sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Porteirinha completa 78 anos de história, encantos e belezas

Vista panorâmica de Porteirinha (Foto: Fabiano Silva) 
No último dia 17 de dezembro, Porteirinha completou 78 anos de emancipação político-administrativa. Lugar de riquezas naturais, economia com grande potencial e forte expressão cultural, Porteirinha é paixão forte de  todos os seus filhos, tanto os que moram aqui, como também os  que por circunstâncias de  vida, vivem em outras cidades. 

Para entender a essência do município e desvendar os motivos de tanto amor, não basta navegar por sua história. Pra conhecer de verdade Porteirinha e compreender o sentimento dos porteirinhenses, é fundamental percorrer as  comunidades rurais, visitar os pontos turísticos, estar na cidade e se orientar pelo Cristo de braços abertos, sentir a brisa no rosto, o olhar do sertanejo, saborear o frango caipira com pirão, farofa de maxixe com torresmo, se alegrar nas festas comunitárias, sentir o sereno de Serra Branca e o barulho dos carros de som nas ruas divulgando comunicados. É preciso chupar umbú, cajá, jambo, pinha, pitomba, entre outras frutas. Comprar verduras fresquinhas no mercado direto da mão do trabalhador rural e aproveitar pra saborear um beijú. 

Pra entender o amor dos porteirinhenses por sua terra, é preciso se molhar na água gelada da cachoeira do Serrado. Comer mingau e pamonha de milho verde fresquinho, ter na memória de infância a visita de Foliões de Santos Reis e torcer para a cultura não acabar. Participar de bingos e sorteios beneficentes, se animar com o ritmo do sanfoneiro. Subir na pedra da igrejinha de Santos Reis, se admirar toda vez que passar pela Pedra Calçada e ter histórias pra contar da época do trem de passageiro em Tocandira. 

Porteirinha é lugar de bonitas praças, povo acolhedor, paisagens encantadoras e parentescos de perder de vista. Seja no campo ou na cidade, seja jovem, adulto, idoso ou criança, ser porteirinhense é mais do que um gentílico ou naturalidade, é uma declaração de amor. Porque Porteirinha é igual Minas Gerais, quem a conhece, não esquece jamais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário