segunda-feira, 11 de abril de 2022

MEL DO NORTE DE MINAS GERAIS RECEBE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA POR SUAS CARACTERÍSTICAS ÚNICAS E TERAPÊUTICAS

 

Antes considerado de pouco valor comercial por ser muito escuro, o mel de aroeira produzido na região Norte de Minas Gerais ganhou destaque após pesquisas indicarem suas características terapêuticas.


Agora, o Mel do Norte de Minas recebeu o registro de Indicação Geográfica, na espécie Denominação de Origem, conforme publicado na edição 2665 da Revista da Propriedade Industrial.


Com produção anual média de 450 toneladas, o Mel do Norte de Minas apresenta compostos fenólicos com ação antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, o que fortalece o sistema imunológico.


Em Porteirinha, as famílias apicultoras comercializaram mais de 50 toneladas de mel em 2021. É uma atividade que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais sempre apoiou com cursos e projetos. 


Atualmente existem no município cerca de 100 famílias agricultoras que criam abelhas, extraem mel e algumas até produzem própolis. A grande maioria desses apicultores está organizada na Associação de Apicultores de Porteirinha. Isso significa mais renda para o campo, mais preservação ambiental e mais desenvolvimento local sustentável!


A criação de abelhas é considerada uma boa estratégia de convivência com o semiárido, porque não requer grande quantidade de água, além de estimular a preservação de matas e biodiversidade local. Por isso, há muitos anos, o STR de Porteirinha incentiva a apicultura na região. Diversos cursos e projetos já foram realizados com distribuição de kits com caixas, melgueiras, centrífuga, fumegador, macacões e chapéus de apicultura, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário