quinta-feira, 29 de outubro de 2020

HOJE - Codesp debaterá Plano de Desenvolvimento para Porteirinha em live com os candidatos

  


Objetivo é que iniciativa possa auxiliar futura gestão a promover o desenvolvimento econômico sustentável 



 

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Porteirinha (Codesp), em parceria com o SEBRAE,  elaborou e entregou  aos candidatos a prefeito do município o Plano de Desenvolvimento Econômico da cidade.  As propostas serão debatidas com os postulantes ao cargo e seus vices nesta quinta-feira (29), às 18h, por uma transmissão ao vivo organizada pela Associação Comercial e Industrial de Porteirinha (Aciport).



O evento está sendo chamado de "Ho
ra Do Desenvolvimento – ouvindo o candidato”, será transmitido pelas redes sociais da entidade e terá a participação do presidente do Codesp, Cássio Samuel Mendes. 

 

O plano foi elaborado a partir de uma coleta de dados sobre o município e de entrevistas com lideranças locais que identificaram as necessidades econômicas de Porteirinha. Após essas etapas, durante a realização de um workshop, foi traçado um quadro de prioridades e o documento final foi aprovado. 

 

Entres as principais sugestões, o plano apresenta ações para as áreas de empreendedorismo, cultura empreendedora nas escolas, organização da cadeia turística, fomento ao associativismo, reestruturação do mercado municipal, processo de certificação do queijo artesanal e apoio aos pequenos negócios. 

 

“O Sebrae Minas sempre trabalhou em prol dos municípios, por meio do programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL). Na elaboração do Plano de Desenvolvimento de Porteirinha, foram levados em conta fatores que estão ligados à essência e às potencialidades da região. Acreditamos que, se colocados em prática pelo futuro gestor do município, irão alavancar a economia e o desenvolvimento de uma cidade que tem grande potencial, além de gerar renda para seus moradores”, enfatiza o analista do Sebrae Minas Jadilson Borges. 


O Conselho é formado por 15 representantes de entidades do municípios, além de membros do poder público legislativo e executivo. O grupo se reúne para refletir, debater e construir de forma coletiva propostas e políticas públicas que alavanquem e fortaleçam a economia de forma plena e sustentável. 

 

Livro de cabeceira 

 

A secretária executiva do Codesp, Rosilei Ferreira, destaca que as ações propostas no plano levam em conta interesses comuns identificados no município, o que facilitou a aprovação por todas as entidades envolvidas na definição de suas diretrizes. “O plano é um marco para a cidade, porque conta com a contribuição de várias entidades que trabalham em favor do desenvolvimento local. Trata-se de um documento muito bem elaborado, que aponta caminhos tanto para o setor público como privado. É uma espécie de livro de cabeceira para o futuro administrador de Porteirinha”, explica. 

 

Planejamento e futuro 

 

Planejar para executar projetos a médio e longo prazo é uma das ideias centrais da iniciativa, como destaca o presidente do Codesp. “Para conseguir resultados é preciso saber aonde se quer chegar. O plano pretende nortear o próximo administrador rumo ao futuro, para que ele não se atenha a ações e projetos de curto prazo. As entidades civis organizadas deram sua contribuição. Agora, caberá ao futuro prefeito absorver as sugestões e conduzir a cidade ao desenvolvimento”, ressalta Cassio. 

 

Com informações de Cida Santana 


VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui

3ª PESQUISA ELEITORAL REGISTRADA É DIVULGADA EM PORTEIRINHA



Nova pesquisa registrada sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Porteirinha foi divulgada nesta quinta-feira, 29 de outubro. Os questionários foram realizados entre os dias 20 e 23 de outubro de 2020 com moradores maiores de 16 anos residentes em Porteirinha. De acordo com o resultado da pesquisa realizada, Hermínio Martins (PSB) marcou 38% das intenções de votos e ocupa o primeiro lugar, seguido de Juracy Freire (PP) que aparece com 30% e aparece na segunda colocação. O terceiro colocado é o candidato Wilson Marcos (Solidariedade), que marcou 13%. Brancos e nulos são 2% e os indecisos ainda somam 15%.

 

Segundo o Instituto VER, a pesquisa tem margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade do levantamento corresponde a 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral de Minas Gerais sob o número MG-05133/2020 e a amostra foi de 400 entrevistas junto aos eleitores do município. Qualquer cidadão pode pesquisar sobre a existência de registro de pesquisas eleitorais no site do TSE.


VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

SEGUNDA PESQUISA DIVULGADA EM PORTEIRINHA APONTA EMPATE TÉCNICO ENTRE DOIS CANDIDATOS – TERCEIRA PESQUISA SAIRÁ A QUALQUER MOMENTO


A campanha eleitoral das Eleições Municipais de 2020 caminha para sua reta final. Em Porteirinha, foi divulgada no último sábado, dia 24 de outubro, a segunda pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Encomendada pela coligação do candidato Juracy Freire (PP), os resultados mostram empate técnico entre Juracy e Hermínio Martins (PSB), com diferença, segundo a divulgação, de 0,3% entre os dois. 


De acordo com a pesquisa, registrada sob o número MG-06374/2020, o candidato Juracy está com 27,2% das intenções e Hermínio com 26,9%, apontando empate técnico se considerada a margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ainda destaca os que não sabem ou não responderam, que somam 25,7%, e o candidato Wilson Marcos (Solidariedade), com 11,6% das intenções. 


Os candidatos Toninho Martins e Toninho Contador não foram mencionados na pesquisa divulgada, mas a publicação informa 4,0%, 3,2%, 1,2% e 0,2% das intenções para “outros” sem especificar. A pesquisa foi realizada pela CP2 Consultoria Pesquisa e Planejamento com 405 eleitores entre os dias 19 e 22 de outubro.


A partir de 00h desta quinta-feira, dia 29/10, a qualquer instante poderá ser divulgada a terceira pesquisa. No momento, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) existem 4 pedidos de realização de pesquisa em Porteirinha. Quem quiser pode acompanhar através do link: https://www.tse.jus.br/eleicoes/pesquisa-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas 


Por aqui, a Folha de Porteirinha e Região e o Porteirinha Notícias seguem com seriedade e imparcialidade acompanhando as informações oficiais deste processo eleitoral.


Foto: Fabiano Silva

Texto: Folha de Porteirinha e Região e Porteirinha Notícias


VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Articulação Mineira de Agroecologia apresenta propostas para as eleições e busca comprometimento dos candidatos



Documento-base contém 36 proposições que podem ser implantadas por prefeituras para fortalecer a agricultura familiar e a produção sustentável de alimentos


MG, 19 de outubro de 2020 – Nesta quarta-feira (21), a Articulação Mineira de Agroecologia (AMA) promoverá uma roda de conversa virtual com candidatas e candidatos nas eleições municipais de 2020 em Minas Gerais. O objetivo é apresentar propostas concretas de políticas e programas que fortaleçam a agricultura familiar, a segurança alimentar e a agroecologia.


De acordo com Anna Crystina Alvarenga, integrante da AMA, “o debate público também objetiva oportunizar aos eleitores conhecerem candidaturas que estão dispostas a se comprometer com propostas que verdadeiramente fazem diferença na vida das pessoas”, disse.


Boas ideias já colocadas em prática em todo o país não faltam. Uma rede de grupos e organizações, coordenadas pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), lançou neste mês de outubro a campanha “Agroecologia nas Eleições” e uma carta com propostas baseadas no mapeamento realizado em todo o país sobre as políticas e programas municipais que apoiam a agroecologia e a agricultura familiar, promovem a segurança alimentar e nutricional e geram renda nos territórios.


“O objetivo da campanha ‘Agroecologia nas Eleições’ é promover o debate público durante o processo eleitoral e subsidiar a ação dos poderes executivo e legislativo dos municípios, além de evidenciar a importância da participação da sociedade civil na elaboração e execução de políticas públicas efetivas”, explica Denis Monteiro, agrônomo e secretário executivo da ANA.


O documento-base, preparado para ser adaptado à realidade de cada município e garantir o compromisso das candidaturas, foi elaborado a partir desse mapeamento que identificou cerca de 700 exemplos de iniciativas de apoio ao setor e uma grande diversidade de possibilidades para a intervenção pública através do poder executivo municipal. O levantamento mostra também que muito pode ser feito via Câmaras de Vereadoras (es). 


A AMA também adaptou o documento e, no formato de carta-compromisso, irá apresentar as propostas organizadas nos seguintes eixos temáticos:


    Comercialização, circuitos curtos e compras institucionais

    Inclusão produtiva com segurança sanitária

    Infraestruturas nas áreas rurais

    Reforma agrária e direitos territoriais de povos indígenas e comunidades tradicionais

    Sementes, biodiversidade, águas e meio ambiente

    Cultura e comunicação

    Resíduos sólidos e compostagem

    Agricultura urbana

    Práticas integrativas e complementares no SUS

    Assistência técnica e extensão rural

    Apoio à produção e organização e enfrentamento à violência contra as mulheres

    Educação e juventudes

    Controle e restrição de atividades que geram impactos negativos


“Nós queremos que as candidatas e candidatos se inspirem e se comprometam com essas pautas tão importantes e prioritárias para combater as desigualdades, promovendo a segurança alimentar e nutricional, a saúde, o cuidado com o meio ambiente, além de fonte de renda”, destaca Anna Crystina.



Sobre a Articulação Mineira de Agroecologia

A Articulação Mineira de Agroecologia (AMA) desde 2003 congrega movimentos sociais e organizações não governamentais de apoio e assessoria a entidades representativas de agricultoras (es) familiares que atuam nas diferentes regiões de Minas Gerais. Muitas destas organizações têm uma experiência de aproximadamente três décadas na implementação de serviços de assistência técnica e extensão rural, baseados nos princípios da agroecologia, na utilização de metodologias participativas, junto a famílias agricultoras e populações tradicionais diversas. Desde sua criação, a AMA tem sido um espaço estratégico de cooperação entre suas organizações componentes, promovendo intercâmbios de experiências e influenciando decisivamente na constituição e execução de políticas públicas para a agricultura familiar. 

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

PAPA FRANCISCO DOA EQUIPAMENTOS PARA A SANTA CASA DE MONTES CLAROS⁣⁣


A Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros entregou para a Santa Casa de Montes Claros, a doação de macacões e medidores digitais de temperatura, encaminhados pelo Vaticano. ⁣
O hospital, que atende pacientes de todo o Norte de Minas, foi um dos indicados para receber as doações enviadas pelo papa Francisco para apoiar nos trabalhos das equipes de saúde e contribuir com a prevenção da propagação da Covid-19.⁣
Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, entregou à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 100 medidores de temperatura digital e 100 macacões enviados pelo Vaticano.⁣
Segundo o jornal Gazeta Norte Mineira, a distribuição dos equipamentos de proteção foi coordenada pela Cáritas Brasileira. As doações foram entregues ao Hospital Nossa Senhora das Dores, Capinzal (SC), administrado pela Congregação das Servas de Maria Reparadoras, à Santa Casa de Montes Claros (MG), administrado pela Irmandade Nossa Senhora das Mercês de Montes Claros, e ao Hospital Santa Juliana (AC), administrado pela própria arquidiocese de Rio Branco.  ⁣
Ainda de acordo com o Gazeta, a Santa Casa de Montes Claros atende uma população estimada em 2 milhões de pessoas de todo o Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri e sudoeste da Bahia. Dom João Justino disse se sentir feliz com esse gesto de ajuda do Santo Padre, e afirmou: “Muito nos alegramos porque o Papa nos incluiu como destinatários de sua solidariedade ao enviar para a Santa Casa, por meio da Cáritas". ⁣
✍🏾 Por Folha de Porteirinha e Região⁣
📝 Com informações de Girleno Alencar, do Gazeta Norte Mineira.⁣
📸 Foto 1: Gazeta Norte Mineira⁣
📸 Foto 2: Cáritas Brasileira⁣
#FolhaDePort #NorteDeMinas #OPapaÉPop #PapaFrancisco #SantaCasadeMontesClaros #SemiáridoMineiro #CaritasDioceanaDeMontesClaros ⁣#AmamosACáritas ⁣

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

DIOCESE DE JANAÚBA COMPLETA 20 ANOS

Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Janaúba (Imagem de divulgação)

Na última quinta-feira, dia 15 de outubro, a Diocese de Janaúba completou 20 anos de existência. Ela é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana e atua na microrregião da Serra Geral do Norte de Minas Gerais. 


Atualmente,  Dom Roberto José da Silva é o bispo que pastoreia este rebanho, tendo como bispo benemérito Dom Ricardo Brusati. Dom Roberto é o 4º bispo a assumir a função. 


O primeiro e i-n-e-s-q-u-e-c-í-v-e-l bispo foi Dom José Mauro Pereira de Bastos, pessoa de muito carisma e compromisso social. 


A área de abrangência da Diocese é de 29.296 km² e é composta por 24 municípios sendo eles: Catuti, Espinosa, Gameleiras, Ibiracatu, Indaiabira, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Ninheira, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Serranópolis de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo, Varzelândia e Verdelândia.


VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

CLIMA COMEÇA A ESQUENTAR NAS ELEIÇÕES DE PORTEIRINHA – Primeira pesquisa registrada no TRE foi divulgada

Porteirinha-MG possui 30.964 eleitores aptos a votarem nas eleições de 2020. ( Foto de divulgação/ PP)

A pouco mais de um mês para as eleições municipais, Porteirinha vê clima esquentar diante da expectativa para escolha do novo prefeito, vice-prefeito e vereadores. Na última segunda-feira, dia 12, foi divulgada a primeira pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Os debates nas redes sociais, que já estavam presentes nas últimas eleições, agora estão ainda mais acirrados diante do grande número de cidadãos que estão no mundo virtual, seja pela popularização da internet que promoveu maior inclusão digital e até mesmo em função da pandemia que faz com muitos apaixonados pela política participem mais ativamente da campanha a distância.

Site do TSE que consta o registro da pesquisa
Qualquer cidadão pode pesquisar a veracidade de uma pesquisa pelo site do TSE. Nesta pesquisa registrada sob o número MG-07457/2020, o candidato Hermínio Martins (PSB) aparece em primeiro lugar com 32,5% das intenções de votos, seguido por Juracy Freire (PP) com 27,7% que ocupou o segundo lugar. Em terceiro lugar aparece o candidato Wilson (Solidariedade) com 16,8% e em quarto lugar está o candidato Toninho Martins com 0,3%. O candidato Toninho Contador não pontuou. Brancos e nulos marcaram 11,7% e os indecisos ainda somam 11%. A pesquisa tem margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade do levantamento corresponde a 95%.



De acordo com o Instituto Ver Pesquisa e Comunicação, que realizou a pesquisa, os questionários foram realizados com moradores maiores de 16 anos residentes em Porteirinha. A amostra foi de 400 entrevistas junto aos eleitores do município nos dias 01 a 04 de outubro de 2020. O registro desta pesquisa foi feito no dia 06 de outubro. Confira AQUI.


O Instituto Ver Pesquisa e Comunicação foi a mesma empresa que realizou a pesquisa que mais se aproximou do resultado final das eleições municipais de 2016 em Porteirinha, que garantiu a vitória de Silvanei Batista (PSB), a primeira reeleição da história da cidade. Neste ano, Silvanei busca a eleição de Hermínio Martins, seu correligionário de legenda.


Hermínio (dir) e Branquinha (esq), sua vice

Juracy (dir) e Thiago (esq), seu vice

Wilson (esq) e Dr. Humberto (dir), seu vice

Toninho Martins (esq) e Jean (dir), seu vice

Toninho Contador (dir) e Zeferino (esq), seu vice



VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui


terça-feira, 6 de outubro de 2020

Movimento agroecológico apresenta propostas para as eleições municipais


Será que os candidatos da região estão mesmo comprometidos com o futuro, com o desenvolvimento sustentável, com a saúde e com a qualidade de vida das familiais do campo e da cidade? 

Se sim, certamente vão abraçar a campanha Agroecologia nas Eleições’, uma ação realizada por uma rede de entidades e coordenada pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A iniciativa é um esforço coletivo em todo o país para mapear políticas e programas municipais que apoiam a agroecologia e a agricultura familiar, promovem a segurança alimentar e nutricional e geram renda nos territórios. 


“O objetivo da campanha ‘Agroecologia nas Eleições’ é promover o debate público durante o processo eleitoral e subsidiar a ação dos poderes executivo e legislativo dos municípios, além de evidenciar a importância da participação da sociedade civil na elaboração e execução de políticas públicas efetivas”, explica Denis Monteiro, agrônomo e secretário executivo da ANA.


Entre os resultados da campanha está um documento com 36 propostas, organizadas em 13 campos temáticos, para a criação de políticas públicas de apoio à agricultura familiar e à agroecologia, a  ser entregue a candidaturas de cidades pelo Brasil. No formato de carta-compromisso, o documento é denominado ‘Agroecologia nas Eleições: Propostas de Políticas de Apoio à Agricultura Familiar e à Agroecologia e de Promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em Nosso Município’.


Elaborado a partir de um levantamento que identificou cerca de 700 exemplos de iniciativas de apoio ao setor, o documento-base foi preparado para ser adaptado à realidade de cada município, de modo a comprometer as candidaturas.


“A produção sustentável de alimentos acontece nos municípios, onde estão também os consumidores. Em muitos casos, a própria prefeitura é um dos compradores desses alimentos, a exemplo das compras feitas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE”, explica Flavia Londres, engenheira agrônoma e membro da Secretaria Executiva da ANA.


“Por isso, este é o momento certo para conquistarmos o compromisso de candidatos e candidatas com a ampliação das políticas públicas municipais de fomento à agroecologia e à agricultura familiar”, completa.


As iniciativas identificadas evidenciam uma grande diversidade de possibilidades para a intervenção pública a partir do poder executivo municipal. Mostram também que muito pode ser feito pelas câmaras de vereadores/as. Boas ideias já colocadas em prática em todo o país não faltam.


O conteúdo pode ser baixado em formato editável para compromisso personalizado das candidaturas no seu município, abordando propostas nos seguintes eixos temáticos:


·        - Comercialização, circuitos curtos e compras institucionais

·         - Inclusão produtiva com segurança sanitária

·         - Infraestruturas nas áreas rurais

·         - Reforma agrária e direitos territoriais de povos indígenas e comunidades tradicionais

·        -  Sementes, biodiversidade, águas e meio ambiente

·         - Cultura e comunicação

·         - Resíduos sólidos e compostagem

·         - Agricultura urbana

·         - Práticas integrativas e complementares no SUS

·         - Assistência técnica e extensão rural

·         - Apoio à produção e organização e enfrentamento à violência contra as mulheres

·         - Educação e juventudes

·         - Controle e restrição de atividades que geram impactos negativos

Clique aqui para acessar a íntegra do documento ‘Agroecologia nas Eleições: Propostas de Políticas de Apoio à Agricultura Familiar e à Agroecologia e de Promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em Nosso Município’. 


Adaptação do texto da Articulação Nacional de Agroecologia

VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui

domingo, 4 de outubro de 2020

Riacho dos Machados: PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR É APROVADO POR UNANIMIDADE PELOS VEREADORES



Agora só falta a sanção do prefeito de Riacho dos Machados para que os recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) tenham utilização mais transparente e mais estratégica para beneficio da população. Na manhã da última sexta-feira, dia 02, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei de Iniciativa Popular  que tem como objetivo garantir que esses recursos referentes ao minério que está sendo retirado do município, sejam revertidos em investimentos em saúde, educação, cultura, meio ambiente e ações comunitárias.

O Projeto Popular contou com a assinatura dos moradores riachenses do campo e da cidade. Segundo a presidente do STR, Joeliza Aparecida de Brito, "só com a união de todos, como aconteceu agora, teremos dias melhores e políticas mais justa em nosso município." E completou: "A União faz a força e esse projeto provou isso." 

Segundo Joeliza "já que nossas riquezas naturais estão sendo exploradas então é preciso ter transparência e consciência no uso desses valores porque os recursos são limitados e não renováveis, não vão voltar,  e a nossa população tem direito."

Joeliza ainda destacou o empenho dos vereadores pela aprovação unânime. "Quero aqui agradecer pelos vereadores terem votado, as comunidades e entidades por terem empenhado e todos os moradores por terem assinado e abraçado essa iniciativa que é para o bem de todos."

O projeto contou com a mobilização da Associação Nossa Senhora das Oliveiras, do Assentamento Tapera e diversas outras comunidades como Córrego Verde, Porções, Cabaceiras, Peixe Bravo, Olhos D'água, Barreiro Preto, Marimbo, Curralinhos, Ouro Fino, Vila Bem Querer, entre outras. Também contou com o apoio  de importantes organizações como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Riacho dos Machados, Sindicato dos Servidores Municipais, Associação Edu Saúde e o Conselho de Segurança Pública. 

O prefeito Elton Marques de Almeida, mais conhecido como Tezim, tem 15 dias para sancionar. Se a Lei for sancionada, a próxima Administração Municipal deverá aplicar o recurso com a participação das comunidades, com transparência através das associações, conselhos e sindicatos legalizados no município.

A CFEM foi estabelecida pela Constituição desde 1988 e é uma contrapartida financeira paga pelas empresas mineradoras à União, aos Estados, Distrito Federal e Municípios pela utilização econômica dos recursos minerais em seus respectivos territórios, uma vez que esses recursos são finitos e não renováveis.


A mobilização aconteceu graças à iniciativa do jovem Luiz Fernando Pereira, do Assentamento Tapera, com o apoio de diversos moradores da comunidade, como o Senhor Tone de Jovita, entre outros. Luiz Fernando é professor formado em Licenciatura do Campo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atualmente cursa Agronomia pelo Pronera, na Universidade Federal de Fronteira do Sul - RS (UFFS). Na reunião da Câmara ele justificou a importância do Projeto e citou Marx: "Não é a consciência do homem que determina seu ser, mas ao contrário e seu ser social que determina sua consciência".


Esse é o primeiro projeto de iniciativa popular no município. Apesar da ideia ter partido de poucas pessoas, as entidades abraçaram, a população fortaleceu o movimento e os vereadores aprovaram. Com isso, todos serão beneficiados com mais direitos e políticas públicas! Que o povo descubra o valor do pensamento crítico, das propostas construtivas e da força da união, pois só assim, teremos dias melhores... seja em Riacho dos Machados ou em qualquer lugar do mundo. Parabéns a todos!

Por Folha de Porteirinha e Região
Fotos: Célia Silva

VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Mineração em pauta: MORADORES DE RIACHO DOS MACHADOS LUTAM POR PROJETO DE LEI QUE DÁ TRANSPARÊNCIA E DEFINE USO DOS RECURSOS DO CFEM

Riacho dos Machados - Foto de divulgação

Preocupados com o destino dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), principal recurso referente à exploração de ouro em Riacho dos Machados, os moradores do município decidiram criar um projeto de lei de iniciativa popular. O projeto será votado na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira, dia 02 de outubro, em reunião extraordinária, às 09h.


O objetivo do Projeto de Lei é garantir que esses recursos referentes ao minério que está sendo retirado do município, sejam revertidos em investimentos em saúde, educação, cultura, meio ambiente e ações comunitárias.


Se aprovado, na próxima Administração Municipal, o recurso citado será aplicado com a participação das comunidades, com transparência através das associações, conselhos e sindicatos legalizados no município.


Confira abaixo o vídeo produzido pelos idealizadores do movimento:



VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui