Foto: Silvio Silva
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
INAUGURADO O CENTRO MÉDICO JANAÚBA E O HOSPITAL DE OLHOS DE JANAÚBA
Foto: Silvio Silva
#ColunaVertebral
STR DE RIACHO DOS MACHADOS E APODEN REALIZAM CAVALGADA
#ARTIGO
MÃOS À OBRA!
*Antônio Fernandes Guimarães, mais conhecido como ‘’Toninho Orelha Branca - o escritor’’.
MOTOPORT SE CONSOLIDA NO CALENDÁRIO FESTIVO DA REGIÃO
Cantinho do Empreendedorismo:
Cuide da identidade visual do seu negócio
Uma parceria do nosso jornal com o SEBRAE, a ACIPORT e a Sala Mineira do Empreendedor
"A primeira impressão da empresa passa por detalhes importantes da comunicação"
AGÊNCIA DO BNB DE PORTEIRINHA SE DESTACA PELOS BONS RESULTADOS
#ARTIGO
TÊNIS DESPERTA INTERESSE E CURIOSIDADE NOS PORTEIRINHENSES
O tênis é um esporte dinâmico, de origem inglesa e que encanta muitas pessoas pelo grande desafio que ele propõe. Apesar de ser famoso nos meios de comunicação, normalmente é pouco jogado no interior, principalmente pelo raro contato que as pessoas têm com o esporte.
Já foram realizadas aulas nas quadras da comunidade Várzea Bonita e da E. E. Alcides Mendes. Quem participou das clínicas de tênis (nome que denomina o treino e oficina do esporte) tem gostado da experiência. A expectativa de Demóstenes é que mais pessoas da cidade se envolvam. Ele também sonha em realizar um projeto social incentivando a prática esportiva na juventude para promoção da saúde e bons hábitos.
MORADORES CRIAM MOVIMENTO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS ABANDONADOS
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO PARQUE SERRA NOVA COMPLETA UM ANO
DE PAI PEDRO PARA A TV APARECIDA:
Multiplicando a fé e a alegria:
Jovens de Porteirinha implantam EAC em Pai Pedro
A cidade de Pai Pedro agora tem Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), um grupo de jovens da Igreja Católica que tem como objetivo a evangelização e o fortalecimento dos valores cristãos.
A Paróquia São Pedro, de Pai Pedro, recebeu o encontro graças ao apoio do EAC da Paróquia Nossa Senhora Assunção, de Porteirinha, que apadrinhou e realizou o evento na cidade vizinha.
Porteirinhense realiza estudo sobre os loteamentos da cidade
PORTEIRINHA REALIZOU II FEIRA REGIONAL PRÓ-GENÉTICA DE TOUROS E FÊMEAS
(Fonte: Ascom PP)
STR de Porteirinha está construindo 15 casas através do Programa Nacional de Habitação Rural
SUSTENTABILIDADE EM ALTA:
A proposta do projeto contempla a compra de um veículo, um mini-trator e implementos agrícolas que vão contribuir com o processo produtivo da Área de Boas Práticas da ACEBEV, na comunidade rural da Gangorra, zona rural do município. No local, a entidade tem implementado diversas tecnologias sustentáveis como bioconstruções, sanitários compostáveis, produção agroecológica, manejo orgânico, além de criação de pequenos animais e barraginhas de contenção de água da chuva para fortalecimento do lençol freático, entre outros.
SERRA GERAL CONQUISTA RECONHECIMENTO COMO TERRITÓRIO PRODUTOR DE QUEIJO ARTESANAL
Logo após, uma Portaria do Governo do Estado foi baixada reconhecendo oficialmente a região e esse grande potencial, conforme estudo realizado pela Emater. Agora, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já está trabalhando em cima do produto para caracterizar o queijo. Depois disso, o próximo desafio será a luta pela adequação da legislação sobre a produção de leite de terceiros.
O assunto já está sendo tramitado na Assembleia Legislativa e discutido na Comissão de Agricultura e em breve, será votado. No último dia 21 de agosto, aconteceu a Audiência Pública e na oportunidade, os deputados receberam as demandas dos produtores de nossa região.
A luta pelo reconhecimento do produto artesanal começou a ganhar força em 2014 quando várias ações começaram a serem realizadas. Viagens para Serra da Canastra, cursos, reuniões, articulações, criação da Associação, união, muita força de vontade e incentivo. Um trabalho importante que só acontece por causa das muitas mãos unidas em torno deste objetivo.
Estima-se que essa atividade movimenta anualmente milhões de reais na Serra Geral, o que garante sustento para inúmeras famílias que fazem parte do processo produtivo e que ajudam a fomentar a economia local.
AUTISMO & SUPERAÇÃO
Hoje eles comemoram, porém a caminhada para chegar até esse cenário não foi fácil. Segundo Márcia, Bernardo começou a falar palavras isoladas aos 2 anos e 3 meses, mas só aos 5 conseguiu completar frases. Foram momentos difíceis, principalmente por ele ter sido classificado como nível 3, grau mais alto do transtorno de acordo com os seus sintomas e comportamentos repetitivos, restritos, com grande estresse e resistência. Mas com paciência, determinação, amor e carinho, juntos e ao lado da família, eles foram vencendo as barreiras que o autismo colocava aos avanços do garoto.
Agora, ele está provando a todos que o autismo, ao mesmo tempo que pode limitar as percepções, se for bem estimulado e acompanhado com tratamento adequado, pode melhorar os sintomas, alcançar resultados surpreendentes e descobrir inúmeras aptidões. Para a alegria da família, recentemente Bernardo foi diagnosticado com altas habilidades em matemática e vai receber um atendimento educacional especializado voltado para essa área. A professora de apoio dele vai continuar acompanhando, mas a partir de agora, começará a realizar adaptações de conteúdo pelo fato de seu desenvolvimento de raciocínio matemático estar bem à frente no tempo.
DEPOIS DE MAIS DE 80 ANOS, AMIGOS TROCAM MENSAGENS DE WHATSAPP E SE REENCONTRAM
Após mais de oito décadas, Sinval Martins Melo, de 89 anos, e Paulo José dos Santos, de 96 anos, se reencontraram em Porteirinha. De tão inusitado, o fato foi noticiado pelo Portal G1, importante meio de comunicação do país. O reencontro desses porteirinhenses aconteceu graças aos netos deles que se conheceram e colocaram os avós para trocar mensagens de vídeo pelo whatsapp. O Sr. Sinval mora há muitos anos em Belo Horizonte, enquanto o Sr. Paulo continuou em Porteirinha durante todo esse tempo. O encontro aconteceu no sábado, dia 13 de outubro e rendeu boas gargalhadas e excelentes lembranças de histórias que estavam nas memórias.
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
PORTEIRINHA REALIZOU II FEIRA REGIONAL PRÓ-GENÉTICA DE TOUROS E FÊMEAS

(Fonte: Ascom PP)
quinta-feira, 19 de abril de 2018
FESTIVAL DE OUTONO DE PORTEIRINHA 2018: CONCURSO SABORES DE BOTECO INCENTIVA A VALORIZAÇÃO DO QUEIJO NA REGIÃO
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
DE PORTEIRINHA/MG PARA RIBEIRÓPOLIS/SE: PAULO SOBRAL PERCORRE 1.100 KM DE BICICLETA PARA VISITAR PARENTES E PAGAR PROMESSA
Não faltaram força de vontade, fé, energia e determinação para Paulo Sobral de Oliveira, um sergipano que há muitos anos mora em Porteirinha e que cumpriu a promessa de visitar a sua terra natal de bicicleta.
Ao todo, ele percorreu cerca de 1.100km pedalando, com sol escaldante do verão nas estradas do Norte de Minas, Bahia e Sergipe, tudo para cumprir com seu objetivo. Ele saiu de Porteirinha no domingo, dia 18 de fevereiro, e chegou ao seu destino nesta segunda-feira, dia 26.
Paulo é filho de Dona Terezinha Sobral e do finado Sr. Osvaldo, mais conhecido como Sr. Careca. Pessoa muito carismática, Paulinho, como é conhecido na cidade, é casado com Ileuciana, sua companheira de vida e trabalho.
Paulinho já cumpriu outras importantes missões de bicicleta, como ir até Bom Jesus da Lapa, percorrendo cerca de 370km. Porém, nenhum destino tinha sido tão ousado, longe e desafiante como a viagem para Sergipe.
Muitos porteirinhenses têm o hobby de fazer viagens de bicicleta. Recentemente, um grupo de ciclistas foi até Aparecida do Norte, percorrendo cerca de 1.045km de bike.