domingo, 4 de outubro de 2020

Riacho dos Machados: PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR É APROVADO POR UNANIMIDADE PELOS VEREADORES



Agora só falta a sanção do prefeito de Riacho dos Machados para que os recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) tenham utilização mais transparente e mais estratégica para beneficio da população. Na manhã da última sexta-feira, dia 02, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei de Iniciativa Popular  que tem como objetivo garantir que esses recursos referentes ao minério que está sendo retirado do município, sejam revertidos em investimentos em saúde, educação, cultura, meio ambiente e ações comunitárias.

O Projeto Popular contou com a assinatura dos moradores riachenses do campo e da cidade. Segundo a presidente do STR, Joeliza Aparecida de Brito, "só com a união de todos, como aconteceu agora, teremos dias melhores e políticas mais justa em nosso município." E completou: "A União faz a força e esse projeto provou isso." 

Segundo Joeliza "já que nossas riquezas naturais estão sendo exploradas então é preciso ter transparência e consciência no uso desses valores porque os recursos são limitados e não renováveis, não vão voltar,  e a nossa população tem direito."

Joeliza ainda destacou o empenho dos vereadores pela aprovação unânime. "Quero aqui agradecer pelos vereadores terem votado, as comunidades e entidades por terem empenhado e todos os moradores por terem assinado e abraçado essa iniciativa que é para o bem de todos."

O projeto contou com a mobilização da Associação Nossa Senhora das Oliveiras, do Assentamento Tapera e diversas outras comunidades como Córrego Verde, Porções, Cabaceiras, Peixe Bravo, Olhos D'água, Barreiro Preto, Marimbo, Curralinhos, Ouro Fino, Vila Bem Querer, entre outras. Também contou com o apoio  de importantes organizações como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Riacho dos Machados, Sindicato dos Servidores Municipais, Associação Edu Saúde e o Conselho de Segurança Pública. 

O prefeito Elton Marques de Almeida, mais conhecido como Tezim, tem 15 dias para sancionar. Se a Lei for sancionada, a próxima Administração Municipal deverá aplicar o recurso com a participação das comunidades, com transparência através das associações, conselhos e sindicatos legalizados no município.

A CFEM foi estabelecida pela Constituição desde 1988 e é uma contrapartida financeira paga pelas empresas mineradoras à União, aos Estados, Distrito Federal e Municípios pela utilização econômica dos recursos minerais em seus respectivos territórios, uma vez que esses recursos são finitos e não renováveis.


A mobilização aconteceu graças à iniciativa do jovem Luiz Fernando Pereira, do Assentamento Tapera, com o apoio de diversos moradores da comunidade, como o Senhor Tone de Jovita, entre outros. Luiz Fernando é professor formado em Licenciatura do Campo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atualmente cursa Agronomia pelo Pronera, na Universidade Federal de Fronteira do Sul - RS (UFFS). Na reunião da Câmara ele justificou a importância do Projeto e citou Marx: "Não é a consciência do homem que determina seu ser, mas ao contrário e seu ser social que determina sua consciência".


Esse é o primeiro projeto de iniciativa popular no município. Apesar da ideia ter partido de poucas pessoas, as entidades abraçaram, a população fortaleceu o movimento e os vereadores aprovaram. Com isso, todos serão beneficiados com mais direitos e políticas públicas! Que o povo descubra o valor do pensamento crítico, das propostas construtivas e da força da união, pois só assim, teremos dias melhores... seja em Riacho dos Machados ou em qualquer lugar do mundo. Parabéns a todos!

Por Folha de Porteirinha e Região
Fotos: Célia Silva

VISITE AS REDES SOCIAIS DA 

FOLHA DE PORTEIRINHA E REGIÃO


INSTAGRAM: Clique aqui

FACEBOOK: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário