quarta-feira, 27 de abril de 2022

MULHERES DE PORTEIRINHA PARTICIPAM DE OFICINA EM AGROECOLOGIA

O sol estava quente e o calor forte como sempre, mas a vontade de praticar agroecologia no semiárido falou muito mais alto. Em meio à terra, adubos naturais, poeira, água, risadas, cantorias e muita animação, as mulheres de Porteirinha finalizaram no último dia 27, o último dia da oficina “Mulheres e Agroecologia” na comunidade da diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha, Lourdes Souza. 


O evento que começou no dia 26, foi uma realização do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas e faz parte do projeto “Fomentar as práticas agroecológicas no campo”, que vai apoiar 48 mulheres da região para produzirem alimentos saudáveis e com respeito à natureza.


O projeto prevê a construção de canteiros econômicos, uma tecnologia de convivência com o clima que permite que a família agricultora use uma menor quantidade de água para produção de alimentos na horta.


Segundo Eliane Souto, presidente do Coletivo, a oficina foi muito importante, “pois foi um recomeço pós-pandemia, uma aproximação das mulheres e uma oportunidade para fortalecimento de suas produções agroecológicas, garantindo alimento pra consumo e oportunidade de geração de renda.”


Além de aprender a fazer canteiros econômicos e alternativas para não usarem agrotóxicos, as participantes também tiveram aula sobre a importância da organização das mulheres e sobre a conjuntura política que o país vive.


Essa foi a primeira das 4 oficinas previstas no projeto. A próxima será realizada em Riacho dos Machados nos dias 28 e 29 de abril. Em Mirabela e Varzelândia, as capacitações vão acontecer nos dias 11, 12 e 13 de maio.


Para Eliane, essa ação representa o fortalecimento de parcerias importantes entre o Coletivo de Mulheres, os Sindicatos, a SEAPA, a Fetaemg, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM e a Marcha das Margaridas. 



Em breve, outro importante projeto para incentivar a apicultura, a homeopatia e a valorização das sementes crioulas também será desenvolvido pelas mulheres de Porteirinha. A ação é fruto de uma conquista do Coletivo junto ao Mandato da Deputada Estadual Leninha através de uma emenda parlamentar e também tem como objetivo fortalecer as mulheres agricultoras.


Confira as fotos do evento no Instagram do Sindicato. CLIQUE AQUI!


Nenhum comentário:

Postar um comentário