segunda-feira, 26 de novembro de 2018

INAUGURADO O CENTRO MÉDICO JANAÚBA E O HOSPITAL DE OLHOS DE JANAÚBA

Profissionais da saúde, empresários, prefeitos, vereadores e autoridades regionais estiveram reunidos na noite de sexta-feira, 23 de novembro, para o coquetel de inauguração do Centro Médico Janaúba e Hospital de Olhos Janaúba.
O local ampliará o espaço para o atendimento da população das regiões da Serra Geral e Sudoeste da Bahia. .
Com um novo conceito em saúde, o Centro Médico Janaúba dispõe das especialidades: Oftalmologia, Anestesia, Pediatria, Cardiologia, Angiologia, Imagens, Ortopedia e Ginecologia, numa estrutura moderna com aparato tecnológico de ponta, instalado num prédio de quatro pavimentos, localizado na Praça Dr. Mauricio Azevedo, 46, com 10 consultórios e 2 salas cirúrgicas. Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas.
Em pronunciamento, o Diretor do Centro Médico Janaúba e Hospital de Olhos Janaúba, doutor Helber Danilo Teles Caldeira falou sobre a trajetória e os esforços até a consolidação da clínica. “Somos referência microrregional para uma população de 300.000,00 habitantes. Era nosso objetivo expandir nosso atendimento num espaço diferenciado, humanizado e conduzido por uma equipe de médicos comprometidos com uma medicina de qualidade para a região. Hoje nosso sentimento é de gratidão, ao colhermos os frutos do reconhecimento de nosso trabalho”.
Além dos atendimentos particulares e através de convênios, o Hospital de Olhos também atende pelo SUS, o que mostra a importância deste empreendimento para a promoção da saúde na região.
Por: Ana Maria Barbosa
Foto: Silvio Silva 


#ColunaVertebral



A política é a ciência da liberdade. - Pierre-Joseph Proudhon


Mas a verdade é que não só nos países autocráticos como naqueles supostamente livres - como a Inglaterra, a América, a França e outros - as leis não foram feitas para atender à vontade da maioria, mas sim à vontade daqueles que detêm o poder. - Leon Tolstói


Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir. - George Orwell


- Ela é tão livre que um dia será presa.
- Presa por quê?
- Por excesso de liberdade.
- Mas essa liberdade é inocente?
- É. Até mesmo ingênua.
- Então por que a prisão?
- Porque a liberdade ofende.

Clarice Lispector


A indústria de memes é a única que cresce no Brasil.


Em estado de dúvida, suspende o juízo. – Pitágoras


O supérfluo dos ricos é propriedade dos pobres. - Santo Agostinho


Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe. - Leonardo da Vinci


Pensar é difícil, é por isso que a maioria das pessoas prefere julgar. - Jung


Viver significa lutar. - Sêneca


O consentimento dos homens reunidos em sociedade é o fundamento do poder. Aquele que só se estabelece pela força, só pela força pode subsistir. - Denis Diderot

#Crônica


#CantinhoKids


STR DE RIACHO DOS MACHADOS E APODEN REALIZAM CAVALGADA



No último dia 30 de setembro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riacho dos Machados e a Associação dos Portadores de Deficiência e Aposentados do Norte de Minas (APODEN) realizaram mais uma cavalgada pelas ruas riachenses. Além de fortalecer a cultura sertaneja, o objetivo da ação foi mobilizar a sociedade para a importância do fortalecimento da APODEN, entidade que apoia a tantas pessoas necessitadas da região. Essa foi 3ª edição do evento e contou com a participação de centenas de cavaleiros e amazonas que celebraram a cultura sertaneja da região. Na chegada, houve sorteio de prêmios e grande confraternização.



#ARTIGO


MÃOS À OBRA!



O Brasil é o 5º (quinto) país do mundo em extensão territorial e o 4º (quarto) em terras contínuas. Tem a mais extensa floresta tropical e dispõe de 12% (doze por cento) de toda a água potável do planeta, além de petróleo, minérios, gás e uma vasta biodiversidade. Esta vastidão territorial, com um só idioma oficial, abriga uma diversidade cultural, social, religiosa e, sobretudo, étnica, representada pelos brancos, negros, amarelos, mulatos, cafuzos, albinos e mamelucos, frutos de uma miscigenação que teve o seu nascedouro no limiar do século XVI, com o cruzamento dos portugueses trazidos por Cabral, com os índios e negros aqui encontrados.

No período colonial recebeu, também, a contribuição genética de africanos, espanhóis e ingleses e, com a abertura dos portos às nações amigas, pela Família Real, em 1808, recebeu imigrantes de várias origens, formando, desde então, uma população miscigenada: luso-indo-nipo-teuto-anglo-sino-hispano-ítalo-árabe-brasileira, dentre outras origens. Para ilustrar isto, tomemos como exemplo as seleções brasileiras de futebol, que, com apenas 23 (vinte e três) atletas, sempre retrataram a nossa heterogeneidade racial. Os imigrantes aqui acolhidos, consideram-se nossos compatriotas, por que Pátria é, também, aquela que acolhe.

Segundo estudiosos do Direito, o nosso Código Penal, de 07 de dezembro de 1.940 e os dispositivos legais contidos nas Leis Orgânicas Municipais, e nas Constituições Estaduais e Federal, precisam ser revistos e atualizados, para que as vidas humanas, as florestas, a água, a fauna, e a flora sejam preservadas com muito mais rigor. Leis complacentes são, também, fatores estimulantes à criminalidade.

Com a palavra, os Senhores Legisladores, que, em nome e à custa da população multirracial brasileira, ocupam as cadeiras macias das Câmaras Municipais, das Assembleias Legislativas e do Congresso Nacional. Mãos à Obra, gente! Enquanto ainda há tempo!



*Antônio Fernandes Guimarães, mais conhecido como ‘’Toninho Orelha Branca - o escritor’’.

MOTOPORT SE CONSOLIDA NO CALENDÁRIO FESTIVO DA REGIÃO


Entre os dias 06 e 08 de setembro, a Praça Cel. Odilon Coelho foi palco do principal evento de rock e motociclismo da região: o Encontro Nacional de Motociclistas de Porteirinha, o MotoPort, que realizou a 3ª edição. O Moto Grupo 'Amigos do Asfalto' foi o grande responsável pela organização da festa, que mais uma vez atraiu turistas, lotou o espaço e contribuiu com o aquecimento da economia e entretenimento da população. Em sua fala de agradecimento no último dia da festa, o diretor de eventos do Moto Grupo, Tiago Sérgio, confirmou a data do 4ª MotoPort para setembro de 2019, se consolidando assim, no calendário festivo da região.

A Banda Máquina do Tempo foi um dos grandes destaques do evento. O conjunto musical que veio diretamente do Espírito Santo, embalou o público presente com clássicos do rock internacional que fizeram história e marcaram época. Além deles, as atrações Belos e Malditos (Capital Inicial Cover), Nação do Rock, Lúcia Muniz e Banda Piu Pop Pa brilharam no palco. A Banda Tatarana Trio, encabeçada pelo porteirinhense Beu Viana, e Pedro Rafael da Banda O Marvin, também filho da terra, mais uma vez mostraram com excelência o bom e autêntico rock and roll. Além dos amantes do motociclismo, quem curte rock, música de qualidade e diversão já espera ansiosamente pelo 4º edição da festa em 2019.


Cantinho do Empreendedorismo:


Cuide da identidade visual do seu negócio


Uma parceria do nosso jornal com o SEBRAE, a ACIPORT e a Sala Mineira do Empreendedor


"A primeira impressão da empresa passa por detalhes importantes da comunicação"


No mundo dos negócios, a primeira impressão é marcante e tem grande influência na decisão de compra dos consumidores. A identidade visual é a responsável pela boa imagem que a empresa pode causar no público, pois reúne tudo o que uma empresa significa em termos de visão, missão e valores.

Ela é composta por um conjunto de símbolos que permitem a caracterização do negócio, com elementos que fazem referência às propostas da empresa e despertam sensações no consumidor. Uma boa identidade visual pode transmitir valores como profissionalismo, organização, confiança. Por outro lado, a falta da identidade visual e do design podem transmitir amadorismo ou falta de capricho.

Muitos empresários, ao abrirem um negócio, não dão o devido valor ao design e à identidade visual. Esse é um erro comum que atrapalha as empresas a alcançarem um bom posicionamento e destaque no mercado.

A identidade visual para micro e pequenas empresas pode ter os mesmos elementos de um projeto para grandes empresas. O que muda é a distribuição, e algumas vezes não é interessante contratar um item ou outro. Em geral, no projeto de identidade visual, consta logotipo, papelaria (cartão de visitas, envelopes, etc), Marketing (flyers, livros, imagens para redes sociais, etc), Produtos e embalagens, Design de uniformes, Sinalização, Mensagens (tudo o que você for utilizar para a comunicação do

negócio). A parte mais importante e que define o tom de todo o resto é o logotipo. Ele é a representação gráfica da empresa e, a partir dele, todos os outros itens se desdobram. Em alguns casos, o logo pode vir acompanhado de um manual que define suas aplicações.

Tudo isso forma a identidade visual e garante um suporte para a marca. Sempre que as pessoas pensarem na sua empresa, também vão pensar na identidade visual dela. O Sebrae Minas oferece consultorias, por meio do Sebraetec, para empresas que queiram elaborar sua identidade visual com subsídios de até 80% do valor do serviço.


Fonte: Assessoria de Comunicação do SEBRAE Minas (Conteúdo enviado para nossa redação por Cléris Bibbo, analista do Sebrae, na região da Serra Geral).

AGÊNCIA DO BNB DE PORTEIRINHA SE DESTACA PELOS BONS RESULTADOS


O Banco do Nordeste (BNB) de Porteirinha é uma das instituições financeiras de grande destaque no município, principalmente pela importância de suas linhas de crédito que incentivam e apoiam o desenvolvimento regional. Tanto para produtores rurais, como também para agricultores familiares, agroindústria, empresas e microempreendedores. Recentemente, a agência do BNB de Porteirinha abriu as portas e convidou a comunidade para uma importante reunião de apresentação de resultados.






Estiveram presentes representantes do poder público, de organizações sociais, além de clientes e parceiros. Segundo o gerente da agência, Sr. Lúcio Narciso, em 2017 foram realizadas 17.015 operações de créditos nos municípios de Porteirinha, Pai Pedro, Grão Mogol, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Josenópolis, totalizando mais de 46 milhões de reais.

#ARTIGO



Nos dias de hoje, é comum observar uma certa ansiedade nas pessoas sobre o melhor preparo para encarar as exigências do mercado de trabalho. O fato é que não há fórmula que prescreva um caminho de sucesso válido para qualquer pessoa, causando frustração em muitos. O problema não está nas pessoas e sim no sistema, pois cada indivíduo possui uma habilidade específica cujo valor está além dos ditames de um mercado desumano, que seleciona quem quer a seu bel-prazer.O que torna as pessoas ansiosas é esta prática de desqualificar aqueles que não estão no padrão exigido.

As empresas controladoras deste mercado buscam homogeneidade onde há heterogeneidade, isto é, querem encontrar profissionais enquadrados em perfis pré-estabelecidos por elas mesmas ao contrário de interagirem com as características de cada contratado a fim de desenvolver um quadro de empregados mais livre e dinâmico. Os resultados seriam outros se o objetivo fosse agregar pessoas ao invés de selecioná-las.

No entanto, a realidade denuncia uma sociedade estruturada em prol de um inconsciente não-coletivo chamado mercado de trabalho, o qual funciona para favorecer a uns poucos detentores de uma herança jacente, legando ao restante a qualidade de párias, isto é, historicamente excluídos dos verdadeiros direitos sociais. Em outras palavras, quem não está inserido neste mercado não é capaz de viver dignamente.

Para entrar neste buraco negro, dominado por uma casta de senhores feudais, é preciso se vestir de uma capa artificial, transformando-se em alguém que você não é, vendendo suas melhores qualidades, conquistadas ao longo de um processo sócio-cultural da sua história de vida, por um preço de ninharia. Negar a se “prostituir” para o mercado de trabalho é suicídio. O jeito é vestir as roupas de que ele gosta, tornando-se o mais atraente possível para, quem sabe, alcançar o oportunismo de comer as migalhas que caem da mesa daqueles que comem muito bem não é de hoje.

E você, está preparado para que mesmo?

#SALVE


TÊNIS DESPERTA INTERESSE E CURIOSIDADE NOS PORTEIRINHENSES


O tênis é um esporte dinâmico, de origem inglesa e que encanta muitas pessoas pelo grande desafio que ele propõe. Apesar de ser famoso nos meios de comunicação, normalmente é pouco jogado no interior, principalmente pelo raro contato que as pessoas têm com o esporte. 

Em Porteirinha, muitos jovens estão tendo a experiência de conhecer um pouco das regras, dos acessórios e da dinâmica do tênis. O professor Demostenes Moraes Junior, que é porteirinhense, mas mora há muitos anos em Montes Claros, está vindo periodicamente no município para oferecer aulas gratuitas e momentos de aproximação dos jovens com o esporte. 




Já foram realizadas aulas nas quadras da comunidade Várzea Bonita e da E. E. Alcides Mendes. Quem participou das clínicas de tênis (nome que denomina o treino e oficina do esporte) tem gostado da experiência. A expectativa de Demóstenes é que mais pessoas da cidade se envolvam. Ele também sonha em realizar um projeto social incentivando a prática esportiva na juventude para promoção da saúde e bons hábitos.

MORADORES CRIAM MOVIMENTO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS ABANDONADOS


O abandono e os maus tratos a animais são situações tristes que sensibilizam grande parte da população. Em Porteirinha, essa realidade vem há muito tempo comovendo cidadãos que, de forma individual, agiam para tentar remediar o sofrimento dos animais, principalmente dos cães e gatos. Foi aí que muitas dessas pessoas resolveram se unir, colocar a mão na massa e criar o movimento de Proteção aos Animais de Porteirinha (PAP). O grupo, formado por pessoas com participação voluntária, é apartidário, sem fins lucrativos e já está fazendo a diferença na cidade.






Graças à iniciativa do movimento, comedouros e bebedouros estão sendo instalados em diversos espaços públicos de Porteirinha, com a finalidade de saciar a fome e a sede dos cachorros abandonados nas ruas. Para viabilizar o investimento, o grupo está recebendo doações de ração e dinheiro para manutenção e fabricação de mais comedouros e bebedouros. Quem quiser contribuir, pode entrar em contato pelas redes sociais ou através do telefone (38) 9.9142-0754.



No último dia 19 de outubro, o grupo formalizou a entidade criando uma Associação, organização não governamental (ONG) que vai garantir mais possibilidades de atuação e parcerias. Segundo a organização, a ideia é que futuramente eles trabalhem com castrações para evitar o crescimento populacional dos cães e gatos pelas ruas. Consequentemente, essa ação irá promover saúde pública, além de prevenir o sofrimento de mais animais. 






Recentemente, com a proposta de apoiar a iniciativa do grupo, a Prefeitura iniciou uma campanha nas redes sociais de conscientização para evitar que mais animais sejam abandonados e cheguem às ruas. De acordo com a legislação brasileira, maltratar e abandonar animais é crime, sob risco de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.


ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO PARQUE SERRA NOVA COMPLETA UM ANO


O amor pelas belezas naturais e o desejo pelo desenvolvimento sustentável da região são os grandes motivos que unem os integrantes da Associação Suber Amigos do Parque Serra Nova. A entidade completou um ano comemorando importantes realizações e contribuições para o fortalecimento do turismo regional. Segundo a diretoria da organização, durante esse tempo, as parcerias construídas foram fundamentais para consolidação do trabalho e as boas perspectivas para o futuro.

DE PAI PEDRO PARA A TV APARECIDA:

Padre Sanfoneiro brilha na tela e encanta audiência



No último dia 14 de agosto, a população da região se surpreendeu com a aparição do Padre Juliano do Nascimento Lino, na TV Aparecida, no programa sertanejo ‘’Terra da Padroeira’. A notícia correu rápido nos grupos de WhatsApp e rapidamente a audiência cresceu na programação do canal religioso. O Padre é responsável pela Paróquia de São Pedro, que está em fase de implantação no município de Pai Pedro-MG. Além de cuidar da igreja e dos fiéis do município, o Padre aproveita seus dons musicais para animar o povo. O baixista porteirinhense, Samuel Silveira, acompanhou o Padre na viagem e na apresentação. "Foi muito bom estar nesse programa, feliz demais", postou Samuel nas redes sociais.



Multiplicando a fé e a alegria:

Jovens de Porteirinha implantam EAC em Pai Pedro



A cidade de Pai Pedro agora tem Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), um grupo de jovens da Igreja Católica que tem como objetivo a evangelização e o fortalecimento dos valores cristãos.



A Paróquia São Pedro, de Pai Pedro, recebeu o encontro graças ao apoio do EAC da Paróquia Nossa Senhora Assunção, de Porteirinha, que apadrinhou e realizou o evento na cidade vizinha.

Porteirinhense realiza estudo sobre os loteamentos da cidade




Apesar de legislação moderna sobre a organização da cidade estabelecida no Plano Diretor, a condição dos loteamentos de Porteirinha está deixando a desejar e prejudicando a qualidade de vida de muitos moradores. Isso é o que revelou o estudo realizado Pelo Engenheiro Civil Vinícius Francisco. Segundo ele, o artigo científico já foi apresentado em Seminário da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e hoje se tornou objeto de consulta tanto para estudantes da área, como também para pessoas que querem se informar sobre o assunto.







De acordo com a Lei 6.766, a infraestrutura é de responsabilidade do proprietário do loteamento, porém, normalmente os compradores não observam esse detalhe ao finalizarem a aquisição. Como muitos loteamentos não possuem infraestrutura completa e a Prefeitura é proibida de investir nesses espaços privados, a situação acaba ficando complicada para o morador. "Por isso é muito importante que ao se interessar por algum lote, antes de fechar negócio, o cidadão interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura na Prefeitura para se informar sobre a real situação do loteamento", explica Vinícius.



PORTEIRINHA REALIZOU II FEIRA REGIONAL PRÓ-GENÉTICA DE TOUROS E FÊMEAS


Porteirinha está se destacando cada vez mais regionalmente com a realização de eventos, seminários, feiras e trabalhos de referência entre os municípios da Serra Geral. Neste mês de setembro, o município sediou mais um importante acontecimento que foi a II Feira Regional Pró-Genética de Touros e Fêmeas que foi realizada nos dias 21 e 22 de setembro, no Parque de Exposições.






O evento teve como objetivo incentivar a melhoria genética do rebanho de touros e fêmeas da região, oferecendo ao produtor rural e família agricultora uma oportunidade de alcançar melhores resultados com animais de alto padrão genético. Além disso, houve palestras sobre oportunidades na área rural, sobre linhas de créditos e opções de financiamento, com casos de sucesso de associativismo na busca por novos mercados. Houve também shows regionais, apresentações, comidas e stands com apresentação de produtos e serviços, além de espaço da agricultura familiar, culinária e artesanato.







A Feira foi uma realização da Prefeitura de Porteirinha, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e Associação Comercial e Industrial de Porteirinha - ACIPORT. O evento também contou com as parcerias da Emater/MG e da ABCZ, com o patrocínio do Banco do Nordeste e com os apoios do Banco do Brasil, Sicoob/Credivag e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha.



(Fonte: Ascom PP)

STR de Porteirinha está construindo 15 casas através do Programa Nacional de Habitação Rural


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha está executando mais um importante projeto que vai contribuir com a melhoria da qualidade de vida de famílias do campo. Dessa vez, é o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que vai beneficiar 15 famílias agricultoras com casas novas. Um investimento de R$ 538.530,00 através de convênio assinado com a Caixa Econômica Federal. Além das famílias beneficiadas, a mão de obra local será contratada e os materiais de construção serão adquiridos na região, o que vai contribuir ainda mais como desenvolvimento local. 



SUSTENTABILIDADE EM ALTA:


ACEBEV E FBB DESENVOLVEM PROJETO DE AGROECOLOGIA


Práticas e pesquisas em todo mundo têm comprovado que a agroecologia é o caminho possível para sustentabilidade econômica, social e ambiental. Em Porteirinha, a ACEBEV trabalha há muitos anos nesta linha e agora, com mais essa parceria da Fundação Banco do Brasil, vai ajudar a fortalecer ainda mais essas ações.




A proposta do projeto contempla a compra de um veículo, um mini-trator e implementos agrícolas que vão contribuir com o processo produtivo da Área de Boas Práticas da ACEBEV, na comunidade rural da Gangorra, zona rural do município. No local, a entidade tem implementado diversas tecnologias sustentáveis como bioconstruções, sanitários compostáveis, produção agroecológica, manejo orgânico, além de criação de pequenos animais e barraginhas de contenção de água da chuva para fortalecimento do lençol freático, entre outros.




SERRA GERAL CONQUISTA RECONHECIMENTO COMO TERRITÓRIO PRODUTOR DE QUEIJO ARTESANAL



Os produtores de queijo da região estão felizes com os importantes passos que a luta pela legalização do produto está conquistando. Recentemente, os 16 municípios do território receberam o estudo de caracterização da região como produtora de queijo artesanal. 

Logo após, uma Portaria do Governo do Estado foi baixada reconhecendo oficialmente a região e esse grande potencial, conforme estudo realizado pela Emater. Agora, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já está trabalhando em cima do produto para caracterizar o queijo. Depois disso, o próximo desafio será a luta pela adequação da legislação sobre a produção de leite de terceiros. 

O assunto já está sendo tramitado na Assembleia Legislativa e discutido na Comissão de Agricultura e em breve, será votado. No último dia 21 de agosto, aconteceu a Audiência Pública e na oportunidade, os deputados receberam as demandas dos produtores de nossa região. 

A luta pelo reconhecimento do produto artesanal começou a ganhar força em 2014 quando várias ações começaram a serem realizadas. Viagens para Serra da Canastra, cursos, reuniões, articulações, criação da Associação, união, muita força de vontade e incentivo. Um trabalho importante que só acontece por causa das muitas mãos unidas em torno deste objetivo.


O Festival de Outono deste ano fez questão de colocar o Queijo Artesanal da Serra Geral como ingrediente obrigatório para todos os bares participantes do Concurso Sabores de Boteco. Essa ação teve como objetivo estimular o consumo e a gastronomia desse importante produto de nossa economia, além de incentivar todos que trabalham com essa cadeia produtiva que gera renda e prosperidade na região. 

Estima-se que essa atividade movimenta anualmente milhões de reais na Serra Geral, o que garante sustento para inúmeras famílias que fazem parte do processo produtivo e que ajudam a fomentar a economia local.


AUTISMO & SUPERAÇÃO


Criança autista vence desafios e preconceitos e se classifica em primeiro lugar no vestibulinho


Quem conhece uma pessoa autista, sabe que existe um oceano de desafios em seus caminhos. Bernardo Silveira tem 7 anos, cursa o 2º ano do ensino fundamental regular e desde os 2 anos foi diagnosticado com autismo. Desde então, com muito apoio da família, tratamento, estímulos e força de vontade, ele tem se revelado um grande guerreiro quando o assunto é quebra de paradigmas. No final do primeiro semestre deste ano, Bernardo se classificou em primeiro lugar no vestibulinho de uma escola porteirinhense, disputando de igual para igual com seus colegas. Essa é a segunda vez que isso acontece em menos de 1 ano, o que reafirma a grande superação do garoto. 

Segundo Márcia Silveira, mãe de Bernardo, quando ela recebeu o diagnóstico do filho, fez o que toda mãe faria: ficou em choque, teve medo, insegurança, ansiedade e estresse. Mas o desejo de vê-lo ascender foi maior que qualquer sentimento. Ela se jogou no universo do autismo, arregaçou as mangas e foi atrás de tratamento com profissionais especializados, terapias e exercícios para promover o desenvolvimento do filho. Na época, Márcia cursava faculdade de psicologia e o diagnóstico dado por especialistas a seu filho fez com que ela se engajasse ainda mais nos estudos. Depois de formada, ela decidiu se especializar em educação inclusiva para ajudar não só Bernardo, mas também outras crianças e famílias que estavam na mesma situação.




Hoje eles comemoram, porém a caminhada para chegar até esse cenário não foi fácil. Segundo Márcia, Bernardo começou a falar palavras isoladas aos 2 anos e 3 meses, mas só aos 5 conseguiu completar frases. Foram momentos difíceis, principalmente por ele ter sido classificado como nível 3, grau mais alto do transtorno de acordo com os seus sintomas e comportamentos repetitivos, restritos, com grande estresse e resistência. Mas com paciência, determinação, amor e carinho, juntos e ao lado da família, eles foram vencendo as barreiras que o autismo colocava aos avanços do garoto.

Agora, ele está provando a todos que o autismo, ao mesmo tempo que pode limitar as percepções, se for bem estimulado e acompanhado com tratamento adequado, pode melhorar os sintomas, alcançar resultados surpreendentes e descobrir inúmeras aptidões. Para a alegria da família, recentemente Bernardo foi diagnosticado com altas habilidades em matemática e vai receber um atendimento educacional especializado voltado para essa área. A professora de apoio dele vai continuar acompanhando, mas a partir de agora, começará a realizar adaptações de conteúdo pelo fato de seu desenvolvimento de raciocínio matemático estar bem à frente no tempo. 

Essa conquista é de Bernardo, mas também é de toda rede de apoio: avó, pai, padrasto, amigos, profissionais envolvidos, professores e principalmente a mãe, que se revelou uma grande mulher e acabou se tornando uma referência profissional em psicologia comportamental infantil em toda região.

DEPOIS DE MAIS DE 80 ANOS, AMIGOS TROCAM MENSAGENS DE WHATSAPP E SE REENCONTRAM

                                                                                                                                                                                                                                                   

Após mais de oito décadas, Sinval Martins Melo, de 89 anos, e Paulo José dos Santos, de 96 anos, se reencontraram em Porteirinha. De tão inusitado, o fato foi noticiado pelo Portal G1, importante meio de comunicação do país. O reencontro desses porteirinhenses aconteceu graças aos netos deles que se conheceram e colocaram os avós para trocar mensagens de vídeo pelo whatsapp. O Sr. Sinval mora há muitos anos em Belo Horizonte, enquanto o Sr. Paulo continuou em Porteirinha durante todo esse tempo. O encontro aconteceu no sábado, dia 13 de outubro e rendeu boas gargalhadas e excelentes lembranças de histórias que estavam nas memórias.