão sediando o 1º Campeonato de Truco da Zona Rural. A competição é organizada pelos amigos Jair e Dil e os jogos acontecem nos finais de semana, nas respectivas comunidades.

O evento é aberto para todo o público. Segundo o regulamento do campeonato é proibido qualquer tipo de briga, podendo qualquer desavença acarretar até na eliminação do time na competição. 

O truco é um jogo muito popular no Brasil e principalmente na região. Apesar de não ser dificil para se dar bem é preciso que os jogadores tenham sorte e também bom ritmo de jogo, pois é comum artimanhas e blefes para enganar o adversário.  

(Por Ednaldo Silva) 


[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes.]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Dom Ricardo visita Paróquia N.S. da Assunção

A Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Porteirinha recebeu entre os dias 05 e 11 de fevereiro a visita do Bispo Diocesano Dom Ricardo Brusati. Durante esta Visita Pastoral que o Bispo costuma fazer às paróquias da Diocese, ele visita os trabalhos realizados, as igrejas, atende os fiéis, dialoga com as entidades da sociedade civil e conhece um pouco mais da realidade local. Em novembro de 2016, Dom Ricardo também esteve durante uma semana em Porteirinha, realizando a Visita Pastoral à Paróquia São Joaquim.


[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes.]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Passagem da ministra Cármen Lúcia por Porteirinha causa alvoroço nas redes sociais

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), passou  pela cidade de Porteirinha no último dia 03 de fevereiro. Segundo informações do Estadão, jornal de circulação nacional, ela parou em uma lanchonete e comprou um salgado. A rápida parada gerou alguns cliques de pessoas que reconheceram a magistrada, que andava calmamente pelas ruas. As imagens circularam rapidamente pelas redes sociais. Cármen Lúcia veio de avião até Montes Claros, onde alugou um carro para seguir até seu destino. O que chamou a atenção foi o fato da ministra estar na direção do veículo. Normalmente, pelo cargo que ocupa, ela teria à disposição um transporte oficial, guiado por motorista e seguranças. O jornal Estado de Minas confirmou que ela estava apenas com dois seguranças. 

Cármen seguiu para a cidade de Espinosa, onde visitou seu pai que estava doente. Infelizmente, no dia 09 de fevereiro, o seu pai, Sr. Florival Rocha veio a falecer quando já estava com 98 anos. Ele foi velado e sepultado em Belo Horizonte. (Por Bárbara Consuelo, do site Porteirinha Notícias ) 


[ Este texto foi originalmente publicado na 2ª edição do jornal impresso FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO. Se você quer apoiar este trabalho, ajude-nos a divulgar o nosso jornal. Ele é distribuído gratuitamente graças ao apoio dos anunciantes. ]

Facebook - www.fb.com/folhadeporteirinhaeregiao
Instagram - @folhadeporteirinhaeregiao
Email - folhadeporteirinhaeregiao@gmail.com 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

TERAPIA FLORAL: UM MÉTODO SIMPLES E NATURAL - Por Liana Cantuária

Quando uma pessoa está bem consigo mesma, realizada e feliz, tem condições de transmitir coisas boas a todos que a rodeiam. Porém muitas vezes, pelas situações da vida ou devido à sua personalidade, nem sempre consegue manter-se em harmonia com o seu íntimo ou ter clareza suficiente para identificar ou alcançar suas metas, o que pode gerar diversas dificuldades emocionais e atrapalhar seu desenvolvimento pessoal, seus relacionamentos, sua felicidade e a sua saúde como um todo.

A Terapia Floral ajuda no desenvolvimento das virtudes necessárias de maneira que a positividade vai se tornando cada vez mais evidente e a negatividade vai perdendo a força e deixa de se manifestar, sem guerra, de forma sutil e natural.

AS MAIORES VIRTUDES DE UM POVO - Por Pastor Ozéas Lidório

Já morei em diversas cidades do Norte de Minas. Pude conhecer as maiores virtudes e os piores defeitos de cada uma. Umas se destacavam pelo zelo das tradições: suas festas, suas comidas, as histórias das famílias, as manifestações artísticas, a garra do povo para o trabalho.

Outras, entretanto, se tornavam admiráveis pelas comidas, pelos quitutes, pelas práticas religiosas, pelos casamentos e suas grandes festas, pela qualidade das escolas, pelos serviços públicos. Entretanto, gostaria de destacar duas principais características nas cidades mais desenvolvidas.

A primeira: Percebi que o povo tinha aprendido a sonhar. Havia no comportamento das pessoas um grande desejo de alcançar uma vida melhor. Por isso, por iniciativa das classes mais aculturadas, havia um discurso, uma fala que buscava despertar nas pessoas um desejo muito arraigado por melhores condições de vida. 

Todos eram convidados a participar do maior projeto da cidade: desenvolvimento e qualidade de vida, isto se tornou o lema de todos. 

 A segunda: Havia em todos um sentimento de pertencimento. Isto queria dizer: Nós somos a nossa cidade; nós a defendemos contra tudo e contra todos; nós estamos plenamente comprometidos com a nossa cidade.

Precisamos adotar esses comporta- mentos caracte-rísticos dessas ci-dades que atingiram os melhores índices de qualidade de vida. Precisamos nos tornar um povo que luta por cidadania, que briga por interesses coletivos, que almeja sempre o melhor para todos.

Finalmente, que 2017 seja o ano das conquistas, das realizações dos sonhos coletivos, da aproximação, da união, da compaixão, do respeito, da identificação, do pertencimento. 

Um grande abraço a todos. 

Ozéas Lidório.

ESCRITOS DE TONINHO ORELHA BRANCA

Dona Beatriz chamou a sua filha Carol e entregou-lhe uma correspondência dizendo-lhe:

- Carol, minha filha, é o Ronaldo que finalmente manifesta o seu desejo de namorar com você. Leia e responda afirmativamente. 

Carol abriu a missiva e leu-a em voz alta:

- “Meu bem, terei de ser sempre um homem sem ódio se quiser ser feliz, mesmo que um outro concorrente se esforce, logre êxito e desfrute com você os seus melhores momentos, pois é mister compreender que você veio viver neste mundo com os seguintes compromissos: o de ser útil, de ser feliz, e o de querer-nos, todos, sem discerir os ricos dos pobres, os inteligentes dos tolos e os bonitos dos feios. Por isso, pretendo dividir com você todo o meu ser. Beijos”

Carol, finalizando a leitura, comentou com a Dona Beatriz: 

- Mãe, não aceito namorar esse cara. Ele escreveu uma carta duvidosa e não merece crédito. A sua carta de AMOR não tem uma única letra A.

COLUNA VERTEBRAL - Por Eder Leonardo

VOCÊ SABIA? Se o amor tivesse alguma lógica seria estudado nos livros de matemática cartesiana e não nos de psiquiatria freudiana. 

HORÓSCOPO - ÁRIES: A Lua hoje segue em Virgem, confronta Netuno e depois sorri para Plutão. O que isso quer dizer: nada. 

OPORTUNIDADE - Aproveite o tempo pois 1 dia possui 24 horas, sendo 1440 minutos ou 86.400 segundos ou 8.640.000 centésimos ou 86.400.000 milésimos. 

REFLEXÃO - Uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém. - Jean-Jacques Rousseau. 

PODE SER - Os loucos são certos numa sociedade errada. - Lao Tsé .

PIADA -  Devido ao colesterol, meu médico pediu para eu não comer carne, ainda não consegui mas prometi a ele que em 2017 vou consumir somente animais vegetarianos.

NATAL ESTIMULA A SOLIDARIEDADE

O tempo natalino, momento de confraternizações e reflexões, e a grande desigualdade social no país costumam estimular a solidariedade entre as pessoas. Em Porteirinha não é diferente. Diversas ações estão sendo realizadas, seja no meio familiar, entre amigos ou a partir de mobilizações feita pela internet. Se você é antenado ou tem um bom coração, provavelmente já prestou atenção em alguns desses movimentos ou está fazendo parte de um.

O Lar dos Idosos Dona Lia Coelho, por exemplo, mesmo, está sendo beneficiado em uma campanha que ganhou fôlego pela internet. Os idosos foram fotografados com placas com pedidos de um presente. A lista dos pedidos variam entre rapadura, aparelho de rádio e roupas como short e vestidos floridos. A expectativa é que os velhinhos recebam além dos presentes solicitados, um pouco de atenção. 

O “Varal Natal Solidário” (foto) também ficou famoso. Um cidadão teve a iniciativa de colocar um banner em sua calçada convocando a todos com a seguinte frase: “Quem tem deixa, quem não tem leva”. A ação provocou a simpatia e colaboração de muitas pessoas que acabaram divulgando nas redes sociais da internet também. Grupos de Whatsapp e anúncios no Facebook também têm sido importantes na mobilização das campanhas. 

Apesar do espírito natalino estimular a fraternidade entre as pessoas, nada impede que ao longo do ano iniciativas de solidariedade continuem acontecendo para beneficiar aqueles que mais precisam.  

(Por FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO)

Bioconstruções da ACEBEV são destaque na região

 As Bioconstruções da Associação Casa de Ervas Barranco de Esperança e Vida (ACEBEV) estão se tornando referências de sustentabilidade na região. Na Área de Boas Práticas na comunidade da Gangorra, a entidade tem desenvolvido diversas implementações ecologicamente e economicamente viáveis. Os destaques vão desde os sanitários compostáveis, até os chalés de superadobe, passando pelas tinturas naturais (terra-cota), telhas recicláveis a base de tubos de pasta de dente, entre outras.
A fundadora da entidade, a religiosa Porcina Amônica de Barros, mais conhecida como Irmã Mônica, coordena os trabalhos. Para ela “é muito importante estarmos cada vez mais alinhados com a mãe natureza”.

Quem quiser conhecer um pouco mais da entidade pode procurar informações na sede localizada na Rua Belo Horizonte, nº377-centro ou na internet, pelo blog: www.acebev.blogspot.com  .

(Por FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO)

Abadá Capoeira faz homenagem ao aniversário de Porteirinha

No último dia 17 de dezembro, os capoeiristas dos municípios de Porteirinha, Janaúba, Monte Azul e Serranópolis de Minas fizeram uma grande roda na praça Tiradentes para homenagear os 78 anos de emancipação político-administrativa do município porteirinhense. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Apoio ao Desenvolvimento e Arte da Capoeira (Abadá). 

Além de esporte, a capoeira é também uma expressão cultural, luta, jogo e arte. Em 2014, a Roda de Capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. 

(Por FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO)